Elaine Minatel

Líder do grupo de pesquisa em Plasticidade Muscular, desenvolvendo trabalhos que avaliam os aspectos morfofuncionais, moleculares e o comportamento das fibras musculares estriadas esqueléticas 'in vitro e in vivo' em várias condições experimentais, utilizando-se de técnicas histoquímicas, bioquímicas, imunofluorescência e de biologia molecular.

Paulo Guimarães Gandra

O nosso principal interesse é o estudo de mecanismos celulares regulando a função contrátil do músculo esquelético e o metabolismo energético durante a estimulação e desenvolvimento de fadiga.
Nós estamos utilizando um modelo de fibras musculares esqueléticas intactas isoladas que permite a realização da medida da força gerada por uma única célula muscular e a análise de parâmetros intracelulares por microscopia de fluorescência em tempo real durante a contração.
O nosso objetivo a longo prazo é de trazer novas informações que poderão ser utilizadas em diferentes estratégias visando melhorar a função do músculo esquelético e a capacidade de exercício em diferentes condições pato-fisiológicas.

Maria Fernanda Calió

Atuo na área de Sistemática Vegetal, desenvolvendo estudos com Gentianaceae. Adicionalmente, tenho desenvolvido pesquisa para aprimoramento de práticas em ensino e aprendizagem de Biologia Vegetal.