
A biogeografia estuda a distribuição passada e presente das muitas espécies de animais e plantas do mundo. É considerada uma ciência transdisciplinar pois integra dados de múltiplas disciplinas da área biológica (ecologia, filogeografia, sistemática, genética) e das ciências da Terra (geologia, paleontologia, climatologia) com o objetivo de responder questões complexas sobre o que moldou a distribuição dos organismos pelo mundo ao longo do tempo. Além disso, tem sido vista como poderosa ciência de vanguarda, por exemplo, atuando na indicação de áreas prioritárias e ações eficientes de conservação diante de mudanças globais.
Diante da relevância da biogeografia na reconstrução do quebra-cabeça gigante que é estudar a biodiversidade Neotropical, temos a satisfação de convidar a toda comunidade do Instituto de Biologia a participar do I Workshop de Biogeografia da Unicamp: História Evolutiva, Padrões e Conservação dos Neotrópicos.
Organização: Thaís Guedes (tbguedes@unicamp.br), Patrícia Geratto (patyegueratto@gmail.com) e André Freitas (baku@unicamp.br)