Nossa História

Nossa  história

O Instituto de Biologia (IB) foi criado em 31 de janeiro de 1967, e em  1969 foi  instalada a Biblioteca do IB, sob a responsabilidade do fundador e professor do curso de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Ernesto Manoel Zink., o qual veio  a falecer em 1971.  Funcionando provisoriamente no edifício ocupado atualmente pela Diretoria Geral da Administração  foi a primeira biblioteca da Unicamp e deu origem à atual Biblioteca Central.

 
   

Fonte: Acervo – SIARQ/UNICAMP
 

Em 21 de setembro de 1974, o atual prédio do  Instituto de Biologia, com 12.000 m²,  foi inaugurado pelo governador de São Paulo, Sr. Laudo Natel e pelo Magnífico Reitor da UNICAMP, Prof. Zeferino Vaz. A Biblioteca foi instalada  onde anteriormente funcionava o Laboratório de  Biologia Celular, ocupando uma área de 523 m². O acesso à Biblioteca era feito  pela Rua Monteiro Lobato e a direção da Biblioteca estava sob a responsabilidade da bibliotecária Anna Gagliardi. A  partir de 1991, a direção ficou a cargo da bibliotecária,  Ana Maria Rabetti.

 

Com o crescimento do acervo bibliográfico e com o avanço  das novas tecnologias, o espaço existente tornou-se inadequado necessitando-se ampliar a área. Sendo assim, uma parte do corredor do Instituto e a sala do Centro Acadêmico foram incorporadas à Biblioteca. Com isso, o acesso principal da Biblioteca foi mudado para a Rua Charles Darwin.

Em 25 de abril de 2011, este local, de 523  m², foi  reformado para acomodar melhor o  acervo de  periódicos que é um dos maiores e melhores dentro da área de Ciências Biológicas e Biomédicas do Estado de São Paulo.  Para viabilizar a reforma dessa área antiga,  o  acervo de livros, o atendimento ao público  e os setores administrativo/técnico, foram transferidos para o novo prédio da Biblioteca. Este novo espaço, de 1068 m²,  além de acomodar melhor as coleções, áreas de pesquisas, de estudo dos usuários  e a área administrativa, possui em seu interior um local para convivência cultural favorecendo o processo de ensino aprendizagem de forma mais prazerosa, expandindo o acesso à cultura,  à cidadania,  e integrando os diversos segmentos da Universidade.

Em 22 de julho de 2011  o novo prédio da Biblioteca do IB foi  oficialmente inaugurado, com a presença da comunidade usuária  e do Magnífico Reitor da UNICAMP, Prof.Dr. Fernando Ferreira Costa;  Profa. Dra.Shirlei Recco Pimentel, Diretora do Instituto de Biologia;  Profa.Dra. Selma Giorgio, Coordenadora da Comissão de Biblioteca do IB; Ana Maria Rabetti, Diretora Técnica da Biblioteca e os funcionários: Beatriz Galiano Dechichi (Profissional para Assuntos  Administrativo); Gustavo Lebre de Marco (Profissional de Apoio Técnico de Serviços), Mariana Ueno (bolsista); Norma Aparecida R. Nogueira (Profissional de Apoio Técnico de Serviços), Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti (Bibliotecário); Sidnei Henrique Simões (Profissional de Apoio Técnico de Serviços; Sílvia Celeste Sálvio (Bibliotecário); Vladmir Bianchini Melin (bolsista) ; Zilda Bueno (Profissional de Apoio Técnico de Serviços). 

 

 

A Biblioteca do Instituto de Biologia (BIBLIB) é uma das 27 bibliotecas setoriais que integram o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). Assim como as demais Bibliotecas da Universidade, presta atendimento de qualidade às demandas impostas pelo desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo aos seus alunos, pesquisadores, professores, funcionários e colaboradores, serviços, recursos e ferramentas de apoio de grande importância para acesso à informação científica e tecnológica.

A Biblioteca IB, em seus 1.591m², oferece aos seus usuários salas de estudo em grupo e individual. Coleta, registra, preserva , dissemina e mantem atualizado  seu acervo de livros, e-books, CDs, DVDs,  teses/dissertações digitais, periódicos impressos e eletrônicos com texto integral.

Está equipada com computadores conectados à rede, cuja configuração é contemplada com a tecnologia sem fio (sistema wireless), permitindo o acesso a sites de pesquisas, indispensáveis para o desenvolvimento da pesquisa científica. Os dispositivos móveis e os efeitos das redes sociais moldam as atividades diárias e as expectativas tanto de usuários quanto dos próprios profissionais que atuam na biblioteca.

Possui um site http://www.ib.unicamp.br/biblioteca/ e Facebook Biblioteca do Instituto de Biologia da Unicamp para divulgação das atividades desenvolvidas pela Biblioteca, notícias atuais e de eventos a serem realizados.

A Direção da Biblioteca é assessorada por um Coordenador da Comissão de Biblioteca, a qual é constituída por docentes  representantes de cada Departamento do IB e dois discentes (alunos de graduação e pós-graduação).

Várias atividades culturais são desenvolvidas, otimizando assim  nosso espaço de convivência cultural e  integrando os usuários de diversos segmentos da Universidade.

Informações sobre seu acervo, consulte o Relatório Gerencial Estatístico -SBU: http://indicadores.bc.unicamp.br/relWeb.php?ano=2016