Professores:
Carlos
Alfredo Joly
Fernando Roberto Martins
Flavio Antonio
Maës dos Santos
Monitores:
Daniela Fessel Bertani
DESCRIÇÃO
DA DISCIPLINA
T: 01; P: 04 , L: 03; HS: 08; CH: 120; C: 08
ECOLOGIA
DO INDIVÍDUO: Estratégias de sobrevivência
(escape, evitação, tolerância) em plantas das
principais formações vegetacionais do Brasil.
ECOLOGIA
DE POPULAÇÕES: Morfometria, estrutura e dinâmica
de populações.
ECOLOGIA
DA COMUNIDADE: Formas de vida e espectro biológico, arquitetura
e heterogeneidade espacial, estrutura de abundância, diversidade.
OBSERVAÇÕES:
A disciplina é desenvolvida com base em aulas expositivas
e na execução de projetos de pesquisa, depois de apresentados
e discutidos com os alunos. Cada projeto baseia-se em textos de
apoio, escritos ou indicados pelos professores e distribuídos
aos alunos. Os dados são coletados no campo, analisados e
discutidos. Nesse processo, os próprios alunos vão
colocando questões e propondo maneiras de intepretar as análises.
Dessa forma, os conceitos são abordados a partir de situações
práticas, concretas, possibilitando que o aluno desenvolva
uma base tanto teórica quanto prática e seja capaz
de planejar a coleta de dados, analisá-los e interpretá-los.
Os trabalhos de campo são desenvolvidos em excursões
no horário da disciplina, e em excursões obrigatórias,
aos sábados (ver programa). Sendo uma eletiva do curso de
bacharelado, a disciplina enfatiza a pesquisa e estimula os alunos
a desenvolver suas habilidades de redação científica.
A avaliação da disciplina baseia-se em relatórios
escritos a partir dos dados coletados nos projetos e na apresentação
oral dos trabalhos desenvolvidos. Provas escritas, tendo por base
os textos e os conceitos teóricos discutidos, poderão
ser usadas como avaliação. Os relatórios são
escritos sob a forma de artigos científicos (ver normas para
apresentação de relatórios), a partir de temas
relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos.
A primeira versão dos “artigos científicos” é
analisada pelos professores, que atuam como os assessores científicos
de um periódico científico especializado. O texto
com os comentários dos “assessores” é entregue e discutido
com os alunos, que, a partir desses comentários, modificam
o trabalho e o enviam aos “assessores” para nova análise.
A nota final de cada “artigo científico” é baseada
nessa segunda versão. Durante a disciplina, dependendo do
andamento das análises dos dados e dos problemas colocados
pelos alunos, são abordados os assuntos que suscitam dificuldades
nos alunos, tanto relativos aos conceitos de Ecologia quanto aos
métodos de análise numérica.
ATENÇÃO:
Os alunos matriculados na disciplina devem enviar um e-mail para
os docentes para que possam obter autorização para
acesso e uso de área da disciplina no Yahoo! Grupos. Alguns
arquivos e referências bibliográficas estarão
disponíveis apenas aos docentes, monitores e alunos autorizados.
Da mesma forma, essa é uma área onde serão
disponibilizados os arquivos de dados das práticas e os relatórios,
além de outras informações. Os alunos que indicarem
o endereço de e-mail, receberão uma mensagem dizendo
que foram adicionados ao grupo bt682 do Yahoo! Grupos. Na mensagem
irá constar o endereço da página:
http://br.groups.yahoo.com/group/bt682/. O aluno deve ir até
a página indicada e escolher a opção Entrar
no Yahoo!, seguir as instruções e criar uma ID no
Yahoo! (se você já tiver uma, pode usá-la).
Seguindo os passos indicados, será solicitada uma verificação
do e-mail. Siga as instruções e aguarde uma mensagem
do Yahoo! com instruções para completar a verificação.
Após isso, o aluno passará a ter acesso a área
da disciplina BT-682.
Essa área é restrita aos docentes, monitores e alunos
matriculados na disciplina BT-682. O acesso aos alunos e monitores
é restrito ao período da disciplina. A associação
e autorização ao grupo é feita através
de convite dos docentes, baseado nas listagens de matrícula.