Pular para o conteúdo principal
Docente
Helena Cristina de Lima Barbosa Sampaio

É Professora Doutora MS3.2 no IB da Universidade Estadual de Campinas, orienta alunos no curso de pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular, e co-orientadora no curso Multicêntrico de pós-graduação. Atua no ensino de graduação e pós-graduação na área de Endócrino e Fisiologia da Digestão. Tem experiência em homeostase glicêmica, mecanismos moleculares envolvidos na secreção de insulina e sinalização celular. É pesquisadora associada da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC), e pesquisadora associada do Centro de Pesquisa e Obesidade e Comorbidades (OCRC), UNICAMP.

Docente
László Károly Nagy

O Laboratório de Ecologia Integrativa concentra seus estudos na ecologia de
ecossistemas e impactos de mudanças globais na estrutura e funcionamento de
ecossistemas. As principais linhas de pesquisa entre as quais se destacam a
biogeoquímica e microbiologia do solo (vide publicações) estão sendo desenvolvidas no
âmbito de um programa de pesquisa social-ecológica de longa duração, na Serra de
Mantiqueira. Para demais detalhes consulte: Parque Estadual de Campos do Jordão
(PELD-PECJ) LTSER site - Brazil | LTER Campos do Jordão (PELD-PECJ) (https://deims.lter.peld-pecj.ib.unicamp.br/).

Docente
Fabio Papes

O laboratório do Prof. Dr. Fabio Papes possui duas principais linhas de investigação:
(a) Estudo molecular do Sistema Olfativo:
Neste projeto, o laboratório pretende compreender as bases moleculares do sistema sensorial mais primitivo encontrado em animais, o Sistema Olfativo, utilizando camundongos como animais-modelo e ferramentas de Biologia Molecular. Através de experimentos de manipulação genética (transgenia animal, optogenética, quimiogenética e tracejamento neuronal), o laboratório busca compreender como odores são detectados pelos dois órgãos sensoriais olfativos (epitélio olfativo principal e órgão vomeronasal), como a informação olfativa é transferida para as regiões olfativas do cérebro e como respostas comportamentais são geradas frente aos estímulos químicos. Em especial, o laboratório estuda comportamentos maternal e paternal, além de comportamentos defensivos e sexuais. O time realizou a publicação de inúmeros artigos científicos em periódicos de excelente impacto e possui várias colaborações em pesquisa com instituições no Brasil e no exterior.
(b) Estudo neurobiológico de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas:
O laboratório do Prof. Fabio Papes estuda doenças do espectro autista, buscando compreender a patofisiologia dessas enfermidades, suas bases genéticas e seus mecanismos moleculares, com vistas ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas farmacológicas e genéticas. Através do emprego de modelos celulares in vitro, especialmente aqueles derivados de pacientes, o laboratório emprega métodos de Biologia Molecular para estudar o autismo e seus processos celulares.

O Prof. Fabio Papes é um dos docentes no Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) e do Centro de Química Medicinal (CQMED) da UNICAMP.