Pular para o conteúdo principal

EDITAL IB nº 01/2026 - SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE PESQUISADOR DE PÓS-DOUTORADO DA UNICAMP

O Instituto de Biologia torna público o edital de abertura do processo de avaliação e seleção de bolsistas para o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da UNICAMP. O Edital prevê o oferecimento de 03 (três) bolsas PPPD, sendo 01 (uma) destinada exclusivamente para candidato preto, pardo ou indígena (PPI), com duração de 12 meses.

A bolsa PPPD se destina ao desenvolvimento e realização em dedicação integral de Projeto de Pós-Doutorado que deverá abranger projeto de pesquisa e plano de atividade didática com limite mínimo de 8 (oito) horas de atividades didáticas semanais nas diferentes disciplinas de graduação oferecidas pelo Instituto de Biologia.

As inscrições estão abertas de 01 a 22 de abril de 2026. Os(as) interessados(as) deverão encaminhar a documentação exigida no edital para o e-mail atuib@unicamp.br (assunto: “Bolsa PPPD”)
 

Pré-requisitos:

  • Ter obtido o título de Doutor há menos de 10 anos (incluindo a data final de inscrição) - eventuais períodos de gestação e amamentação, desde que devidamente comprovados, serão descontados desse período de titulação;

  • Apresentação de declaração formal de não ter qualquer vínculo empregatício ou bolsa de outra agência de fomento estatal ou privada;

Acesse o Edital

Anexo I - Requerimento de inscrição

Anexo II - Autodeclaração - Candidato negro (preto ou pardo)

Anexo III - Declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena

Cronograma

Período de Inscrição

01 a 22/04/2026

Divulgação do Resultado da Primeira Fase

29/04/2026

Entrevistas

05 a 07/05/2026

Resultado Final

18/05/2026

Previsão do início das atividades

Agosto/2026