Pular para o conteúdo principal
Docente
Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes

O Laboratório de Nutrição e Câncer do IB/UNICAMP estuda os principais mecanismos dos efeitos metabólicos e moleculares do desenvolvimento do estado caquético em função do crescimento tumoral. O Laboratório está engajado no desenvolvimento e estudo dos mecanismos bioquímicos, moleculares e omicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídeos do hospedeiro, utilizando as ferramentas atuais de biologia molecular, metabolômica e proteômica, avaliando a inter-relação entre os organismos materno e fetal, do organismo em crescimento, do organismo senil e submetido ao exercício físico, focando os tecidos musculares, hepático, tecidos fetais e placentário, em animais portadores de tumor de Walker e portadores de adenocarcinoma de cólon MAC16. Alem disso, também estuda os mecanismos moleculares, bioquímicos, metabolomicos e proteomicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídeos em modelo in vitro.

Docente
Anete Pereira de Souza

Minha principal área de pesquisa é o estudo da diversidade genética em diferentes sistemas biológicos, seu uso e aplicações no melhoramento de plantas, conservação de espécies silvestres e novos alvos biotecnológicos em fungos para degradação de biomassa. Esses estudos têm sido realizados principalmente por meio de abordagens de biologia molecular, análises genéticas e genômicas, biotecnologia, biologia computacional, bioinformática e ferramentas de genética estatística.

Docente
Elizabeth Bilsland

A atual pandemia COVID-19 destacou a vulnerabilidade de nossa sociedade a doenças infecciosas. Embora o foco da mídia atual esteja centrado no SARS-CoV2, devemos estar preparados para a ameaça representada por parasitas, fungos e bactérias resistentes a medicamentos. O Laboratório de Biologia Sintética (LaBS) foi criado em 2016 e tem como base a biologia sintética como ferramenta para descoberta de medicamentos, utilizando leveduras e bactérias como hospedeiros para expressão heteróloga e triagens em larga escala. Temos 3 linhas de investigações bem estabelecidas, que podem melhorar ainda mais e produzir resultados rapidamente. Também estamos iniciando uma nova linha de pesquisa altamente ambiciosa, aproveitando nossa forte rede de colaboração internacional, para o desenvolvimento de novos antimicrobianos inspirados em metabólitos secundários de actinomicetos nativos, fungos filamentosos ou espécies de plantas.