Projetos de Extensão – Museu de Diversidade Biológica (MDBio)

Biodiversidade Animal: Estilos de Vida:

A exposição permanente “Biodiversidade Animal: Estilos de Vida”, aberta desde 2010, é composta por cinco módulos temáticos, distribuídos nos espaços denominados: Hóspedes e Penetras (uma mini casa humana apresentada como se fosse um mergulho em páginas de um gibi, contendo animais do cotidiano); Cidade das Formigas Saúvas (uma arena de formigas cortadeiras em plena atividade); Sentidos Animais (um mergulho nas sensações auditivas dos sons produzidos pelos animais, com estímulos táteis e visuais também); Vida na Água (aquários de água doce, com animais da bacia amazônica, e marinho, com animais invertebrados e vertebrados de diferentes oceanos); Invertebrados e Vertebrados: Formas e Cores (oferece uma coleção diversificada de animais preservados artisticamente, representantes dos ambientes aquáticos marinhos, manguezal e água doce, e terrestres do Brasil, como o Cerrado e as matas Amazônica e Atlântica). As visitas à exposição podem ser agendadas e acompanhadas por monitores, ou visitas livres no evento Zoologia de Portas Abertas. A instituição de ensino ou grupo de pessoas interessados em agendar uma visita monitorada deve acessar o site do MDBio. Outra opção é buscar a aba Exposição Permanente (na página do Museu no site do IB) e preencher o formulário indicando o dia e horário desejados. Esse formulário é direcionado para o e-mail da Secretaria, que retorna ao interessado confirmando a disponibilidade ou sugerindo outra data. As visitas agendadas podem ocorrer às segundas-feiras das 14h00 às 16h00 ou às terças-feiras das 9h00 às 11h00.

Zoologia de Portas Abertas:

Evento de visitas livres à exposição “Biodiversidade Animal: Estilos de Vida”, em que não há necessidade de agendamento. Ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras:
Na segunda QUINTA-FEIRA de cada mês: das 14h00 às 16h00.
Na quarta QUINTA-FEIRA de cada mês: das 09h00 às 11h00.
Trata-se de uma opção para os que não se encaixam na opção de visita agendada. Esse projeto teve início em 2023 e devido ao sucesso de procura, deve permanecer nos próximos anos.

Para a turma menor o “olhar” para os oceanos aconteceu por meio da história do Bob Esponja, quando as crianças participaram de uma oficina “mão-na-massa”, construindo cada uma seu próprio Bob Esponja, o qual não foi feito de uma esponja animal retirado dos oceanos, nem de uma espuma sintética poluente, mas sim de uma esponja vegetal.

Oficinas Temáticas e Comemorativas:

O MDBio promove oficinas temáticas e comemorativas para assuntos e datas relevantes dentro da sua proposta educativa de extensão universitária. Como exemplo, citamos aqui a oficina de férias em comemoração à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela UNESCO, que acontece entre 2021 e 2030. Assim, encerramos 2023 com a Oficina “Um Mar de Diversão no Museu: Biologia Marinha para Crianças”, ocorrida no dia 12 de dezembro último, que ofereceu vagas para duas turmas: crianças de seis até dez anos, e adolescentes de 11 a 14 anos.

Para a turma de adolescentes, o “mergulho no mar” foi para conhecer o costão rochoso, sua estrutura e os animais que nele habitam, seguido da execução de um jogo que relacionava toda a fauna dos costões, sua importância e interligação com os demais ambientes.  Os participantes das duas turmas visitaram ainda a exposição “Biodiversidade Animal: estilos de vida” conhecendo os animais expostos nas salas “Biodiversidade Animal” e “Vida na Água”, sob a monitoria da equipe experiente de biólogos do Museu.

A procura foi muito grande e todas as vagas foram preenchidas em poucas horas. Veja nas nossas mídias o resultado (@mdbiounicamp).

Zoologia na Escola:

Coleção de espécimes animais, invertebrados e vertebrados, contendo mais de 1.000 exemplares mantidos em via úmida e/ou seca, para fins de empréstimo didático a professores de ciências e biologia. Para mais informação acesse o site ou contacte a Secretaria do MDBio (Telefone 55 (19) 3521-6385/ E-mail: zuecoord@unicamp.br).
Essa coleção é amplamente procurada por professores da rede pública e privada, especialmente para fins educativos, abrilhantando as aulas de ciências e biologia!

Divulgação Científica:

O Museu de Diversidade Biológica-MDBio tem forte compromisso e tradição com a divulgação científica, que são expressos por meio da veiculação de informações científicas e de seus eventos de exposição pelo Instagram (@mdbiounicamp), Facebook e canal do Youtube.
O projeto "Museu de Diversidade Biológica - Zoologia" Virtual é um projeto desenvolvido pela equipe do MDBio durante a pandemia de Covid-19, que oferece conteúdo educativo aberto, on-line, sobre as suas exposições e coleções, apresentando a biodiversidade animal na forma de vídeos, fotos e textos.