31
jan
2022

Helena Coutinho Franco de Oliveira

Desenvolvemos investigações focadas no metabolismo de lipoproteínas plasmáticas e proteínas associadas em estados fisiopatológicos relevantes para o entendimento do processo de aterogênese e de distúrbios metabólicos tais como obesidade e diabetes. Estudamos a regulação hormonal, nutricional e farmacológica de proteínas chaves do metabolismo das lipoproteínas buscando esclarecer mecanismos celulares e moleculares responsáveis por distúrbios cardio-metabólicos, bem como desvendar possíveis alvos terapêuticos. O grupo tem feito contribuições para o entendimento da regulação da expressão da proteína de transferência de colesteril éster (CETP) e suas conseqüências sobre a suscetibilidade à aterosclerose, bem como investigado possíveis novas funções desta proteína (Oliveira HCF, Raposo HF. Adv Exp Med Biol. 2020). Conjuntamente com o Professor Aníbal Vercesi e seu grupo, revelaram que alterações da função bioenergética e estado redox mitocondrial são mecanismos celulares e bioquímicos altamente relevantes nas condições de hiperlipidemias que predispõe à aterosclerose (Oliveira HCF, Vercesi AE.Mol Aspects Med. 2020).

Fabio Papes

O laboratório do Prof. Dr. Fabio Papes possui duas principais linhas de investigação:
(a) Estudo molecular do Sistema Olfativo:
Neste projeto, o laboratório pretende compreender as bases moleculares do sistema sensorial mais primitivo encontrado em animais, o Sistema Olfativo, utilizando camundongos como animais-modelo e ferramentas de Biologia Molecular. Através de experimentos de manipulação genética (transgenia animal, optogenética, quimiogenética e tracejamento neuronal), o laboratório busca compreender como odores são detectados pelos dois órgãos sensoriais olfativos (epitélio olfativo principal e órgão vomeronasal), como a informação olfativa é transferida para as regiões olfativas do cérebro e como respostas comportamentais são geradas frente aos estímulos químicos. Em especial, o laboratório estuda comportamentos maternal e paternal, além de comportamentos defensivos e sexuais. O time realizou a publicação de inúmeros artigos científicos em periódicos de excelente impacto e possui várias colaborações em pesquisa com instituições no Brasil e no exterior.
(b) Estudo neurobiológico de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas:
O laboratório do Prof. Fabio Papes estuda doenças do espectro autista, buscando compreender a patofisiologia dessas enfermidades, suas bases genéticas e seus mecanismos moleculares, com vistas ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas farmacológicas e genéticas. Através do emprego de modelos celulares in vitro, especialmente aqueles derivados de pacientes, o laboratório emprega métodos de Biologia Molecular para estudar o autismo e seus processos celulares.

O Prof. Fabio Papes é um dos docentes no Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) e do Centro de Química Medicinal (CQMED) da UNICAMP.

Patricia Jacqueline Thyssen

Biologia, ecologia e taxonomia de Diptera e Coleoptera de importância forense. Terapia larval. Insetos vetores e pragas.