Agenda IB
Silmara Marques Allegretti
Trabalhamos com 3 linhas principais de pesquisa na área de doenças parasitárias provocadas por helmintos (ênfase em Schistosoma mansoni, Strongyloides stercoralis e Angiostrongylus cantonensis e os seus vetores) :
-Pesquisa de novos fármacos para tratamento de helmintíases;
-Estudos de doenças parasitárias de animais silvestres e domésticos;
-Estudos de proteômica de helmintos e/ou seus vetores.
Elizabeth Bilsland
A atual pandemia COVID-19 destacou a vulnerabilidade de nossa sociedade a doenças infecciosas. Embora o foco da mídia atual esteja centrado no SARS-CoV2, devemos estar preparados para a ameaça representada por parasitas, fungos e bactérias resistentes a medicamentos. O Laboratório de Biologia Sintética (LaBS) foi criado em 2016 e tem como base a biologia sintética como ferramenta para descoberta de medicamentos, utilizando leveduras e bactérias como hospedeiros para expressão heteróloga e triagens em larga escala. Temos 3 linhas de investigações bem estabelecidas, que podem melhorar ainda mais e produzir resultados rapidamente. Também estamos iniciando uma nova linha de pesquisa altamente ambiciosa, aproveitando nossa forte rede de colaboração internacional, para o desenvolvimento de novos antimicrobianos inspirados em metabólitos secundários de actinomicetos nativos, fungos filamentosos ou espécies de plantas.
Dora Maria Grassi Kassisse
O Laboratório de Estudos do Estresse (LABEEST) estuda a resposta ao estresse quantificando marcadores do estresse bem como seu efeito sobre as respostas cardíaca e metabólica em modelos animais.