BT-682: Ecologia Vegetal
Curso de Graduação em Ciências Biológicas
2008 2007 2005 2003 2002 2001 2000

AVALIAÇÃO:

A avaliação do desempenho do aluno será feita considerando os seguintes itens:

  1. Presença e pontualidade. Todo o desenvolvimento da disciplina está baseado no desenvolvimento de projetos, indo desde a coleta de dados até a discussão das análises dos “trabalhos científicos” feitas pelos “assessores”. Sendo assim, é imprescindível a presença do aluno num número maior de aulas que os 75% exigidos legalmente. A presença além dos 75% poderá ser recompensada com um acréscimo de até 0,5 (cinco décimos) na média final do aluno.
  2. Participação. A participação do aluno nas discussões é essencial para que os principais conceitos e sua aplicação sejam esclarecidos. Como participação do aluno entende-se:
    a. a leitura dos textos da pesquisa bibliográfica;
    b. a colocação de perguntas;
    c. a resposta, mesmo tentativa, às questões colocadas pelo debatedor (o coordenador da sessão de discussão).
    Alunos que se destacarem neste item de participação poderão ter até 0,5 (cinco décimos) acrescidos à sua média final.
  3. Cooperação. Todos os alunos deverão coletar dados que serão usados pelos colegas no desenvolvimento dos projetos. Todos os dados deverão ser inseridos em planilhas eletrônicas, de modo que cada aluno tenha todas as planilhas eletrônicas com todos os dados coletados em todos os projetos. Portanto, é essencial que haja um espírito de cooperação entre todos os alunos. Por cooperação entende-se tornar os dados disponíveis em planilhas eletrônicas aos colegas no prazo estipulado pelos professores. Alunos que não cumprirem esse quesito poderão ter até 0,5 (cinco décimos) descontados de sua média final.
  4. Apresentação oral. Na apresentação oral dos projetos, será avaliada a capacidade do aluno de expor os resultados da análise dos dados dentro do tema escolhido como seu projeto de pesquisa, de modo organizado, lógico e didático, sem ultrapassar o tempo de 15 (quinze) minutos. Além disso, será avaliada também sua capacidade de dirigir uma discussão com a classe, abordando os conceitos ecológicos envolvidos no tema do projeto, dentro do tempo de 15 (quinze) minutos. A nota para cada apresentação oral será atribuída pelos professores numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).
  5. Relatórios. Os relatórios deverão ser escritos na forma de um artigo científico de acordo com as normas de publicação na Revista Brasileira de Botânica. Na avaliação dos relatórios, serão considerados os seguintes itens:
    a. adequação às normas de publicação na Revista Brasileira de Botânica;
    b. estrutura do texto (título, introdução, material e métodos, resultados, discussão, referências bibliográficas);
    c. coerência do texto (coerência entre o assunto desenvolvido na introdução com os objetivos, hipóteses e expectativas; coerência entre os objetivos, hipóteses e expectativas com os métodos de coleta e análise de dados; coerência entre os resultados, a discussão e a conclusão);
    d. adequação e pertinência da literatura consultada.
    A primeira versão de cada relatório será analisada pelos próprios alunos. A análise de cada relatório, feita pelos alunos, será discutida com todos os alunos, de modo a esclarecer as dúvidas de estrutura e redação, bem como de análise e interpretação de dados. Depois de discutida a análise de cada relatório, os alunos poderão elaborar uma segunda versão dos relatórios. Os professores e monitores atuarão como assessores científicos finais e atribuirão uma nota à versão final de cada relatório, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).
MÉDIA FINAL

A média final (M) terá como base a média aritmética das notas das apresentações orais (A1, A2 e A3), dos relatórios (R1, R2 e R3) e da Prova, acrescida ou diminuída da presença (P), participação (D) e da cooperação (C), quando for o caso:

M =     A1 + A2 + A3 + A4 + R1 + R2 + R3 + R4    + D - C + P
8