Pular para o conteúdo principal
Docente
Elizabeth Bilsland

A atual pandemia COVID-19 destacou a vulnerabilidade de nossa sociedade a doenças infecciosas. Embora o foco da mídia atual esteja centrado no SARS-CoV2, devemos estar preparados para a ameaça representada por parasitas, fungos e bactérias resistentes a medicamentos. O Laboratório de Biologia Sintética (LaBS) foi criado em 2016 e tem como base a biologia sintética como ferramenta para descoberta de medicamentos, utilizando leveduras e bactérias como hospedeiros para expressão heteróloga e triagens em larga escala. Temos 3 linhas de investigações bem estabelecidas, que podem melhorar ainda mais e produzir resultados rapidamente. Também estamos iniciando uma nova linha de pesquisa altamente ambiciosa, aproveitando nossa forte rede de colaboração internacional, para o desenvolvimento de novos antimicrobianos inspirados em metabólitos secundários de actinomicetos nativos, fungos filamentosos ou espécies de plantas.

Docente
Paulo Henrique Ferreira Caria

Comportamento morfofuncional do sistema musculoesquelético. Atualmente é colaborador no laboratório de desenvolvimento do nanofármaco OncoTherad com aplicação no tratamento do câncer de boca.

Docente
Marco Aurélio Ramirez Vinolo

O objetivo da nossa pesquisa é identificar os mecanismos pelos quais a microbiota intestinal contribui para a saúde. Nesse contexto, temos interesse particular em metabólitos bacterianos chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs, acetato, propionato e butirato) que são gerados pela fermentação de fibras da dieta e desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e imunidade do hospedeiro, sendo reconhecidos como um dos elos de interação microbiota-hospedeiro.