Professores:
Fernando
Roberto Martins
Flavio Antonio
Maës dos Santos
Monitora:
Flaviana Maluf de Souza
DESCRIÇÃO
DA DISCIPLINA
T: 01; P: 04 , L: 03; HS: 08; CH: 120; C: 08
ECOLOGIA
DO INDIVÍDUO: Estratégias de sobrevivência
(escape, evitação, tolerância) em plantas das
principais formações vegetacionais do Brasil.
ECOLOGIA
DE POPULAÇÕES: Estrutura de tamanho, padrão
espacial e morfometria.
ECOLOGIA
DA COMUNIDADE: Formas de vida e espectro biológico, arquitetura
e heterogeneidade espacial, estrutura de abundância, diversidade.
OBSERVAÇÕES:
A disciplina é desenvolvida com base na execução
de projetos de pesquisa, depois de apresentados e discutidos com
os alunos. São propostos três (3) projetos de pesquisa:
1) formas de vida e espectro biológico de Raunkiaer, 2) estrutura
de populações e 3) organização de uma
comunidade de arbustos e árvores. Cada projeto baseia-se
em textos de apoio, escritos pelos professores e distribuídos
aos alunos. Os dados são coletados no campo no início
da disciplina e, no restante do tempo, são analisados e discutidos,
tendo por base os conceitos fundamentais, relativos a populações
e comunidades. Nesse processo, os próprios alunos vão
colocando as questões e propondo maneiras de intepretar as
análises. Dessa forma, os conceitos fundamentais são
abordados a partir de situações práticas, concretas,
possibilitando que o aluno desenvolva uma base tanto teórica
quanto prática e seja capaz de planejar a coleta de dados,
analisá-los e interpretá-los. Os trabalhos de campo
são desenvolvidos na Reserva Mata de Santa Genebra, em excursões
no horário da disciplina, e em três (3) excursões
obrigatórias, aos sábados, para Moji Mirim, Itirapina
e Pedra Grande (Atibaia). Sendo uma eletiva do curso de bacharelado,
a disciplina enfatiza a pesquisa e estimula os alunos a desenvolver
suas habilidades de redação científica. A avaliação
da disciplina baseia-se em relatórios escritos a partir dos
dados coletados nos projetos e em provas escritas, tendo por base
os textos e os conceitos teóricas discutidos. Os relatórios
são escritos sob a forma de artigos científicos (ver
normas para apresentação de relatórios), a
partir de temas relacionados às práticas e escolhidos
pelos alunos. A primeira versão dos “artigos científicos”
é analisada pelos professores, que atuam como os assessores
científicos de um periódico científico especializado.
O texto com os comentários dos “assessores” é entregue
e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários,
modificam o trabalho e o enviam aos “assessores” para nova análise.
A nota final de cada “artigo científico” é baseada
nessa segunda versão. Durante a disciplina, dependendo do
andamento das análises dos dados e dos problemas colocados
pelos alunos, são abordados os assuntos que suscitam dificuldades
nos alunos, tanto relativos aos conceitos de Ecologia quanto aos
métodos de análise numérica.
As atividades
da disciplina referentes ao 2º semestre de 2001 podem ser consultadas
em http://bt682.vila.bol.com.br