Laboratórios e Linhas de Pesquisa

Laboratório de Genética Animal I
Dra. Ana Maria L. de Azeredo-Espin

Laboratório de Genômica e Expressão
Dr. Gonçalo A. Guimarães Pereira

Laboratório de Genoma Funcional
Dr. Marcelo Menossi

Laboratório de Genética Molecular de Plantas
Dr. Paulo Arruda

Laboratório de Genética, Ecologia e Evolução de Drosófila
Dr. Louis Bernard Klaczko

Laboratório de Diversidade Genética
Dra. Vera Nisaka Solferini

  

Laboratório de Genética Animal I   
O laboratório estuda moscas de importância sanitária, médico-veterinária e entomologia forense, através da análise dos genomas mitocondrial e nuclear das espécies para obtenção de marcadores genético moleculares para caracterizar variabilidade genética, estrutura de população e estabelecer relações filogenéticas. Os estudos envolvem também análise da expressão gênica mitocondrial, análise de resistência genética e estratégias de controle das espécies pragas envolvidas neste grupo de dípteros muscóides. 
 

Laboratório de Genética de Fungos Entomopatogênicos    
O laboratório desenvolve projetos visando o controle biológico de pragas de importância médica, veterinária, agrícola e urbana, usando genética clássica e molecular. Desenvolve, também, projetos com de linhagens de microrganismos simbiontes de insetos como agentes carreadores de genes nefastos ao hospedeiro, de origem natural ou desenvolvidos por técnicas de DNA recombinante. São estudadas as características fisiológicas relacionadas ao processo de patogenicidade, desenvolvendo bioensaios de laboratório e de campo, assim como sua aplicação no ambiente em áreas controladas.
 

Laboratório de Genética Molecular de Plantas 
Desenvolve pesquisas sobre regulação gênica e fisiologia vegetal, identificação de genes, construção de bibliotecas gênicas, sequenciamento de DNA, empregando técnicas de biologia molecular. 
 

Laboratório de Genética, Ecologia e Evolução de Drosófilas     
O objetivo geral do laboratório é transformar D. mediopunctata num modelo experimental para a Genética Ecológica e Evolutiva com vistas a estudos de adaptação e co-adaptação. Diversos aspectos da biologia desta espécie são estudados: o polimorfismo de inversões cromossômicas, o policromatismo, a variação morfológica de vários caracteres, usando métodos biométricos e da Genética Quantitativa. Além disto são estudados fatores ambientais que determinam a distribuição micro-geográfica e a abundância de espécies de mata de Drosophila, com ênfase no grupo tripunctata. 
 

Laboratório de Diversidade Genética     
Desenvolvimento de projetos sobre a caracterização da variabilidade genética em populações naturais. São analisados polimorfismos de isozimas e de DNA e características morfológicas para compreender como a variabilidade está organizada nas diferentes espécies e para a construção de hipóteses filogenéticas. Os resultados são interpretados em conjunto com outras características dos organismos, como a sua distribuição geográfica, comportamento, biologia reprodutiva, etc, para a compreensão de padrões evolutivos.