Pular para o conteúdo principal

Disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2017

BN001 - Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia - Tema I - Turma: DK

Créditos: 8
Horário: 8h às 18h
Dias de oferecimento: 31/08 a 21/12 (aulas presenciais)
Local: IB05, 1º andar do Prédio da Pós-Graduação
Vagas: 20
Professores: Dora Kassisse (Responsável) e Vera Solferini

Ementa: Abordagem problematizadora. Conceitos e aplicações. Origem da vida e célula. Teorias da origem. Procariotos x ucariotos. Organismos pluricelulares. Diferenciação e diversidade dos tecidos e órgãos. Integração de funções dos sistemas orgânicos, com ênfase no corpo humano. Educação e saúde: doenças infecciosas e parasitárias humanas.

Bibliografia: Bibliografia: ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; POBER, J.S. Imunologia Celular e Molecular. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 Advances in Physiology Education. Published by American Physiological Society (http://advan.physiology.org). AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2012, 1352 p. ALBERTS, B, JOHNSON, A., LEWIS, J.,RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 5a. Ed., ARTMED, 2010, 1396p. ALBERTS, B; BRAY, D; HOPKIN, K; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K., WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular - 3ª Ed., ARTMED, 2011, 864p. AXEN Kenneth and AXEN Kathleen, Physiology Coloring Workbook. 1st Ed. Princeton Review, 1999, 224 p. BARRETT, K. E. et al. Fisiologia médica de Ganon. 24. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 768p. Comprehensive Physiology. Published by American Physiological Society. (http://www.the-aps.org/mm/publications/journals/compphys). DANGELO, J. G. e FATTINI C: Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar . Atheneu, 3° edição, 2007. Última Edição. Característica única: mais de 1000 ilustrações. DE ROBERTIS, E.M.F. & HIB, J.Biologia Celular e Molecular. 16ª Ed. Guanabara e Koogan, 2014, 372p. DOAN, T. et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. 334p. DRAKE, Richard L.; MITCHELL, Adam W. M.; VOGL, A. Wayne. Gray's - Anatomia Básica. Editora Elsevier. 2013 GARTNER, L.P. & HIATT,J.L.Tratado de Histologia em cores. 3ª. Ed. Guanabara Koogan, 2007, 456p. GRAYS. Anatomia para Estudantes. 3ª edição. Editora: Elsevier, 2015, 1192 p. JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 364p. JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica – Texto e Atlas. 12ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 524p. KIERSZENBAUM, A.L. Histologia e Biologia Celular. Uma introdução à patologia. 3ª. Ed. Elsevier Editora Ltda. 2012, 677p. KINDT, T. J.; GOLDSBY, R. A.; OSBORNE, B. A. Imunologia de Kuby. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 704p. Última Edição. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. Edusp, 2004. MURPHY, K. Imunobiologia de Janeway. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014 PARHAM, Peter. O sistema imune. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011, 608p. SILBERNAGL, Stephan and DESPOPOULOS, Agamenon. Color Atlas of Physiology. 6th Ed. New York: Thieme Medical Publishers, 2009, 441 p. TORTORA, Gerard J. e DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Editora Artmed. 2012. 8° edição WIDMAIER et al. Vander. Fisiologia Humana: os mecanismos das funções corporais. 12ª Ed. Guanabara Koogan, 2013, 774p. 

 

 

BN004 - Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - Turma: EG

Créditos: 2
Horário: 8h às 18h
Dias de oferecimento: 03/08 e 10/08 (aulas presenciais)
Local: IB05, 1º andar do Prédio da Pós-Graduação
Vagas: 20
Professores: Eduardo Galembeck (Responsável) e Fabio Papes

Ementa: O ambiente virtual de aprendizagem e seus recursos – o MOODLE. Navegação virtual para acesso aos materiais multimidiáticos e atividades do curso. Participação em fóruns e outras ferramentas interativas. Envio e recebimento de mensagens individuais e coletivas. Postagem de materiais e atividades online.

Bibliografia: FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 55-65, jan-abr 2009. SANTOS, Mariana Fernandes dos. A construção da autonomia do sujeito aprendiz no contexto da EaD. Revista Brasileira de aprendizagem aberta a distância, v. 14, p. 21-35, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/2015/02_a%20construcao_da_%20autonomi a_do_sujeito_aprendiz.pdf . Acesso em: 07 fev. 2016.

 

 

BN005 - Metodologia de Pesquisa - Turma: FM

Créditos: 2
Horário: 8h às 18h
Dias de oferecimento: 17/08 e 24/08 (aulas presenciais)
Local: IB05, 1º andar do Prédio da Pós-Graduação
Vagas: 20
Professores: Fernando R. Martins (Responsável) e Marcelo Menossi

Ementa: Ciência e produção de conhecimento em educação. Método científico. Etapas metodológicas e técnicas de pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa e seus respectivos métodos relatórios de pesquisa. A ética na pesquisa em educação.

Bibliografia: ALBERTS, Bruce. Redefining Science Education. Science v. 323, Jan. 2009, p. 437. ALBERTS, Bruce. An Education that inspires. Science v. 330, Out. 2010, p. 427. ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 987. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. EITERER, Carmem Lúcia ; MEDEIROS, Zulmira. Metodologia de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. 48p. DE MEIS, Leopoldo. Ciência, Educação e o conflito humano-tecnológico. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2002 FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (1ª edição em inglês: 1998). FRAZZON, Lúcia M. O compromisso da universidade com a formação continuada do professor. Roteiro. Joaçaba. v. XXVI, n. 46, p. 81-91, Jul/ Dez, 2001. SOARES, Adriana Gonçalves; COUTINHO, Francisco Ângelo. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol.9 No 2, 2009 VON ZANTEN, Agnes. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Florianópolis, Perspectiva, v. 22, n. 01, p. 25-45, jan./jun. 2004.