Procedimentos para matrícula de aluno ingressante

PERÍODOS DE MATRÍCULA

A matrícula de alunos ingressantes nos Programas de Pós-Graduação, feita após aprovação no exame de seleção, segue os períodos estabelecidos no Calendário Escolar.

DATAS PARA MATRÍCULA DE INGRESSANTES NO 1º SEMESTRE DE 2019:

6 a 8/02/19 - das 9h00 às 12h e das 13h30 às 16h - matrícula regular
ou 25/02/19 - das 9h00 às 12h e das 13h30 às 16h - matrícula suplementar para quem não tiver disponibilidade de matricular-se no período regular.

 

 

PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

A matrícula regular é realizada em duas etapas: uma presencial (entrega de documentação, assinatura de declaração de matrícula e recebimento de senha) e outra online (matrícula em disciplinas, com a senha recebida na etapa presencial).

Tanto a etapa presencial quanto a online devem ocorrer nos períodos informados acima.

 

Etapa presencial - ENTREGA DE DOCUMENTOS

O ingressante deverá comparecer à Secretaria da Pós-Graduação, nos períodos de matrícula informados acima, apresentandos os documentos solicitados aqui.
Ingressantes do PPG-Biologia Vegetal devem apresentar, já na matrícula, além dos documentos solicitados no link acima, o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado/Doutorado.

** Os documentos apresentados para o Processo Seletivo em formato digital não são utilizados para a matrícula. Para a matrícula é necessária a documentação impressa, em cópia autenticada ou acompanhada do original, para envio à Diretoria Acadêmica. **

Atenção: Estudantes estrangeiros podem adiantar a verificação de documentos junto a Diretoria Acadêmica, tão logo cheguem ao país. Veja aqui os detalhes.

 

Será solicitada ciência do ingressante em Declaração de que, caso seu projeto de pesquisa envolva seres humanos, de forma individual ou coletiva, em sua totalidade ou partes dele; experimentação com animaispatrimônio genético (amostras de plantas e animais nativos, microorganismos, e todos os derivados) ou manipulação de organismos geneticamente modificados (OGMs) do tipo I e II, a pesquisa a ser desenvolvida só poderá ser iniciada após as devidas autorizações emitidas pelos Comitês de Bioética e Biossegurança pertinentes.

 

Em caso de dúvidas, consulte este informativo ou entre em contato com as respectivas Comissões:


• Experimentação com animais:
Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA): http://www.ib.unicamp.br/comissoes/ceua_principal/ / comisib@unicamp.br;


• Experimentação com seres humanos:
Comitê de Ética em Pesquisa/Unicamp (CEP): https://www.prp.unicamp.br/pt-br/cep-comite-de-etica-em-pesquisa ou http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf / cep@fcm.unicamp.br


• Patrimônio genético (amostras de plantas e animais nativos, microorganismos, e todos os derivados) com ou sem conhecimento tradicional associado:
Consultar a LEI 13.123/2015 de 20/05/2015 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13123.htm) ou https://www.prp.unicamp.br/patgen/ (PATGEN) / apg@cnpq.br


• Manipulação de organismos geneticamente modificados (OGMs) do tipo I e II:
Comissão Interna de Biossegurança/CIBio/IB-Unicamp: http://www.ib.unicamp.br/comissoes/cibio_principal / comisib@unicamp.br

 

Etapa online -  MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Na etapa presencial, o ingressante receberá senha para acesso ao sistema online da DAC (Diretoria Acadêmica)

A matrícula em disciplinas deverá ser efetuada pelo sistema online da DAC, com a senha recebida, acessando os "Serviços acadêmicos" pela página Serviços On-line / Alunos.

As disciplinas oferecidas a cada semestre são divulgadas aqui.

 


Em caso de dúvidas, entrar em contato com:

acadpgib@unicamp.br - 3521-6281
cpgib@unicamp.br - 3521-6378