Orientações do Comitê de Crise- Retorno gradual às atividades presenciais

O início do retorno gradativo das atividades administrativas e acadêmicas presenciais da Universidade, em todos seus campi, iniciará em 19/10/2020. 
O retorno gradativo e consecutivo de até 20% do total de servidores às atividades presenciais deverá ocorrer com intervalo de 2 (duas) semanas entre cada fase, preferencialmente sob a forma de rodízio, como estabelecido no plano geral de retomada da Universidade e no plano de retorno do Instituto de Biologia.

Os servidores que pertencem aos grupos de risco, comprovados já informados em comunicado anterior, e aqueles com filhos em creches, é facultado o retorno posterior, a partir da Fase 2/Período 6 (início previsto em 04/01/21). A Direção do Instituto de Biologia orienta e determina a manter de forma remota, durante as primeiras fases do retorno, todas as atividades que podem ser realizadas a distância, priorizando o retorno gradual das atividades para as quais seja imprescindível a presença no campus. 

Somente estarão autorizados a comparecer às dependências do Instituto os servidores escalados para as atividades presenciais em cada fase e período, de acordo com as escalas previamente informadas pelas chefias. 
O retorno de alunos de graduação e pós-graduação, somente para casos de extrema necessidade, está previsto a partir de 16/11/20. As Coordenadorias de Graduação e Pós-Graduação estão realizando as devidas consultas para encaminhamento dos nomes à Direção do Instituto e às instâncias superiores da Universidade, para as devidas providências.

Aqueles servidores que não foram escalados e que encontrarem necessidade de comparecer ao Instituto em caráter de excepcionalidade, bem como pesquisadores e alunos, deverão solicitar prévia autorização ao Comitê de Crise, mediante pedido realizado pela Intranet IB, em Documentação > Acesso IB - Quarentena.

Todos os servidores, pesquisadores e alunos que comparecerão ao Instituto deverão realizar treinamentos compulsórios, testagem prévia para COVID-19 e acompanhamento epidemiológico diário, via aplicativo AVISU, da Vigilância de Saúde da Unicamp. Os treinamentos acontecerão por meio de videoaulas, que estão disponibilizadas na plataforma Moodle, com acesso mediante autenticação no SISE. O monitoramento dos treinamentos será realizado pelo RH/IB, no caso de servidores, e pelas Coordenadorias de Graduação e de Pós-Graduação, no caso dos alunos, sendo notificado à Direção a não participação nessa ação educativa.

Em caso de qualquer um dos sintomas relacionados à COVID-19, a pessoa não deve se apresentar presencialmente no Instituto e deverá avisar imediatamente a unidade para que seja possível identificar e isolar os possíveis contaminados.

O uso de máscaras de proteção facial é compulsório em todos os espaços fechados ou abertos do campus, incluídos também transporte fretado, circular interno, sanitários, áreas administrativas, laboratórios,  bibliotecas e etc. Orienta-se que todos façam uso de máscaras próprias. Para servidores, máscaras descartáveis serão disponibilizadas pelo seu setor de atuação no caso de eventuais necessidades.  Em caso de insistência com a não utilização da máscara de proteção facial, medidas cabíveis serão adotadas pela Direção do Instituto, bem como pela Secretaria de Vivência do campus. 

Estão vedadas as aglomerações de pessoas em todos os espaços públicos fechados e abertos do IB/Unicamp, enquanto perdurar a medida de quarentena no âmbito do Estado de São Paulo e durante a vigência das medidas preventivas adotadas pela Universidade para frear o ritmo de contaminação da COVID-19.

Quando for detectado um foco de contaminação nas dependências do IB, o setor será lacrado por 7 dias e será acompanhado a evolução dos casos pelo Comitê de Crise.

Quanto aos espaços de uso comum do IB, seguem abaixo as diretrizes:

Copa: a utilização da copa, será restrita a uma pessoa por vez e, após o uso a pessoa deve limpar a mesa com álcool 70°. Os utensílios de copa não poderão ser compartilhados, devendo ser guardados junto ao respectivo usuário; 
Banheiros: a utilização dos banheiros será restrita e orientamos que o uso seja de  apenas um usuário por vez; 
Sala de Reuniões e Corredores: Não poderá ter reuniões presenciais, recomenda-se que sejam  online. Corredores deverão ser  somente para trânsito não sendo permitidas paradas para conversas; 
Aparelhos Telefônicos e Impressoras compartilhados: após a utilização  o usuário deverá limpar a superfície do equipamento com álcool 70°; 
Condicionadores de ar: recomenda-se o uso do ar condicionado somente em dias com temperaturas muito elevadas e em espaços onde a temperatura possa influenciar na atividade laboratorial. 

 

Comitê de Crise/Diretoria IB