Pular para o conteúdo principal
Docente
Ana de Medeiros Arnt

O projeto "Estudo sobre a práxis da Extensão Universitária na Unicamp: uma análise sobre as políticas públicas federais e estaduais e os projetos da instituição" tem como objetivo estudar as ações de extensão da Universidade Estadual de Campinas à luz das leis, políticas públicas federais, estaduais e institucionais. A partir delas serão realizadas pesquisas sobre a percepção dos docentes e discentes acerca do que é Extensão Universitária, divulgação científica e formas de ações pelas quais eles têm desenvolvido suas propostas na Unicamp.

Docente
Carla Beatriz Collares Buzato

Nosso grupo desenvolve pesquisas com foco no estudo das interações célula-célula e célula-matriz mediadas pelas junções celulares e o seu papel na homeostasia tecidual, particularmente do tecido epitelial. As principais linhas de pesquisa atuais do grupo são: 1) entender os mecanismos de regulação das junções intercelulares em modelos in vivo e in vitro, 2) investigar a importância do contato célula-célula mediado pelas junções intercelulares no processo de maturação e disfunção das células beta pancreáticas durante o desenvolvimento e no contexto da diabetes melito tipo 2 (DMT2), e 3) estudar o papel da barreira epitelial intestinal mediada pela junção de oclusão na patogênese da DMT2 e sua regulação pela microbiota e por ácidos graxos de cadeia curta. Utilizamos no laboratório uma abordagem multidisciplinar que integra biologia tecidual e funcional, microscopia (de luz, eletrônico de transmissão e de varredura, confocal a laser) eletrofisiologia, fisiologia do transporte intercelular/transepitelial e biologia molecular (Western Blot e Real-Time PCR) para definir fundamentos da estrutura e função das junções celulares e entender os mecanismos de regulação dessas estruturas em modelos in vivo e in vitro. O desenvolvimento dessa linha de pesquisa pode contribuir para o nosso entendimento da função fisiopatológica das junções e dar subsídio a pesquisas que visem determinar formas e vias de regulação dessas especializações de membrana com possível aplicação no tratamento de determinadas doenças associadas à sua disfunção. (Grupo CNPq, Comunicação e Adesão Celular).

Docente
Marcelo Alves da Silva Mori

O objetivo principal do nosso laboratório é identificar e caracterizar os mecanismos moleculares envolvidos no processo de envelhecimento e em resposta a intervenções dietéticas. Temos interesse particular em entender como o metabolismo contribui para a gênese de doenças relacionadas ao envelhecimento, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Nosso principal tecido de interesse é o tecido adiposo - um importante sítio de integração metabólica em organismos multicelulares. Buscamos entender como o tecido adiposo responde a mudanças no balanço energético e sinaliza a outros tecidos para informá-los sobre essas mudanças. Se desregulado, esse mecanismo de integração metabólica leva a diversas doenças crônicas, principalmente em pessoas de meia-idade e idosos. Identificamos que a integração metabólica de organismos multicelulares é, pelo menos em parte, exercida por mudanças na biogênese de miRNAs no tecido adiposo. Dessa forma, a biogênese de miRNAs afeta a suscetibilidade dos animais ao estresse e influencia o tempo de vida.