APRESENTAÇÃO

PROGRAMA

AVALIAÇÃO

ALUNOS

INFORMES

REFERÊNCIAS

PRÁTICAS

RELATÓRIOS

 

BT 682 - Ecologia Vegetal
Disciplina eletiva do curso de Graduação em Ciências Biológicas
Departamento de Botânica, IB, UNICAMP
2º semestre de 2002

Professores:
Fernando Roberto Martins
Flavio Antonio Maës dos Santos

Monitora:
Flaviana Maluf de Souza

DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
T: 01; P: 04 , L: 03; HS: 08; CH: 120; C: 08

ECOLOGIA DO INDIVÍDUO: Estratégias de sobrevivência (escape, evitação, tolerância) em plantas das principais formações vegetacionais do Brasil.

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES: Estrutura de tamanho, padrão espacial e morfometria.

ECOLOGIA DA COMUNIDADE: Formas de vida e espectro biológico, arquitetura e heterogeneidade espacial, estrutura de abundância, diversidade.

OBSERVAÇÕES: A disciplina é desenvolvida com base na execução de projetos de pesquisa, depois de apresentados e discutidos com os alunos. São propostos três (3) projetos de pesquisa: 1) formas de vida e espectro biológico de Raunkiaer, 2) estrutura de populações e 3) organização de uma comunidade de arbustos e árvores. Cada projeto baseia-se em textos de apoio, escritos pelos professores e distribuídos aos alunos. Os dados são coletados no campo no início da disciplina e, no restante do tempo, são analisados e discutidos, tendo por base os conceitos fundamentais, relativos a populações e comunidades. Nesse processo, os próprios alunos vão colocando as questões e propondo maneiras de intepretar as análises. Dessa forma, os conceitos fundamentais são abordados a partir de situações práticas, concretas, possibilitando que o aluno desenvolva uma base tanto teórica quanto prática e seja capaz de planejar a coleta de dados, analisá-los e interpretá-los. Os trabalhos de campo são desenvolvidos na Reserva Mata de Santa Genebra, em excursões no horário da disciplina, e em três (3) excursões obrigatórias, aos sábados, para Moji Mirim, Itirapina e Pedra Grande (Atibaia). Sendo uma eletiva do curso de bacharelado, a disciplina enfatiza a pesquisa e estimula os alunos a desenvolver suas habilidades de redação científica. A avaliação da disciplina baseia-se em relatórios escritos a partir dos dados coletados nos projetos e em provas escritas, tendo por base os textos e os conceitos teóricas discutidos. Os relatórios são escritos sob a forma de artigos científicos (ver normas para apresentação de relatórios), a partir de temas relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. A primeira versão dos “artigos científicos” é analisada pelos professores, que atuam como os assessores científicos de um periódico científico especializado. O texto com os comentários dos “assessores” é entregue e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários, modificam o trabalho e o enviam aos “assessores” para nova análise. A nota final de cada “artigo científico” é baseada nessa segunda versão. Durante a disciplina, dependendo do andamento das análises dos dados e dos problemas colocados pelos alunos, são abordados os assuntos que suscitam dificuldades nos alunos, tanto relativos aos conceitos de Ecologia quanto aos métodos de análise numérica.

As atividades da disciplina referentes ao 2º semestre de 2001 podem ser consultadas em http://bt682.vila.bol.com.br