BT-682: Ecologia Vegetal
Curso de Graduação em Ciências Biológicas
2008 2007 2005 2003 2002 2001 2000

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS

Os relatórios são escritos sob a forma de artigos científicos, a partir dos temas relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. A primeira versão dos "artigos científicos" é analisada pelos professores, que atuam como os assessores científicos de um periódico científico especializado. O texto com os comentários dos "assessores" é entregue e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários, modificam o trabalho e o enviam aos "assessores" para nova análise. As normas para apresentação dos relatórios têm como base as normas da Revista Brasileira de Botânica (), com alguns pequenos ajustes (consultem a página da revista). Os relatórios completos (incluindo figuras e tabelas) devem ser entregues impressos em uma via, mais uma cópia eletrônica do relatório em arquivo Word.

Dúvidas podem ser esclarecidas consultando o último número da Revista Brasileira de Botânica ou os docentes da disciplina.

Textos para consulta:
Os textos abaixo podem ser consultados via internet e devem ser lidos antes da confecção dos relatórios e apresentação dos seminários.
Critical thinking about scientific literature. 1 p. Texto de N. Gotelli, disciplina Community Ecology (Biology 264). Spring 2003. The University of Vermont.
Guia para elaboração de relatórios. 8 p. Texto adaptado do livro de Brower, J.E. & Zar, J.H. (1984) Field and laboratory methods for general ecology. 2nd ed. W.C. Brown, Dubuque.

Plagiarism: academic dishonesty and its consequences. Rob Gendron.
Science in biology: an introduction. J.E. Armstrong & G.E. Collier. Chapter 1: Science, biology, and non-majors.
Some comments on writing and editing (the latter is as important as the former). L.B. Railsback.
Some thoughts on writing a scientific paper or thesis. L.B. Railsback.
T.C. Chamberlin's method of multiple working hypotheses: an encapsulation for modern students. L.B. Railsback.
Ten generic seminar questions. P. Hedrick. 2000. Bulletin of the Ecological Society of America 81: 291-292.
The Method of multiple working hypotheses. T.C. Chamberlin.
What is science. Texto de L.B. Railsback.
O link "Distribution Tables" contém uma série de tabelas estatísticas que podem ser consultadas via internet. Alguns textos podem também ser encontrados consultando os links da página do Departamento de Botânica.