Equipamentos

1- Microscópio Eletrônico de Transmissão Tecnai G2 Spirit BioTWIN

Fabricante: FEI Company

Descrição: Equipamento de uso geral, mas é especificamente adequado a amostras de baixo contraste, já que possui lentes projetadas para otimizar baixo contraste. Além de imagens 2D, produz imagens em 3D, através de sistema automatizado. É operado à tensão de 20 a 120Kv, com filamento de hexaboreto de lantânio (LaB6). Equipado com a câmera CCD Eagle e software para captura de imagens TEM Imaging and Analysis, ambos da FEI.

Aplicações: Destinado à análise de ultraestrutura de materiais biológicos, seccionados ou particulados, bem como outros materiais, além de reconstrução tridimensional.

 

2 - Microscópio Eletrônico de Transmissão LEO 906

Fabricante: Carl Zeiss

Descrição: Equipamento ajustado a amostras biológicas, além de outros materiais. Opera com tensão entre 40 a 100 Kv, com filamento de tungstênio. Equipado com a câmera CCD Morada e software de captura de imagens iTEM, ambos da Olympus.

Aplicações: Destinado à análise de ultraestrutura de materiais biológicos, seccionados ou particulados, bem como outros materiais.

 

3- Microscópio Eletrônico de Varredura JSM 5800LV

Fabricante: Jeol

Descrição: Possui detectores para elétrons primários (BEI) e secundários (SEI), e pode ser operado em alto ou baixo vácuo. Tensão variável de 0,3 a 30 Kv, com filamento de tungstênio. Possui o sistema de captura de imagens SemAfore 5.21.

Aplicações: Destinado à análise de superfície de amostras biológicas, bem como de outros materiais.

 

4- Knifemaker Leica EMKMR2

Fabricante: Leica

Descrição: Produz navalhas de vidro a partir de barras de 6,4, 8 e 10 mm, utilizando o método de quebra balanceada (balanced-break method).

Aplicações: Confecção de navalhas de vidro.

 

5- Ultramicrótomo Ultracut UCT

Fabricante: Leica

Descrição: Possui sistema automatizado para obtenção de cortes ultrafinos, onde espessura, avanço e velocidade de corte são controlados eletronicamente. Pode ser utilizado com navalhas de vidro e de diamante.

Aplicações: Cortes ultrafinos de amostras para microscopia eletrônica de transmissão.

 

6 - Ponto Crítico CPD-030

Fabricante: Balzers

Descrição: Promove a secagem de materiais biológicos, preservando sua estrutura externa, através do ponto crítico de CO2.

Aplicações: Secagem de materiais biológicos para microscopia eletrônica de varredura.

 

7- Sputter Coater SCD-050

Fabricante: Balzers

Descrição: Esse equipamento deposita sobre amostras não condutoras uma fina camada de metal, para que ocorra boa condução de elétrons no microscópio eletrônico de varredura. Em seu sistema é utilizado o gás argônio e o metal utilizado é ouro.

Aplicações: Metalização de materiais não condutores para microscopia eletrônica de varredura.

 

8- Evaporador MED 020 Coating System

Fabricante: Bal-tec

Descrição: Promove deposição de camada de carbono sobre materiais para microscopia eletrônica de varredura, bem como para grades utilizadas em microscopia eletrônica de transmissão, através de sistema de evaporação de carbono.

Aplicações: Utilizado para materiais não condutores para microscopia eletrônica de varredura e grades para microscopia eletrônica de transmissão.