Instruções para Homologação de Título

Procedimentos para Homologação realizados pela CPG/IB:


ATENÇÃO: não deixe a entrega dos documentos para o final do prazo, pois não será recebida documentação que não atenda a todos os requisitos listados abaixo. Não há suspensão ou interrupção do prazo.

     Para a homologação do título, o(a) aluno(a) deverá entregar ao Atendimento da CPG/IB, no prazo máximo e improrrogável de 60 dias após a Defesa Pública:

     (02) Dois CD's contendo a dissertação ou tese definitiva em arquivo no formato.pdf.  Esse arquivo será disponibilizado a Biblioteca Digital da Unicamp.

Seguem, abaixo, instruções para formatação da dissertação ou tese e apresentação dos CD's:

 

1. Informações gerais sobre formatação:

1.1. Modelos para as páginas de 1 a 4 ("capa", "folha de rosto", "ficha catalográfica" e "página com nome dos membros da comissão examinadora":

A capa e a folha de rosto têm modelos diferentes conforme o idioma em que a dissertação ou tese foi escrita. Para determinar o idioma, desconsidere as páginas pré-textuais do trabalho (as anteriores à Introdução), as referências bibliográficas e citações pontuais em idiomas diferentes do português. Considere o idioma em que mais da metade das páginas restantes estiver escrita.

Segue modelos das Primeiras folhas da Disssertação /Tese:

Modelo 1 - Tese/Dissertação escrita integralmente em Português

Modelo 2 - Tese/Dissertação escrita predominantemente em Português - Inglês

Modelo 3 - Tese/Dissertação escrita predominantemente em Inglês Português ou Espanhol

a. Os dados que constam nos documentos listados nos incisos 1 a 4, do item 1 do Art. 1º da Informação CCPG 001/2015 ("primeira página", "folha de rosto", "ficha catalográfica" e "folha de aprovação") devem figurar conforme a Ata de Defesa, da qual o aluno receberá uma via após ser assinada pelas Coordenações de Programa e de Pós-Graduação do IB. Atentar-se principalmente à acentuação, à hifenização e aos nomes completos, que devem constar sem abreviação;

b. O nome do aluno deve constar conforme certidão de nascimento ou casamento;

c.  Ficha Catalográfica - solicitar ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp, conforme instruções da Biblioteca do IB. Observar a antecedência solicitada pela Biblioteca, bem como a necessidade de devolução de todos os materias bibliográficos emprestados das bibliotecas da UNICAMP para solicitar a ficha catalográfica;

  • Caso a dissertação ou tese tenha sido feita em cotutela internacional, será necessário informar no campo "Informações adicionais", no formulário de solicitação da ficha catalográfica (página da Biblioteca): "Dissertação/tese defendida no âmbito do Acordo de Cotutela firmado entre a Unicamp e a [Universidade estrangeira, país];

d. Deverão constar como anexo na versão definitiva os seguintes documentos, que foram apresentados pelo aluno para solicitar a defesa e serão devolvidos pela Secretaria da CPG, após a defesa, para confecção da versão definitiva da dissertação ou tese:

  • documento referente a Bioética e/ou Biossegurança:
    • o termo de aprovação da pesquisa pela Comissão de Bioética e/ou Biossegurança pertinente; ou
    • a declaração de que o trabalho não versou sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, patrimônio genético ou temas afetos a biossegurança.
  • declaração de que a dissertação ou tese não infringe os dispositivos da lei nº 9610/98, nem o direito autoral de qualquer editora.

e. A versão definitiva deve ser gravada em um único arquivo .pdf, sem restrições de acesso e em tamanho A4 (21 x 29,7 cm). Instruções para converter arquivos;

2. Apresentação gráfica da dissertação ou tese:

2.1. Formato do texto

a. A fonte deve ter tamanho 12, escolhida entre Times New Roman, Arial ou similar

b. Espacejamento:

  • entre linhas:
    • texto e referências: 1,5
    • notas de rodapé e citações textuais longas: espaço simples
    • resumo e abstract: espaço 1,5 ou simples
  • margens:
    • superior: 3 cm
    • esquerda: 3 cm
    • direita: 2 cm
    • inferior: 2 cm
    • de parágrafos: 2 cm a partir da margem esquerda
    • de citação longa: 4 cm a partir da margem esquerda

2.2. Paginação e organização do conteúdo:

a. Todas as páginas devem ser contadas Continuamente, mas a numeração deve ser inserida apenas a partir da Introdução, no canto superior direito, conforme exemplo acima;

b. O conteúdo deve estar na seguinte ordem (abaixo, serão fornecidos arquivos com modelos para as páginas iniciais):

I - Elementos pré-textuais (a partir daqui deve começar a contagem, mas sem inserir a numeração nas páginas):

1º - capa;

2º - folha de rosto.

A capa e a folha de rosto têm modelos diferentes conforme o idioma em que a dissertação ou tese foi escrita. Consultar abaixo o modelo a ser utilizado e a titulação de cada Programa de Pós-Graduação;

3º - ficha catalográfica (observar item 3, do incio I do Art. 1º da Info CCPG 001/2015);

4º - página com o nome dos membros que participaram da sessão de defesa (sem assinaturas, apenas uma página com os nomes dos membros, conforme modelo no item 2.3);

5º - Dedicatória (opcional);

6º - Agradecimento (opcional);

7º - Resumo (redigido obrigatoriamente em português, máximo de 500 palavras);

8º - Abstract (resumo traduzido em inglês);

9º - Resumo em terceira língua (opcional);

10º - Lista de ilustrações (opcional);

11º - Lista de Tabelas (opcional);

12º - Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional);

13º - Lista de Símbolos (opcional);

14º - Sumário.

II - Elementos Textuais 

Introdução e corpo da dissertação ou tese: (a partir daqui, a numeração, contada continuamente desde o início, deve ser inserida no canto superior direito das páginas, como mostrado no "exemplo de paginação" acima):

III - Elementos Pós-Textuais:

1º - Referências;

2º - Apêndices;

3º - Anexos (devem conter, no mínimo, o documento referente a bioética e/ou biossegurança e a declaração refente a direitos autoriais)

 

* Para as páginas a partir da 5ª (após a "folha de aprovação" e até o final do trabalho), deve ser seguida a ordem informada acima. Ressaltamos que não há exigência de formato além das descritas acima.

2.3.1. Para informar a titulação na Folha de Rosto (2ª página), consulte as opções abaixo, conforme Programa de Pós-Graduação e área de concentração:

3. Apresentação dos CD's:

a. Os CD's devem estar em embalagens individuais. Não serão aceitas embalagens feitas em papel sulfite, nem em plásticos;

b. Os CD's deverão ser encaminhados para homologação no formato PDF, à Coordenadoria de Pós-Graduação. Não é necessário entregar o "Termo de Autorização de dissertação ou tese impresso (Parágrafo único do Art. 3º da Info CCPG 001/2015.

c. Não há necessidade de identificar os CD's (com caneta própria para marcar CD's, por exemplo), uma vez que serão confeccionadas (pelo Atendimento da Pós-Graduação) etiquetas para essa finalidade.

d. Devido a constantes erros de formatação, sugerimos o uso de mídias regraváveis (CDR-W) ou consultar previamente ao Atendimento Pós para verificar a correção do arquivo a ser entregue.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato no Atendimento da CPG/IB:

Flávio ou Silvia Helena ou e-mail atendpos@unicamp.br

Horário de atendimento:  8:30 as 12:00 e 13:30 as 16:00

Contatos pelos Tels.: +55 19 3521-6373 ou +55 19 3521-6374