Pular para o conteúdo principal
Docente
Paulo Guimarães Gandra

O nosso principal interesse é o estudo de mecanismos celulares regulando a função contrátil do músculo esquelético e o metabolismo energético durante a estimulação e desenvolvimento de fadiga.
Nós estamos utilizando um modelo de fibras musculares esqueléticas intactas isoladas que permite a realização da medida da força gerada por uma única célula muscular e a análise de parâmetros intracelulares por microscopia de fluorescência em tempo real durante a contração.
O nosso objetivo a longo prazo é de trazer novas informações que poderão ser utilizadas em diferentes estratégias visando melhorar a função do músculo esquelético e a capacidade de exercício em diferentes condições pato-fisiológicas.

Docente
Sílvio Roberto Consonni

O objetivo principal do nosso laboratório é reconhecer os efeitos da multiparidade e do envelhecimento nas células e na matriz extracelular durante a recuperação pós-parto no canal do parto (sínfise púbica, colo uterino e vagina) em camundongos. Temos um interesse particular em entender como o número de partos e o envelhecimento têm um efeito significativo na homeostase dos tecidos, o que pode nos ajudar a entender a fisiopatologia do prolapso de órgãos pélvicos, incontinência urinária e prematuridade. Nós nos concentramos no tecido conjuntivo - um importante local de sinalização celular, molecular e hormonal - e perguntamos como esse tecido responde (ou não) às mudanças durante e após a primeira e a gravidez múltipla. Por meio de ensaios morfológicos, bioquímicos e moleculares, identificamos que os processos de recuperação são regulados por células e moléculas no canal de parto e multiparidade e o envelhecimento os levou a não se recuperar na matriz reprodutiva de camundongos.

Docente
Fabio Pinheiro

My research is focused to understand the evolution of reproductive barriers among lineages and populations, which is a key step in speciation. A diverse array of mechanisms, such as hybridization, introgression and selection for divergent habitats are investigated in order to understand plant speciation within Neotropical region. Our lab members use different but complementary approaches to understand the first steps of speciation. Students from different research fields are welcome.