Skip to main content

Informações Gerais sobre CPG-GBM

1. Há quanto tempo existe o Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) na UNICAMP ?

O programa foi iniciado em 1980.

2. Quais são as áreas de concentração que esse programa abrange ?

Genética Animal e Evolução: A evolução dos seres vivos é estudada não só a partir de um ponto de vista clássico, como também através de modernas técnicas de biologia molecular. O seqüenciamento de genomas de mitocôndrias de mosca do berne, por exemplo, permitiu traçar a história evolutiva desse parasita do gado. Por outro lado, os estudos em genética humana permitiram identificar mutações relacionadas à surdez, além de diversos genes relacionados ao câncer.

Genética de Microrganismos: Dentre os principais modelos experimentais da genética destacam-se os microrganismos. Alguns deles têm inclusive importância econômica, como é o caso da Xylella fastidiosa. Nesta linha são desenvolvidas pesquisas que buscam entender o funcionamento dos organismos e suas interações com o meio ambiente ao nível molecular. No caso da X. fasdidiosa diversos integrantes do curso de pós-graduação atuaram no projeto de seqüenciamento do genoma, que gerou uma publicação de capa da Nature, uma das mais conceitudas revistas do mundo. Os estudos com essa bactéria ainda continuam, com o objetivo de se encontrar uma solução que preserve os laranjais do ataque dessa bactéria. Existe também estudos que levaram à produção de uma levedura geneticamente modificada que permitirá uma grande economia no processo de produção do álcool.

Genética Vegetal e Melhoramento: Dentre as pesquisas desta área destaca-se a biotecnologia vegetal. Por um lado há o desenvolvimento de projetos genoma, como o da cana-de-açúcar, que identificam milhares de genes do organismo. A continuidade são os projetos genoma funcional, que permitem identificar quais são as funções dos genes. Finalmente, há a produção de plantas transgênicas com características agronômicas interessantes. Uma vertente da biotecnologia vegetal é a produção de plantas de milho que acumulam fármacos. Os pesquisadores do programa já patentearam plantas que produzem hormônio de crescimento vegetal. Por outro lado, há uma forte tradição na pesquisa de marcadores moleculares, que auxiliam na produção de novas variedades, mais produtivas e resistente a pragas, sem o envolvimento da transgenia.

Microbiologia: Diversos microrganismos e vírus causam doenças em seres humanos e outros seres vivos de importância econômica. Os professores desta linha pesquisam os mecanismos de virulência dos microrganismos e vírus, a fim de aportar conhecimento que auxiliem na prevenção das enfermidades, como é o caso de produção de vacinas contra a salmonela.

Imunologia: Os seres vivos desencadeiam uma série de defesas em resposta ao ataque de parasitas e agentes infecciosos. O estudo das reações do sistema imune é fundamental para a compreensão das formas de resistência aos patógenos humanos, como Trypanosoma cruzi e Paracoccidioides brasiliensis. Da mesma forma, as pesquisas desta linha também atuam na identificação de mecanismos de defesa contra patógenos de plantas como a batata e a laranja. Uma outra linha de pesquisa trata das doenças autoimunes em seres humanos.

3. Quais são os principais temas pesquisados no PPG-GBM?

Os temas pesquisados estão descritos nas áreas de pesquisa de cada docente do programa.

4. Basicamente, o que aprenderá um aluno que fizer este curso ?

O aluno terá um forte embasamento em genética molecular e diversos aspectos correlatos. Essencialmente ele entenderá a natureza do gene e como utilizar as metodologias de biologia molecular e engenharia genética para aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento dos organismos, bem como formas de manipulá-los. Dependendo da área que escolher, poderá aprender a produzir vacinas, plantas transgênicas com caracteristicas agronômicas relevantes ou que produzam medicamentos, como identificar genes através de projetos genoma

5. Há algum projeto ou pesquisa que esteja em evidência atualmente ?

Existem diversos projetos em evidência. Um deles trata da produção de levedura utilizada na fermentação de etanol. Normalmente, após a fermentação é necessário centrifugar as leveduras para separá-las do caldo fermentado. A levedura produzida na Unicamp percebe quando já é hora de parar a fermentação e automaticamente sedimenta-se no fundo das dornas de fermentação, reduzindo assim os gastos de energia com a centrifugação. Um segundo trata da produção de um kit de diagnóstico de DNA que permite identificar mutações em recém-nascidos que causam surdez. Um terceiro é a produção de hormônio de crescimento humano em sementes de milho transgênico, barateando enormemente os custos de produção.

6. Há descobertas recente feitas pelos alunos do PPG-GBM ?

Sim, as leveduras que sedimentam automaticamente, o kit de detecção de mutações que causam surdez e as plantas transgênicas que produzem hormônios são recentes. Um outro aluno descobriu uma proteína que combate um parasita que causa enormes perdas nas granjas de galinha.

7. Qual é a importância dessa área, dentro e fora do Brasil ?

A genética tem permitido um aprofundamento sem precedentes quanto ao entendimento dos processos que ocorrem nos seres vivos. Graças a ela tem sido possível compreender as causas de diversas doenças de seres humanos, plantas e outros animais. Da mesma forma, a genética permite identificar genes que estão associados a características benéficas, como maior produtividade ou resistência a patógenos em plantas e animais. Por outro lado, os estudos de evolução permitem um maior conhecimento da história das espécies.

O conhecimento acerca do código genético é uma das prioridades na maioria dos países, conseqüência não só do imenso potencial como também dos resultados obtidos até agora.

8. Qual é o mercado de trabalho mais procurado pelos estudantes que se formam nesta área ?

Parte encontra emprego em instituições de pesquisa e ensino, e parte em empresas que desenvolvem produtos na área de genética e biotecnologia agrícola, animal ou de microrganismos. Por sinal, essa área tem tido um crescimento notável nos últimos anos.

9. Graduados em quais áreas podem fazer esta Pós-graduação ?

Normalmente temos alunos de ciências biológicas, medicina, agronômica e farmácia, mas graduados em qualquer área podem prestar o exame de admissão. Aqueles que vêm de áreas das ciências exatas têm muita dificuldade para aprovação no exame de admissão, que exige conhecimentos aprofundados em genética. Nesses casos é altamente recomendável um estágio em um laboratório de uma das áreas do curso.

10. O PPG-GBM da Unicamp oferece algum diferencial com relação ao de outras universidades ?

A Unicamp destaca-se das demais universidades pela elevada proporção de alunos de pós-graduação no seu corpo discente: existe um aluno de pós para cada aluno de graduação, criando um ambiente científico efervescente. Esse ambiente repercute no número de patentes depositadas pela universidade, que é o maior dentre todas as universidades. Assim, o programa da pós-graduação em genética e biologia molecular, que é o maior do Brasil, prima por ter docentes da mais alta qualificação e produtividade, cujos projetos de pesquisa são financiados por diversas entidades estatais e empresas privadas.

Graças a essa conjunção de fatores o pós-graduando tem assegurada uma formação sólida, de nível comparável às boas universidades internacionais.