Linha de pesquisa:
Redes de regulação gênica controlando a diferenciação celular a partir de células-tronco embrionárias.
Introdução:
Células-tronco embrionárias têm sido amplamente utilizadas como modelos para o estudo do desenvolvimento pela (1) possibilidade de serem mantidas em estado diferenciado in vitro, (2) pela capacidade de originarem qualquer tipo celular embrionário quando diferenciadas in vitro e (3) por originarem diferentes tipos celulares de uma forma análoga ao desenvolvimento embrionário.
Objetivo geral:
O nosso laboratório utiliza linhagens de células-tronco embrionárias de camundongos visando caracterizar redes de regulação gênica controlando a diferenciação de células cardíacas e nervosas in vivo.
Objetivos específicos:
1. Caracterização de alvos genômicos de fatores de transcrição através da técnica de ChIP-seq (imunoprecipitação de cromatina seguida de sequenciamento massivo paralelo de DNA).
2. Caracterização do padrão de expressão de fatores de transcrição por RT-PCR, imunohistoquímica e hibridização in situ durante a diferenciação de cardiomiócitos e neurônios a partir de células-tronco embrionárias.
3. Análise de transcriptoma da diferenciação celular por microarranjos e sequenciamento massivo paralelo de DNA (Next Generation).