Instrução Normativa 03: Processo seletivo para o ingresso no programa de Pós-Graduação BFM e Exame de Aptidão para língua inglesa.

Art. 1. Processo Seletivo para ingresso no curso de Mestrado

Parágrafo Único: Para os candidatos cujas inscrições tenham sido aceitas (atendidas as normas do Regulamento do curso de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular e Regimento Geral da Pós-Graduação/Unicamp), o processo seletivo para o ingresso no mestrado constará de:

I - Prova escrita de conhecimento, contendo questões da área de concentração (80%) e da área correlata (20%), em nível de graduação, conforme Edital estabelecido para este fim. A prova escrita tem caráter eliminatório, com nota mínima exigida de 5,0 (em escala de 1 a 10) para prosseguimento no processo de seleção.

II - Prova de aptidão em língua inglesa segundo o Artigo 3.

III - Análise do Currículum Vitae

IV - Arguição oral perante uma comissão examinadora. A função da comissão examinadora nesta etapa é comprovar a experiência prévia, habilidades e capacidade do candidato para desenvolver projeto de pesquisa em nível de pós-graduação, além de argüi-lo sobre o projeto de pesquisa. A arguição tem caráter eliminatório, podendo o candidato ser considerado "aprovado" ou "reprovado".

 

Art. 2. Processo Seletivo para ingresso no curso de Doutorado

Parágrafo Único: Para os candidatos cujas inscrições tenham sido aceitas (atendidas as normas do Regulamento do curso de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular e Regimento Geral da Pós-Graduação/Unicamp), o processo seletivo para o ingresso no doutorado constará de:

I - Análise do Currículum Vitae. No exame de doutorado, a pontuação do Curriculum Vitae servirá para classificação dos candidatos com fim de distribuição de bolsas institucionais do Programa.

II - Apresentação oral do projeto de pesquisa a ser desenvolvido (tempo aproximado de apresentação 10-15 minutos) perante uma comissão examinadora, seguida de arguição do candidato sobre seu projeto. A arguição tem caráter eliminatório, podendo o candidato ser "aprovado" ou "reprovado".

 

 

Art. 3. Exame de aptidão em língua inglesa

 

§ 1º. A prova será constituída de tradução e interpretação de um texto científico em inglês, com tempo máximo de 1,5 h, podendo ser utilizado um dicionário inglês-inglês.

§ 2º. A prova será aplicada anualmente, nas datas estabelecidas para o processo seletivo para candidatos ingressantes, podendo também ser aplicada em outro período à critério da CPPG-BFM.

§ 3º.  Os candidatos serão avaliados com os conceitos: Bom, Regular e Insuficiente. Os candidatos que obtiverem o conceito INSUFICIENTE serão eliminados do processo seletivo para ingresso. Os candidatos que obtiverem conceito REGULAR deverão prestar nova prova de capacitação em leitura em língua inglesa, no decorrer do curso e antes de submeter-se ao exame de qualificação. O candidato que obtiver conceito BOM será considerado aprovado.

§ 4º.  Serão aceitos como equivalentes, para fins de dispensa da prova de capacitação em língua inglesa, os seguintes certificados: TEAP (escore mínimo 7,0), TOEFL (escore mínimo 550) ou IELTS (escore mínimo 5,0), PBT (escore mínimo 550) e iBT (escore mínimo 98).

 

--
junho/2016