Marco Aurélio Ramirez Vinolo

O objetivo da nossa pesquisa é identificar os mecanismos pelos quais a microbiota intestinal contribui para a saúde. Nesse contexto, temos interesse particular em metabólitos bacterianos chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs, acetato, propionato e butirato) que são gerados pela fermentação de fibras da dieta e desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e imunidade do hospedeiro, sendo reconhecidos como um dos elos de interação microbiota-hospedeiro.

Domingos da Silva Leite

Atuo nos temas: 1) Escherichia coli: fatores de virulência e resistência aos antimicrobianos; 2) Quitridiomicose dos anfíbios: Isolamento, cultivo e diagnóstico molecular do fungo Batrachochytrium dendrobatidis; 3) Macrofungos da ARIE Mata da Santa Genebra, diversidade e filogenia molecular.

Clarisse Palma da Silva

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado na mesma Universidade. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Kew Royal Botanic Gardens, Reino Unido. Atualmente sou professora da UNICAMP, no departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia, responsável pelo laboratório de Ecologia Evolutiva e Genômica de Plantas. As principais questões abordadas em minhas pesquisas são relativas à Biologia Evolutiva de grupos vegetais Neotropicais. Recentemente tem desenvolvido estudos nas áreas de biologia evolutiva, ecologia molecular, genética e genômica evolutiva, genética da especiação, evolução das barreiras de isolamento reprodutivo e especiação, filogenia e diversificação de plantas Neotropicais, genética da conservação, genética e genômica de populações, genômica e transcriptômica, filogeografia e biologia reprodutiva. Licença maternidade: 07/2016 a 12/2016