Regras para utilização dos MB’s

Regras para utilização dos MB’s

 

  1. Sobre as Reservas de Salas

As reservas devem ser feitas pelo professor ou funcionário do setor, através da INTRANET do IB, clicando em “reserva de salas” > MB-0X > Dia que deseja utilizar > Horário que irá utilizar. É importante o preenchimento correto das informações, como a disciplina, o nome do docente responsável e a finalidade da reserva.

 

 

Para o bom funcionamento do local, pedimos que não sejam feitas reservas de salas que não serão utilizadas, ou em horários errados. Estes procedimentos impossibilitam o uso do local por outras pessoas.

 

Não será permitida a utilização do local sem reserva e aprovação prévia.

 

  1. Sobre as chaves do Local

 

As chaves dos laboratórios didáticos serão fornecidas pelos funcionários dos MB’s, de acordo com a reserva realizada.

 

Para uso do local no horário de almoço e jantar, as chaves devem ser retiradas até às 12:00h ou 18:00h, respectivamente. Após estes horários, as chaves deverão ser retiradas no Apoio Acadêmico.

 

O uso dos laboratórios só será permitido com o acompanhamento de um professor ou monitor da disciplina, que serão responsáveis pelo laboratório durante o período de utilização.

 

A devolução das chaves pode ser feita no próprio local, a partir das 13:30h ou 19:00h. Após estes horários, as chaves deverão ser entregues no Apoio Acadêmico.

 

  1. Sobre o uso das salas

O molho de chaves recebido pelo responsável contém três chaves.

- A da porta de acesso do professor

- A da porta de acesso dos alunos

- A da caixa de eletrônicos e materiais (“a caixa branca”).

 

A caixa de materiais fica na mesa do professor, e dentro dela, estão os aparelhos de vídeo, som, além de óleo de imersão, papel para limpeza de oculares, controle de projetor e do ar condicionado, canetas para lousa e apagador.

 

Todos estes materiais devem voltar para caixa após o uso e, ao sentir falta de qualquer um deles, o funcionário do local deve ser avisado para reposição.

 

Caso deseje fazer a projeção de lâminas nos televisores, funcionários e professores que não souberem manipular os aparelhos ou tiverem dúvidas quanto à orientação escrita, devem pedir instruções aos funcionários do local. Este procedimento visa evitar quebras ou desregularização dos equipamentos.

 

 

  1. Sobre a organização das salas

Cada sala apresenta microscópios numerados, que devem estar posicionados logo acima de sua numeração, que fica na lateral da mesa. Os microscópios devem permanecer cobertos com uma capa verde escura.

 

As lupas não são numeradas, mas deverão ficar ao centro da mesa, de forma que fiquem no meio das fileiras de microscópios. As lupas devem permanecer cobertas por capa verde-clara.

 

A sala será entregue nesta disposição, e deverá ser devolvida na mesma condição. Caso seja necessária outra organização do laboratório, os técnicos do setor deverão ser contatados com antecedência para que possam ser efetuadas as alterações necessárias.

 

No caso de uso de matérias animais ou vegetais nas salas, eles devem ser retirados ao final das aulas pelos professores ou monitores das disciplinas.

 

Aparelhos quebrados ou com mau funcionamento devem ser comunicados aos funcionários para conserto.

 

Em nenhuma hipótese, os aparelhos poderão ser retirados das suas salas para utilização em outro local.

 

 

  1. Sobre empréstimos

Os empréstimos serão feitos somente mediante autorização da Coordenação de Graduação. Para isso, é necessário enviar um e-mail à Coordenação, especificando a quantidade de aparelhos emprestados, a finalidade e o dia de retirada e devolução.

 

Após a autorização, um e-mail será repassado aos funcionários da Microscopia, que prepararão os aparelhos para retirada.

 

No dia da retirada, será feito o preenchimento de um documento especificando o número de patrimônio e os dados do solicitante.

 

 

*** Lembre-se que os MB´s são laboratórios utilizados por todos, e com isso, a organização do local depende da participação e colaboração dos seus usuários ***