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Disciplinas - 1º Semestre/2019

NA009 - NEUROANATOMIA FUNCIONAL BÁSICA – TURMA MJM

Créditos: 8
Horário: Quartas-feiras  das 08:00  às   11:00  - INICIO DA AULAS 13/03/2019 às 9 horas
Local/Sala: IB-09, Prédio da CPG-IB, Bloco O, 2o. andar
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 25/02/2019 a 29/06/2019)
Vagas: 12
Mínimo de alunos: 5
Responsável: Maria Julia Marques
Estudantes especiais: Não aceita


PROGRAMA:

Organização macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso Central. Localização macro e microscópica das principais estruturas e vias envolvidas nas funções motoras, sensitivas e motivacionais

 

CRONOGRAMA:

Apresentação da Disciplina. Distribuição de seminários e temas para Prova Prática.

Discussão de capítulos do livro Principles of Neurosciences. Erik Kandel.

Introdução ao estudo da anatomia microscópica do Sistema Nervoso. Orientação e preparação de seminários.

Grandes Vias aferentes, eferentes, trigeminais. Trajeto e função. Formação Reticular. Tálamo. Cerebelo. Nucleos da Base. Córtex cerebral. Sistema Límbico.

 

BIBLIOGRAFIA:

.Kandel E, Schwartz JH, Jessell TM. Principles of Neural Science. Applenton & Lange ed. 2002.

.Nolte J. The human brain. An introduction to its functional anatomy. Mosby ed. 2004.

.Young PA, Young PH. Basic clinical Neuroanatomy. Williams & Wilkins ed. 1997.

.Leitura de artigos recentes retirados de periódicos da área de Neurobiologia e Neurociências.

. Angelo Machado. Neuroanatomia Funcional. 3 Ed. 2014. Atheneu.

.Marques MJ & Queiroz LS. 2008. Atlas básico de neuroanatomia humana. http://www.ib.unicamp.br

 

NC716 - BIOLOGIA CELULAR – TURMA LBL

Créditos: 6
Horário: Sextas-feiras  das 08:00  às  12:00 - INICIO DAS AULAS 01/03/2019
Local/Sala: IB-06, Prédio da CPG-IB, Bloco O, 1o. andar
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 25/02/2019 a 29/06/2019)
Vagas: 15
Mínimo de alunos: 4
Responsável: Luciana Bolsoni Lourenço
Colaboradores: Shirlei Maria Recco Pimentel, Edson Rosa Pimentel, Aline Mara dos Santos e Cristina Pontes Vicente
Estudantes especiais: Não aceita

 

PROGRAMA:

Biomembranas. Envoltório nuclear. Cromatina e cromossomos. Nucléolo. Ribossomos/síntese proteica. Retículo Endoplasmático. Complexo de Golgi. Sistema endossômico-lisossômico. Citoesqueleto. Mitocôndria. Cloroplasto. Peroxissomo. Matriz extracelular. Ciclo celular. Meiose.

 

BIBLIOGRAFIA:

.Alberts B et al., 2015. Molecular Biology of the Cell. Editora Garland Science. New York & London, 6a. ed., 1342 pp.

.Carvalho HF & Recco-Pimentel SM, 2013. A Célula. Editora Manole, 3a. ed., São Paulo, SP.

Artigos científicos diversos publicados em periódicos.

 

NH025 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA TECIDUAL ANIMAL – TURMA CBB

Obs.: A matrícula na disciplina está sujeita à aprovação pelo Professor responsável

Créditos: 6
Horário: Segundas-feiras   das 14:  às  16:00
Local/Sala:
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 18/03/2019 a 24/06/2019)
Vagas: 5
Mínimo de alunos: 1
Responsável: Carla Beatriz Collares Buzato
Estudantes especiais: Não aceita


PROGRAMA:

Objetivos da disciplina:

  • Introdução aos fundamentos da Biologia Tecidual.
  • Reconhecimento dos tecidos fundamentais, das células e estruturas que os compõem.
  • Estimular a capacidade analítica do estudante para desenvolver o raciocínio dedutivo na compreensão da relação entre a organização (estrutura e constituição) de células e tecidos, com a função resultante.
  • Desenvolvimento de estratégias e métodos didáticos para o ensino de Biologia Tecidual em cursos da área biológica e biomédica.
  • Organização de programa de aulas. Elaboração de roteiros teóricos e práticos. Seleção, desenvolvimento e aplicação de materiais e estratégias pedagógicos para aulas teóricas e práticas.
  • Elaboração de material para aplicação de provas teóricas e práticas e estabelecimento de critérios avaliativos. Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD).
  • Acompanhar, com supervisão do professor responsável, disciplina de graduação em Biologia Tecidual.


Método de Avaliação de desempenho do aluno:

  • Através da avaliação de sua participação em sala de aula, de seu rendimento e comprometimento nas sessões de revisão e discussão dos preparados histológicos junto ao professor supervisor, no acompanhamento das atividades de captura de imagens e elaboração de exercícios, e no seu envolvimento nas aulas práticas e nos plantões de dúvidas organizados pelo pós-graduando.

 

CRONOGRAMA:
Data  Horário  Atividades

18/03  14:00  Fatos e artefatos. Interpretação de imagem e imagem correlativa 2D/3D - Planos de Corte

                         Exercício I
25/03  14:00  Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD).
01/04  14:00  Biologia do Tecido Epitelial I
                         Exercício II
08/04  14:00  Biologia do Tecido Epitelial II
                         Exercício III
15/04  14:00  Biologia do Tecido Conjuntivo I – Matriz Extracelular
                         Exercício IV
22/04  14:00  Biologia do Tecido Conjuntivo II – Células
                         Exercício V
29/04  14:00  Biologia do Tecido Cartilaginoso
                         Exercício VI
06/05  14:00  Métodos de Avaliação teórico-prática I
13/05  14:00  Biologia do Tecido Ósseo
                         Exercício VII
20/05  14:00  Biologia do Tecido Neural
                         Exercício VIII
27/05  14:00  Biologia do Tecido Muscular
                         Exercício IX
03/06  14:00  Biologia do Tecido Sanguíneo e Linfóide
                         Exercício X
10/06  14:00  Histofisiologia do Sistema Circulatório
                         Exercício XI
17/06  14:00  Revisão/Elaboração de Roteiros Práticos
                         Exercício XII
24/06  14:00  Métodos de Avaliação teórico-prática II

 

BIBLIOGRAFIA:

  • JUNQUEIRA LCU & CARNEIRO J, 2017. Histologia Básica, 13a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • YAMADA, A.T.; JOAZEIRO, P.P.; PEREIRA, L.A.V.; CONSONNI, S.R. Biologia tecidual: um guia ao microscópio [eBook], 1ª edição, Campinas, SP: CEDET, 2016. Disponível em http://www.biologiatecidual.com.br
  • GARTNER LP & HYATT JL, 2017. Tratado de Histologia em cores, 4a. ed., Editora Saunders Elsevier.
  • KIERSZENBAUM, A.L.; TRES, L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.
  • ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia Texto e Atlas-Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2016.
  • WHEATER PR, BURKITT HG, YOUNG B & HEATH JW, 2007. Histologia Funcional: atlas e texto, 5a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • CARVALHO HF & COLLARES-BUZATO CB, 2005. Células: uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, Barueri, SP.
  • GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas Colorido de Histologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.

 

NH025 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA TECIDUAL ANIMAL – TURMA SRC

Créditos: 6
Horário: Segundas-feiras   das 16:00   às  18:00
Local/Sala:
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 25/02/2019 a 29/06/2019)
Vagas: 5
Mínimo de alunos: 1
Responsável: Sílvio Roberto Consonni
Estudantes especiais: Não aceita

 

PROGRAMA:

Desenvolvimento de estratégias e métodos didáticos para o ensino de fundamentos de biologia tecidual (tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e neural) de mamíferos, em cursos da área biológica e biomédica. Organização de programa de aulas. Elaboração de roteiros teóricos e práticos. Seleção, desenvolvimento e aplicação de materiais e estratégias pedagógicos para aulas teóricas e práticas. Elaboração do material para aplicação de provas teóricas e práticas e estabelecimento de critérios avaliativos. Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD). Acompanhar, com supervisão do professor responsável, disciplina de graduação em fundamentos de biologia tecidual.


CRONOGRAMA:
Aula 1 - Abertura e objetivos da disciplina;
Aula 2 - Biologia do Tecido Epitelial de Revestimento
Aula 3 - Biologia do Tecido Epitelial Glandular
Aula 4 - Biologia do Tecido Conjuntivo: propriamente dito e adiposo
Aula 5 - Biologia do Tecido Conjuntivo: cartilaginoso
Aula 6 - Biologia do Tecido Conjuntivo: ósseo
Aula 7 - Biologia do Tecido Conjuntivo: sangue e hemopoese
Aula 8 - Biologia do Tecido Conjuntivo: linfoide
Aula 9 - Biologia do Tecido Muscular
Aula 10 - Biologia do Tecido Nervoso
Aula 11 - Biologia do Tecido Cardiovascular
Aula 12 - Metodologia de ensino ativo e avaliação



BIBLIOGRAFIA:
• JUNQUEIRA LCU & CARNEIRO J, 2017. Histologia Básica, 13a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.

  • YAMADA, A.T.; JOAZEIRO, P.P.; PEREIRA, L.A.V.; CONSONNI, S.R. Biologia tecidual: um guia ao microscópio [eBook], 1ª edição, Campinas, SP: CEDET, 2016. Disponível em http://www.biologiatecidual.com.br
  • GARTNER LP & HYATT JL, 2007. Tratado de Histologia em cores, 3a. ed., Editora Saunders Elsevier.
  • KIERSZENBAUM, A.L.; TRES, L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.
  • ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia Texto e Atlas-Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2016.
  • WHEATER PR, BURKITT HG, YOUNG B & HEATH JW, 2007. Histologia Funcional: atlas e texto, 5a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • CARVALHO HF & COLLARES-BUZATO CB, 2005. Células: uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, Barueri, SP.
  • GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas Colorido de Histologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.

 

NH026 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA TECIDUAL ANIMAL:ÓRGÃOS E SISTEMAS – TURMA SRC

Créditos: 6
Horário: Terças-feiras   das  14:00  às  18:00
Local/Sala:
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 25/02/2019 a 29/06/2019)
Vagas: 5
Mínimo de alunos: 1
Responsável: Sílvio Roberto Consonni
Estudantes especiais: Não aceita


PROGRAMA:
Desenvolvimento de estratégias e métodos didáticos para o ensino de biologia tecidual e suas interações para constituição de órgãos e sistemas humanos e de outros mamíferos, em cursos da área biológica e biomédica. Organização de programa de aulas. Elaboração de roteiros teóricos e práticos. Seleção, desenvolvimento e aplicação de materiais e estratégias pedagógicos para aulas teóricas e práticas. Elaboração do material para aplicação de provas teóricas e práticas e estabelecimento de critérios avaliativos. Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD). Acompanhar, com supervisão do professor responsável, disciplina de graduação em biologia tecidual de órgãos e sistemas.

 
CRONOGRAMA:
Aula 1 - Abertura e objetivos da disciplina;
Aula 2 - Biologia Tecidual do Sistema Respiratório
Aula 3 - Biologia Tecidual do Sistema Digestório: boca, esôfago e estômago
Aula 4 - Biologia Tecidual do Sistema Digestório: intestinos
Aula 5 - Biologia Tecidual do Sistema Digestório: glândulas anexas
Aula 6 - Biologia Tecidual do Sistema Endócrino: hipófise e pineal
Aula 7 - Biologia Tecidual do Sistema Endócrino: tireoide, pâncreas endócrino e adrenal
Aula 8 - Biologia Tecidual do Sistema Urinário
Aula 9 - Biologia Tecidual do Sistema Reprodutor Masculino
Aula 10 - Biologia Tecidual do Sistema Reprodutor Feminino: ovário e tuba uterina
Aula 11 - Biologia Tecidual do Sistema Reprodutor Feminino: útero, vagina, glândula mamária
Aula 12 - Metodologia de ensino ativo e avaliação



BIBLIOGRAFIA:
• JUNQUEIRA LCU & CARNEIRO J, 2017.  Histologia Básica, 13a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.

  • YAMADA, A.T.; JOAZEIRO, P.P.; PEREIRA, L.A.V.; CONSONNI, S.R. Biologia tecidual: um guia ao microscópio [eBook], 1ª edição, Campinas, SP: CEDET, 2016. Disponível em http://www.biologiatecidual.com.br
  • GARTNER LP & HYATT JL, 2007. Tratado de Histologia em cores, 3a. ed., Editora Saunders Elsevier.
  • KIERSZENBAUM, A.L.; TRES, L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.
  • ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia Texto e Atlas-Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2016.
  • WHEATER PR, BURKITT HG, YOUNG B & HEATH JW, 2007. Histologia Funcional: atlas e texto, 5a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • CARVALHO HF & COLLARES-BUZATO CB, 2005. Células: uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, Barueri, SP.
  • GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas Colorido de Histologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.

 

NH026 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA TECIDUAL ANIMAL:ÓRGÃOS E SISTEMAS – TURMA CBB

Obs.: A matrícula na disciplina está sujeita à aprovação pelo Professor responsável

Créditos: 6
Horário: Quintas-feiras   das  08:00  às   12:00
Local/Sala:
Período de oferecimento: Todo o 1º semestre (de 07/03/2019 a 27/06/2019)
Vagas: 5
Mínimo de alunos: 1
Responsável: Carla Beatriz Collares Buzato
Estudantes especiais: Não aceita

 

PROGRAMA:

Objetivos da disciplina:

  • Desenvolvimento de estratégias e métodos didáticos para o ensino de biologia tecidual e suas interações para constituição de órgãos e sistemas humanos e de outros mamíferos.
  • Organização de programa de aulas e elaboração de roteiros teóricos e práticos.
  • Seleção, desenvolvimento e aplicação de materiais e estratégias pedagógicas para aulas teóricas e práticas.
  • Elaboração do material para aplicação de provas teóricas e práticas e estabelecimento de critérios avaliativos.
  • Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD).
  • Acompanhar, com supervisão do professor responsável, disciplina de graduação em histofisiologia de órgãos e sistemas.

Método de Avaliação de desempenho do aluno:

  • Através da avaliação de sua participação em sala de aula, de seu rendimento e comprometimento nas sessões de revisão e discussão dos preparados histológicos junto ao professor responsável, no acompanhamento das atividades de captura de imagens e elaboração de exercícios, e no seu envolvimento nas aulas práticas e nos plantões de dúvidas organizados pelo pós-graduando.


CRONOGRAMA:
Data Horário Atividades

07/03  08:00  Revisão da estrutura e funções dos Tecidos Biológicos
14/03  08:00  Princípios de Organização Tecidual
21/03  08:00  Histofisiologia do Sistema Circulatório
28/03  08:00  Histofisiologia do Sistema Respiratório
04/04  08:00  Histofisiologia do Sistema Renal
11/04  08:00  Histofisiologia do Sistema Digestório I: Tubo Digestório
25/04  08:00  Histofisiologia do Sistema Digestório II: Glândulas Anexas
02/05  08:00  Métodos de Avaliação teórico-prática I
09/05  08:00  Histofisiologia do Sistema Endócrino
16/05  08:00  Histofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino I
23/05  08:00  Histofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino II
30/05  08:00  Histofisiologia do Sistema Reprodutor Masculino
06/06  08:00  Preparação de material didático para estudos em ambiente de Ensino à Distância (EAD)
13/06  08:00  Revisão/Elaboração de Roteiros Práticos
27/06  08:00  Métodos de Avaliação teórico-prática II

 

BIBLIOGRAFIA:

  • JUNQUEIRA LCU & CARNEIRO J, 2017.  Histologia Básica, 13a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • YAMADA, A.T.; JOAZEIRO, P.P.; PEREIRA, L.A.V.; CONSONNI, S.R. Biologia tecidual: um guia ao microscópio [eBook], 1ª edição, Campinas, SP: CEDET, 2016. Disponível em http://www.biologiatecidual.com.br
  • GARTNER LP & HYATT JL, 2007. Tratado de Histologia em cores, 3a. ed., Editora Saunders Elsevier.
  • KIERSZENBAUM, A.L.; TRES, L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2016.
  • ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia Texto e Atlas-Correlações com Biologia Celular e Molecular, 7ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2016.
  • WHEATER PR, BURKITT HG, YOUNG B & HEATH JW, 2007. Histologia Funcional: atlas e texto, 5a. ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ.
  • CARVALHO HF & COLLARES-BUZATO CB, 2005. Células: uma abordagem multidisciplinar. Editora Manole, Barueri, SP.
  • GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Atlas Colorido de Histologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.