BT-682: Ecologia Vegetal
Curso de Graduação em Ciências Biológicas
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PROPOSTA

O desenvolvimento da disciplina apóia-se em cinco bases: 1) aplicação de conceitos centrais de Ecologia Vegetal no desenvolvimento de projetos; 2) aplicação da teoria ecológica para a redação e análise de trabalhos científicos a partir dos dados coletados nos projetos; 3) prática da análise pelos pares por meio da correção e discussão dos trabalhos científicos; 4) discussão da teoria ecológica e dos principais conceitos, bem como discussão de técnicas quantitativas de levantamento e análise de dados ecológicos sob demanda pelos alunos; e 5) discussão dos fundamentos epistemológicos da investigação em Ecologia Vegetal.

A disciplina é desenvolvida a partir da execução de projetos de pesquisa, depois de apresentados e discutidos com os alunos. Os dados são coletados no campo, analisados e discutidos. Nesse processo, os próprios alunos colocam questões, propõem maneiras e expressam suas dificuldades de interpretar as análises e fazem levantamento bibliográfico por meio de palavras-chave. Durante a disciplina, dependendo do andamento das análises dos dados e dos problemas colocados pelos alunos, são abordados os assuntos que suscitam dificuldades nos alunos, especialmente as relativas aos conceitos centrais em Ecologia, aos métodos de levantamento de dados e de análise numérica e aos assuntos diretamente relacionados ao tema, levantados na pesquisa bibliográfica. Dessa forma, os conceitos são abordados a partir de situações práticas, concretas, possibilitando que o aluno desenvolva uma base tanto teórica quanto prática e seja capaz de planejar a coleta de dados, analisá-los e interpretá-los, cotejando-os com resultados de trabalhos já publicados. Os trabalhos de campo são desenvolvidos em excursões no horário da disciplina. Sendo uma eletiva do curso de bacharelado, a disciplina enfatiza a pesquisa e estimula os alunos a desenvolverem suas habilidades de redação científica.

A avaliação da disciplina baseia-se em relatórios escritos a partir dos dados coletados nos projetos e na apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos. Os relatórios são escritos sob a forma de artigos científicos (os alunos recebem as normas para apresentação de relatórios), a partir de temas relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. Seguindo a prática de avaliação de trabalhos científicos, a primeira versão dos “trabalhos científicos” é analisada pelos pares, isto é, pelos próprios alunos, que atuam como os assessores científicos de um periódico científico especializado. Para auxiliar os alunos na análise dos “trabalhos científicos”, serão desenvolvidos assuntos relacionados à estrutura de trabalhos científicos, à redação científica e à epistemologia. O texto com os comentários dos “assessores” é entregue e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários, modificam o trabalho e enviam a segunda versão a novos “assessores” para nova análise. Os novos assessores serão os professores, que darão nota com base nessa segunda versão de cada relatório. A média final da disciplina baseia-se na média ponderada das notas dos relatórios e das apresentações. Os pesos de cada nota são discutidos e acertados previamente com os alunos.

Monitores:
Maurício Bonesso Sampaio
Bruno Henrique Pimentel Rosado