Pular para o conteúdo principal

Dúvidas Frequentes

Abaixo estão algumas dúvidas recorrentes de alunos sobre diversos assuntos. Se você precisar saber de alguma informação que não consta aqui, favor acessar a página "Procedimentos", dentro do menu "Alunos".


PROJETO


Quanto tempo após o ingresso, alunos de mestrado, no programa devem enviar o projeto no formato FAPESP? Para quem deve enviar?
- O projeto de pesquisa no formato FAPESP deve ser enviado para o e-mail: acadpgib@unicamp.br no prazo de 3 meses após a matrícula no programa. (Instrução Normativa 003 - art. 3º, §1º)

 

CRÉDITOS

Quantos créditos devem ser cumpridos no mestrado/doutorado?
- Para saber quantos créditos devem ser cumpridos é necessário acessar o seu catálogo através da DAC https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos 
Vale ressaltar que os créditos/disciplinas obrigatórias DEVEM ser cumpridos.

É possível fazer disciplinas de outros Programas?
- Sim, é possível cursar disciplinas de outros Programas, elas podem ser contabilizadas como créditos eletivos. Porém, é necessário consultar a coordenação para que a disciplina seja aprovada para a contabilização final dos créditos e essa consulta é através da secretaria da pós-graduação pelo e-mail acadpgib@unicamp.br com antecedência à data da defesa.

 

PED

Quantos créditos valem o PED?
- Para saber quantos créditos valem o PED é necessário acessar o seu catálogo através da DAC https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos. Via de regra, eles podem ser contabilizados apenas uma vez e são independentes dos créditos da disciplina.

A bolsa PED pode ser usufruída apenas uma vez? 
- Não, a bolsa PED pode ser usufruída mais de uma vez, não tendo um limite. Porém, depende da seleção realizada pela Comissão PED/IB.

É possível receber bolsa PED concomitantemente a bolsas recebidas por outras agências de fomento (FAPESP, CAPES e CNPq)? 
- Sim, é possível acumular a bolsa PED com a de outra agência de fomento.

É necessário um CR (coeficiente de rendimento) mínimo para poder ser PED?
- Não.

Qual o critério utilizado para desempate com relação a quem receberá bolsa?
- Os critérios estão descritos no site e no projeto de participação, disponíveis na página da pós/IB, menu do PED > Programa. https://www.ib.unicamp.br/pos/
 

É possível ser monitor PED em outra instituição e conseguir equivalência? 
- Sim, mas é necessário consultar a página da pós-graduação, no menu do PED clicando em “Programas” e terão as informações sobre a dispensa e solicitação de equivalência.

Qual a diferença entre PED B e C?
- O PED B é um treino para a docência, em que o aluno pode ministrar aulas, corrigir atividades/provas etc. O PED B é exclusivo aos doutorandos e é necessário que o aluno tenha sido PED C anteriormente (PED C é pré-requisito para o B). Já o PED C é um auxílio ao professor, em que o aluno pode auxiliar durante aulas práticas e na organização do material, plantões de dúvidas e etc.

 

BOLSAS

Como funciona a contemplação de bolsas?
- A contemplação de bolsas obedece a ordem de classificação do processo seletivo e é realizada pela Comissão de Pós-Graduação e pela Pró-Reitoria da Unicamp. Via de regra, após um pós-graduando realizar sua defesa, sua bolsa se torna disponível para ser transferida ao primeiro da lista de espera. Contudo, importante frisar que a decisão sobre a manutenção ou não das bolsas e a quantidade disponibilizada é de caráter exclusivo da Capes/CNPq.

 

AJUDA DE CUSTO

O Programa disponibiliza recursos para gastos relacionados ao projeto (ex.: participação em reuniões científicas, trabalhos de campo, realização de experimentos, etc.)?
- Sim, o Programa disponibiliza recursos conforme os recebe da Capes, tanto para estudantes quanto para docentes. A contemplação é feita através da publicação de Editais, que ocorre geralmente com frequência semestral ou anual (conforme disponibilização pela Capes). O discente e o docente não podem possuir pendências com o Programa e precisam estar em dia com as demandas do mesmo (entrega de relatórios, disciplinas e etc). Discentes que não possuam bolsa ou possuam bolsa sem reserva técnica ou taxa de bancada terão prioridade.

 

REPRESENTAÇÃO

Como funciona a representação discente?
- A eleição para representante discente ocorre a cada ano, sendo eleitos um representante e um vice-representante. Não é obrigatório que seja um de cada subárea (Biodiversidade e Relações Antrópicas), mas é interessante para que haja uma abrangência maior de interesses. A votação ocorre de forma virtual e cada aluno pode votar em até dois candidatos.
É muito importante a sua candidatura e participação no processo eletivo! Há várias possibilidades de atuação junto à Coordenação para continuarmos representando e protegendo nossos interesses e melhorando o nosso Programa.


QUALIFICAÇÃO

Qual o prazo para realizar a qualificação?
- Para o Mestrado, até o final do 3° semestre da data de ingresso do discente. Para o Doutorado, até o final do 5º semestre da data de ingresso do discente. A secretaria considera o último dia do semestre o dia anterior ao início do próximo semestre (período letivo), de acordo com o calendário da DAC. Por exemplo, se o semestre se inicia em 4/março de 2024, o prazo seria 3/março de 2024.

É necessário cumprir todos os créditos para realizar a qualificação?
- Não precisa ter cumprido todos os créditos para realizar a qualificação. É necessário que a prova de proficiência tenha sido feita e questões éticas estejam resolvidas. É possível verificar as pendências em: dac>estudantes>SIGA>vida acadêmica>Visualizar dados da Dissertação/Tese.

 

DOUTORADO DIRETO

Como faço para ingressar no Doutorado Direto?
- Há duas formas de ingressar:
Ingresso diretamente através do processo seletivo, em que deverão ser observados os requisitos do edital de seleção referentes ao Doutorado;
Transferência de Mestrado para Doutorado (Instrução Normativa 008/2016), que ocorre mediante aprovação da Comissão de Pós-Graduação caso o projeto satisfaça os requisitos. Documentos para solicitação: Justificativa do Orientador; Curriculum vitae do aluno; Histórico Escolar atualizado, onde não constem conceitos inferiores a A ou B; Aprovação no Exame de Qualificação ao Mestrado; Projeto de Tese de Doutorado a ser realizado contendo resultados parciais; Cópia de pelo menos um trabalho científico enviado para publicação em revista internacional e comprovante de submissão.

 

DEFESA

Qual o prazo máximo para a defesa? 
- Para saber o seu prazo máximo de integralização acesse: dac>estudantes>SIGA>vida acadêmica>Visualizar dados da Dissertação/Tese.

 

SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO (SisGen)

Quem deve realizar o cadastro no SisGen?
- É necessário cadastrar o projeto no SisGen (antes da data da qualificação) caso este envolva fauna nativa, seja para o estudo da morfologia ou determinada substância/molécula/extrato do mesmo, e ainda que o projeto não envolva dados moleculares. Mais informações em: https://www.ib.unicamp.br/pos/system/files/2022-03/InformativoComitesEtica.pdf
- É importante que o orientador realize um cadastro geral para o projeto.

Procedimentos para vários assuntos da pós-graduação (incluindo alguns descritos acima) aos alunos e orientadores - Acesse a página da pós-graduação, no menu “Alunos” ou no menu “Orientadores” e clique em “Procedimentos”. Segue abaixo o link da página da pós e o link da página dos procedimentos, para conhecimento.
https://www.ib.unicamp.br/pos/
https://www.ib.unicamp.br/pos/procedimentos


Contatos da pós-graduação: Há diferentes pessoas responsáveis por assuntos distintos, veja no link abaixo aquele que melhor se adequa para te ajudar. Em caso de dúvida, entre em contato antecipadamente e não deixe para cumprir pendências no último minuto. 
https://www.ib.unicamp.br/pos/

 

 

 

 

Atualizado em 29 de setembro de 2023