Manual do Aluno de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular

        Este pequeno manual foi elaborado no intuito de orientar os alunos ingressantes nos programas de Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular sobre seus direitos e deveres, como alunos regulares.

         A Comissão de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular (CPPG-BFM) dá as boas vindas a todos! 

 

1. Quais são meus deveres?

Obs: O período de matrícula, renovação, alteração ou cancelamento é determinado de acordo com o calendário Escolar dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp anual, fica disponível no site da DAC (http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/calendarios/)

  • Defender a dissertação/tese no tempo máximo de integralização: 24 e 48 meses para mestrado e doutorado, respectivamente.
  • Entregar cópia do diploma: no ato da matrícula como aluno regular da Unicamp.

De acordo com o  Regimento Geral do Unicamp, CAPÍTULO IV, § 3º - Excepcionalmente, um aluno poderá se matricular, por um semestre letivo, sem a apresentação, no ato da matrícula, do Diploma de Curso Superior emitido por Instituição reconhecida, mediante a entrega de comprovante de conclusão do curso de graduação, desde que justificado e referendado pela Comissão de Pós-Graduação - CPG da Unidade. O aluno terá sua matrícula automaticamente cancelada ao final do semestre caso não apresente o referido.

  • Os bolsistas Capes/Proex nível DOUTORADO são obrigados a fazer estágio docente (PED) durante 1 semestre.

             Prazos para entrega do relatório anual:

            - Alunos ingressantes em MARÇO: período de 04 de janeiro a 28 de fevereiro de cada ano.

            - Alunos ingressantes em AGOSTO: período de 01 de junho a 31 de julho de cada ano.

 

2. O que preciso fazer para defender a minha dissertação/ tese?

  • Cumprir os créditos descritos no regulamento do curso: total de 24 créditos, sendo12 obrigatórios e 12 eletivos.

Obs 1: A grade de disciplinas semestral fica disponível no site:  http://www.ib.unicamp.br/pos_bfm/disciplinas

Obs 2: No caso de disciplinas cursadas na condição de ALUNO ESPECIAL/ UNICAMP o aluno poderá solicitar o Aproveitamento de Estudos (convalidação dos créditos). Para isso deverá trazer o histórico escolar onde constam as disciplinas cursadas e o formulário de aproveitamento que será analisado pela coordenação.

Obs 3: O aluno que tiver créditos excedentes do MESTRADO/ UNICAMP deverá trazer o histórico escolar onde constam as disciplinas cursadas e o formulário de aproveitamento que será analisado pela coordenação.

Obs 4: O aluno que tiver créditos excedentes do MESTRADO FORA DA UNICAMP deverá trazer o histórico escolar onde constam as disciplinas cursadas, o programa da disciplina e o formulário de aproveitamento que será analisado pela coordenação.

O formulário de Aproveitamento de Estudos/créditos está disponível no site DAC: http://www.dac.unicamp.br/sistemas/formularios/template_formulario.php?pagina=aproveitamento_estudos_pos.php

O mesmo deverá ser entregue na CPG-IB, no seguinte período:

          - Aluno ingressante em março: deverá entregar até o dia 01 de novembro do ano que ingressou. 

          - Aluno ingressante em agosto: deverá entregar até o dia 31 de maio do próximo ano.

  • Fazer exame de proficiência em línguas: verifique se você foi aprovado no exame de ingresso ou se ficou pendência.

Obs 1: A proficiência é realizada na data do exame de seleção.

Obs 2: O aluno que fez o MESTRADO FORA DA UNICAMP deverá apresentar até 06 meses após o ingresso no  doutorado, o histórico escolar do mestrado, onde consta a proficiência em língua estrangeira, e entregar na CPG-IB para ser convalidada.

Obs 3: Não será convalidada a disciplina inglês experimental.

  • Fazer exame de qualificação, que inclui a análise prévia da dissertação/ tese.

Obs 1: A solicitação de exame de qualificação requer apresentação dos documentos mencionados no Regulamento do Programa (CAPÍTULO VI - DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA, Artigo 20 – Os Exames de Qualificação para os Cursos de Mestrado e Doutorado obedecerão à Norma Interna N° 1 da CPPG-BFM), incluindo indicação de nomes para compor a banca .

Obs 2: Se o membro sugerido para compor a banca (qualificação ou defesa) não tiver currículo lattes atualizado, fornecer o currículo do mesmo juntamente com a solicitação de composição da banca.

 

3. Quais são meus direitos?

  • Trancamento de matrícula por até 2 períodos letivos (semestres). Vide artigo 18, do Regimento Geral da Unicamp.

Obs: O aluno que visualizar a possibilidade de exceder 24/48 meses para a defesa poderá utilizar desses licenciamentos para não aumentar o tempo total de integralização do curso.

  • Participar das decisões da CPPG-BFM através de um representante discente, escolhido através de voto direto dos alunos regularmente matriculados, em eleições bi-anuais.

Para MAIS INFORMAÇÕES consulte:

- Regulamento do Programa BFM

- Normas internas da BFM

- Regulamento dos cursos de pós-graduação do IB-Unicamp

- Regimento geral da pós-graduação da Unicamp