31
jan
2023

Marco Aurélio Ramirez Vinolo

O objetivo da nossa pesquisa é identificar os mecanismos pelos quais a microbiota intestinal contribui para a saúde. Nesse contexto, temos interesse particular em metabólitos bacterianos chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs, acetato, propionato e butirato) que são gerados pela fermentação de fibras da dieta e desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e imunidade do hospedeiro, sendo reconhecidos como um dos elos de interação microbiota-hospedeiro.

Eneida de Paula

Atua nas áreas de: 1) Farmacologia Bioquímica e Nanotecnologia Farmacêutica, no preparo e caracterização de sistemas de liberação sustentada de fármacos (drug-delivery) como: ciclodextrinas, lipossomos e carregadores lipídicos nanoestruturados; 2) Bioquímica e Biofísica, no estudo da interação de anfifílicos com sistemas bioiomiméticos através de técnicas espectroscópicas como ressonância magnética, fluorescência e absorcão UV-Vis. estuda a interação de fármacos (anestésicos locais, antiinflamatórios, antiparasitários, antineoplásicos) e detergentes com biomembranas e sistemas bioiomiméticos, através de técnicas espectroscópicas (como ressonância magnética, fluorescência, absorcão UV-Vis e infravermelho), eletroforese de proteínas, western blotting, cromatografia (líquida e de camada delgada), microscopias eletrônicas, calorimetria diferencial de varredura e espalhamento de luz quase-elástico, espalhamento de luz dinâmico (DLS) e análise de rastreamento de nanopartículas (NTA).

Anete Pereira de Souza

Minha principal área de pesquisa é o estudo da diversidade genética em diferentes sistemas biológicos, seu uso e aplicações no melhoramento de plantas, conservação de espécies silvestres e novos alvos biotecnológicos em fungos para degradação de biomassa. Esses estudos têm sido realizados principalmente por meio de abordagens de biologia molecular, análises genéticas e genômicas, biotecnologia, biologia computacional, bioinformática e ferramentas de genética estatística.