O PPG-Biologia Animal conta com duas áreas de concentração, "Biodiversidade Animal" e "Relações Antrópicas, Meio Ambiente e Parasitologia".
SISTEMÁTICA E BIOGEOGRAFIA.
Pesquisas em sistemática moderna, que tem como objetivo principal o entendimento das relações evolutivas entre diferentes espécies, usando estratégias de classificação que levam em consideração as características que representam as relações filogenéticas.
A Biogeografia catalisa ações estratégicas para esclarecimentos dos padrões de organização espacial. Por se tratar de uma área multidisciplinar, integra-se com estudos sobre outros aspectos da biologia, em sintonia com programas de conservação da biodiversidade no âmbito nacional.
BIOLOGIA DE ANIMAIS TERRESTRES E AQUÁTICOS
Pesquisas sobre diferentes ecossistemas; com ênfase na biologia e ecologia dos organismos que compõem o ecossistema. Além dos estudos de padrões filogenéticos e organização espacial exibidos pelos animais.
PARASITOS E SAÚDE AMBIENTAL
Os estudos abordam o parasitismo como fenômeno biológico de associação entre organismos e destes com meio ambiente. Pesquisas sobre o impacto do parasitismo em espécies de hospedeiros ameaçados de extinção ou invasores, e como indicador ecológico e ambiental. Desenvolvimento de vacinas e fármacos e monitoramento da resistência aos fármacos antiparasitários.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL E DA AÇÃO DE XENOBIÓTICOS
Pesquisas e avaliações dos efeitos tóxicos causados por poluentes naturais e sintéticos, sobre diversos níveis de organização biológica tais como ecossistemas, populacional, e celular. Pesquisas avançadas relacionadas às necessidades de tratamentos de água e esgoto e segurança hídrica.