COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenador: Claudio Chrysostomo Werneck - Matr.: 290665
Biologia Animal: Selma Giorgio - Matr.: 251721
Biologia Celular e Estrutural: Luciana Bolsoni Lourenço - Matr.: 288966
Biologia Funcional e Molecular: Marcelo Bispo de Jesus - Matr.: 310236
Biologia Molecular e Morfofuncional: André Ricardo de Lima Damasio - Matr.: 308593
Biologia Vegetal: Fabio Pinheiro - Matr.: 310246
Ecologia: Simone Aparecida Vieira - Matr.: 297120
Genética e Biologia Molecular: Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira - Matr.: 310229
Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO: Cristina Pontes Vicente - Matr.: 290840
Representantes Discentes: Henrique Nascimento de Araújo (titular) / Pedro Víctor de Carvalho Costa (suplente)
Grupo de alunos da Pós-Graduação/IB/Unicamp no Facebook: https://www.facebook.com/
A Pós-Graduação do Instituto de Biologia, abrange todas as grandes áreas das Ciências Biológicas com objetivo de produção científica, tecnológica e cultural e formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. Para a realização desse objetivo contamos com os programas direcionados a cada área da Biologia.
Atualmente são sete programas de pós-graduação, Biologia Celular e Estrutural, Biologia Funcional e Molecular, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Biologia Molecular, Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos e Biologia Animal, e todos têm identidade acadêmica bem definida sem, no entanto, perder seu caráter multidisciplinar e oferecem cursos de mestrado e doutorado.
Programas de Pós-Graduação
Os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Biologia têm como objetivo a formação científica, tecnológica e cultural de pesquisadores e profissionais de alto nível.
Todos os Programas têm os cursos de Mestrado e de Doutorado, os quais permitem que seus alunos se candidatem aos títulos de Mestre e de Doutor, respectivamente. O curso de Mestrado pode ser uma fase preliminar para o curso de Doutorado ou o nível terminal e não constitui, necessariamente, requisito obrigatório para a obtenção do título de Doutor, o qual deve indicar que seu portador é capaz de conduzir uma pesquisa de modo independente.
Os respectivos desempenhos acadêmicos dos sete programas são avaliados por cinco diferentes comitês de áreas da CAPES. A organização supra-departamental dos programas de PG favorece a interação entre docentes e alunos dos diversos programas e confere uma natureza multidisciplinar às linhas de pesquisas desenvolvidas. Na última avaliação trienal da CAPES (2013 - 2015) os programas GBM e ECO tiveram seus conceitos elevados para 7 e BV, BFM E BCE, tiveram conceito 6, conforme tabela abaixo:
