INSTRUÇÕES PARA SOLICITAR DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE


1. INFORMAÇÕES INICIAIS

 

1.1. ANTECEDÊNCIA: a solicitação de defesa deve ser feita com no mínimo 40 dias de antecedência em relação à data pretendida. Toda a solicitação é feita pelo SIGA/DAC. Nenhum documento deve ser enviado à CPG por email ou entregue impresso.

 

1.2. FORMATO DA DISSERTAÇÃO OU TESE: consulte a Informação CCPG 001/15;

 

1.3. ENVIO DA DISSERTAÇÃO OU TESE: Tenha em conta que será necessário o arquivo da dissertação ou tese já para a solicitação de agendamento da defesa no SIGA. O arquivo será encaminhado aos membros da comissão examinadora pelo próprio SIGA, acompanhando o convite para participação na defesa. Caso algum membro da Comissão Examinadora solicite cópia impressa da dissertação ou tese, o envio deverá ser feito pelo(a) estudante diretamente ao membro que o solicitou.

 


 

2. REQUISITOS PARA SOLICITAR A DEFESA

 

2.1. REQUISITOS POR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

2.2. CONFERINDO OS PRÉ-REQUISITOS

  • Certifique-se de ter cumprido os requisitos exigidos por seu Programa de Pós-Graduação acessando SIGA/DAC > "Dissertações/Teses" > "Visualizar dados de dissertações e teses".
  • Nos Programas que exigem artigos/patentes para defesa de Doutorado, envie o comprovante de atendimento da exigência clicando em "Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?", no SIGA.
  • Após o cumprimento dos requisitos ser validado pela CPG/IB, o SIGA enviará uma notificação alertando que você está apto(a) a solicitar a defesa.

 

Se no SIGA consta alguma pendência que você acredita já ter cumprido, utilize este formulário
para solicitar à CPG a liberação. Sua solicitação será verificada em no máximo 1 dia útil.

 


 

3. SOLICITANDO A DEFESA
 

Antes de iniciar o processo, recomendamos a leitura do Tutorial elaborado pela DAC.
Para acessá-lo, utilize seu nome usuário e senha de acesso aos sistemas da DAC.

 

3.1. ANTECEDÊNCIA:
- No mínimo 40 dias
de antecedência em relação à data pretendida. Recomenda-se que seja feita com a maior antecedência possível.

 

3.2. POR ONDE SOLICITAR:

Para solicitar a defesa, acesse SIGA/DAC > "Dissertações/Teses" > "Visualizar dados de dissertações e teses", e clique na imagem abaixo, que deverá estar no canto superior direito de sua página.

Se a opção acima não estiver disponível para você, utilize este formulário
para solicitar à CPG a liberação de alguma pendência. A solicitação será verificada em no máximo 1 dia útil.

 

3.3. PREENCHENDO A SOLICITAÇÃO NO SIGA:

  • Todos os campos da tela de solicitação devem ser preenchidos. Observe que um dos requisitos é anexar o arquivo da dissertação ou tese.
  • Em "Local da defesa", informe a sala de sua preferência. Para as defesas no IB, são disponibilizadas a "Sala de Defesa de Tese" (1º andar do Prédio da CPG), o "IB11" (2ª andar do Prédio da CPG) e, caso as duas anteriores estejam ocupadas, a Sala da Congregação do IB. Para consultar a ocupação atual das três salas, clique aqui. A confirmação da sala será feita pela CPG/IB, conforme disponibilidade. É possível realizar a defesa em qualquer outra sala da UNICAMP. Nesse caso, o aluno deverá se responsabilizar por providenciar a reserva da sala com o órgão responsável e retirar na CPG/IB a documentação necessária para a sessão de defesa.

 

 

  • Para inserir a Comissão Examinadora, clique em "Buscar Membro" e pesquise o nome de cada membro desejado. Caso ele(a) não esteja disponível na busca, clique em "Solicitar Inclusão de Novo Membro" e informe os dados solicitados. Sendo possível, a CPG/IB providenciará a inclusão. Feito o cadastro do novo membro, você será notificado(a) para continuar o preenchimento da Comissão Examinadora.
  • É possível salvar o preenchimento parcial da solicitação, para correções e envio posterior, clicando em "Salvar para correções". Após finalizado o preenchimento, clique em "Solicitar defesa" para encaminhar sua solicitação.
  • Após clicar em "Solicitar defesa", a solicitação será encaminhada para aprovação pela secretaria da CPG/IB, por seu orientador, pela Comissão do Programa de Pós-Graduação e pela Comissão de Pós-Graduação do IB, nessa ordem. Caso sejam solicitadas correções por algum dos envolvidos, você será notificado(a) para providenciar o ajuste dos dados e reenvio da solicitação. Você pode acompanhar todo o processo pelo SIGA.

 

A defesa só estará efetivamente solicitada ao clicar no "Solicitar defesa";
O preenchimento parcial ("Salvar para correções") não será considerado como solicitação de defesa.

CERTIFIQUE-SE DE QUE CONSTA "ALUNO SOLICITOU DEFESA" NO SEU "HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES" NO SIGA.

 

 

3.4. PAGAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS:

O pagamento de ajudas de custo e a compra de passagens aéreas são autorizados conforme disponibilidade financeira do PPG. A Comissão do PPG avaliará a possibilidade de pagamento ao receber a sugestão de comissão examinadora (que terá sido inserida no SIGA). O custeio de passagens aéreas é sempre limitado a 2 membros na Comissão Examinadora de defesa de Doutorado, e a 1 membro na Comissão Examinadora de defesa de Mestrado.

 

4. APÓS A SOLICITAÇÃO NO SIGA:

  • Acompanhe o andamento da solicitação pelo próprio SIGA, clicando em "Histórico de atualizações", na coluna à esquerda da página.
  • A defesa estará definitivamente agendada após aprovação pela Comissão de Pós-Graduação do IB.

 


Tempo recomendado de apresentação por parte do(a) candidato(a):

- Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos: máximo de 50 minutos;
- Biologia Celular e Estrutural: máximo de 30 minutos;
- Biologia Funcional e Molecular: máximo de 30 minutos;
- Biologia Vegetal: máximo de 40 minutos;
- Ecologia: máximo de 50 minutos;
- Genética e Biologia Molecular: máximo de 40 minutos;
- Biologia Animal: máximo de 40 minutos.


 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com:
apoiopos@unicamp.br
(19) 3521-1174