Pular para o conteúdo principal

Nº 09/2023 - 29 de setembro de 2023

 
Newsletter Set/2023
Newsletter do IB - 09/2023

 


IB em números - Conheça os indicadores do nosso Instituto

 

Secretaria de Apoio Institucional ao Pesquisador (SAIP)

 

A Secretaria de Apoio Institucional ao Pesquisador (SAIP) é fruto de uma iniciativa pioneira do Instituto de Biologia. O IB, ao lado do IQ, foram os primeiros Institutos a criarem um setor próprio responsável pela gestão e execução orçamentária de auxílios à pesquisa FAPESP e CNPq. 

Com mais de dez anos de experiência, o SAIP é responsável por apoiar os professores e pesquisadores do IB, gerenciando administrativa, financeira e operacionalmente as pesquisas, projetos científicos e tecnológicos do nosso Instituto. 

 

Indicadores SAIP

Projetos Administrados: 86

Usuários: 78

R$ dos projetos em andamento: 52 milhões

R$ de RTI iniciando em outubro: 2.6 milhões

EMUs vigentes: 11

EMUs finalizados: 07

Total de compras realizadas em 2023 (janeiro a setembro): 451

 


Professor do IB toma posse como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

 

O Professor Titular do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB, Everardo Magalhães Carneiro, tomou posse como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo – Aciesp no dia 14 de setembro. O mandato é vitalício e uma das principais atribuições será pautar o direcionamento da pesquisa científica no Estado e organizar debates em torno de temas ligados à política técnico-científica.

Outras duas representantes da Unicamp tomaram posse como membros titulares, a Professora Ana Maria Fonseca de Almeida (FE/UNICAMP) e a Pesquisadora Cristiana Simão Seixas (NEPAM/UNICAMP). Na visão do Professor Everardo, a Aciesp representa a potência científica do Estado de São Paulo. Para ele, "cada novo membro que entra sinaliza para nossa sociedade uma continuidade do trabalho das e dos cientistas em prol do desenvolvimento de nosso povo nas diferentes áreas do conhecimento".

Leia a reportagem do Portal da Unicamp na Íntegra

 

 


IB lança Edital para seleção de Bolsistas para o Programa de Pesquisador de Pós-doutorado da Unicamp

 

O Instituto de Biologia torna público o edital de abertura do processo de avaliação e seleção de bolsistas para o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da UNICAMP. O Edital prevê o oferecimento de 06 (seis) bolsas PPPD, sendo 01 (uma) destinada exclusivamente para candidato preto, pardo ou indígena (PPI), com duração de 12 meses, renováveis por mais 12 meses.

A bolsa PPPD se destina ao desenvolvimento e realização em dedicação integral de Projeto de Pós-Doutorado que deverá abranger projeto de pesquisa e plano de atividade didática.

As inscrições estão abertas de 01 a 31 de outubro de 2023. Os(as) interessados(as) deverão encaminhar a documentação exigida no edital para o e-mail atuib@unicamp.br (assunto: “Bolsa PPPD”). 

 

Pré-requisitos:

- Ter obtido o título de Doutor há menos de 10 anos (incluindo a data final de inscrição) - eventuais períodos de gestação e amamentação, desde que devidamente comprovados, serão descontados desse período de titulação;

- Apresentação de declaração formal de não ter qualquer vínculo empregatício ou bolsa de outra agência de fomento estatal ou privada.

Acesse o Edital

Anexo I

Anexo II

Anexo III

 


Prêmio Inventores Inova 2023 - 05 inventores do IB contemplados

 

O Instituto de Biologia teve 05 inventores contemplados na edição de 2023 do Prêmio Inventores da Inova. Na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, foram contemplados os(as) professores(as) Clarice Weis Arns, Eduardo Galembeck e Marcelo Menossi Teixeira. Já na aategoria Patente Depositada, foram contemplados os Professores Clarice Weis Arns, Marcelo Menossi Teixeira e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, e o Servidor Marcelo Falsarella Carazzolle.

A Inova promove anualmente o Prêmio Inventores, que visa reconhecer esforços de inventores de uma propriedade intelectual da Unicamp engajados no fomento à inovação e empreendedorismo. A edição de 2023 premiou 82 pesquisadores em 04 categorias: Tecnologia Licenciada; Spin-off Acadêmica; Tecnologia Absorvida no Mercado; e Patente Depositada.

Veja a lista dos homenageados na Edição de 2023. 

 


CEPID-OCRC, do IB, abre suas portas para o Programa UniversIDADE

 

O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (CEPID-OCRC) do IB promoveu, no dia 1º de setembro, a Oficina Conhecendo um laboratório de pesquisa. A atividade faz parte do curso “Ciências, Fake News e Saúde, do Programa UniversIDADE.

Na ocasião, alunas de doutorado do OCRC promoveram as oficinas Classificação de Alimentos; Você Cientista; Microscópio e Criostato; e Câmera Termográfica. O curso "Ciência, Fake News e Saúde" é coordenador pelas biólogas Fabiana Kuhne e Emerielle Vanzela, do IB, e pela nutricionista Maria Eduarda Martelli.

Acesse a Galeria de Imagens

 


Alunos do IB são reconhecidos pela Câmara Municipal de Campinas por estudo que mostra aumento na média das temperaturas na cidade

 

Os alunos de doutorado do IB, Bruna Hornink (PPG-BV) e Rômulo Celestino Souza (PPG-ECO), receberam reconhecimento da Câmara Municipal de Campinas por suas contribuições em estudo que mostra o aumento na média das temperaturas máximas na cidade de Campinas nos últimos 34 anos.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador do Cepagri, Dr. David Lapola, e contou com a participação de alunos de doutorado do IB e do IG. O trabalho mostra a cidade de Campinas registrou aumento de 1,2 ºC na média das temperaturas máximas no período entre 1989 e 2022, evidenciando que a região já está sob efeito do aquecimento global provocado pelas mudanças climáticas.

Bruna Hornink e Rômulo Celestino Souza são orientados, respectivamente, pelos professores do IB, Peter Groenendijk e Laszlo Nagy.

 Leia a reportagem completa no Jornal da Unicamp.

 


II Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas

 

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas (II INSETEC), que acontece de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções da UNICAMP. O evento tem como objetivo abordar temas e tecnologias relacionadas à utilização e produção de insetos como fonte alimentar e para conversão e redução de resíduos sólidos e contará com Palestras, Mesas Redondas, Minicursos, Apresentações de Trabalhos e Lançamento de Revista.

II Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas (II INSETEC)

A busca por formas alternativas de produção de alimentos em grande quantidade e com mínimo impacto ambiental, tanto do ponto de vista econômico quanto social, tem chamado a atenção de pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como pela indústria que visa criar produtos à base de proteínas alternativas como os insetos. 

A alimentação à base de insetos não é inédita, mas atualmente tem sido vista como a mais "nova fonte alimentar" devido às mudanças climáticas e ao problema associado à segurança alimentar, que deverá se acentuar ainda mais em nosso planeta e afetar bilhões de pessoas.  Recentemente, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) recomendou que diversos esforços fossem feitos para ampliar o uso da proteína à base de insetos na alimentação em escala global. 

Sob essa óptica, no evento estão previstas a participação de pesquisadores, produtores, instituições e entidades de pesquisa, representantes da indústria de alimentos e de agências de regulamentação da área alimentar, assim como a Associação Brasileira de Criadores de Insetos Alimentícios (ASBRACIA) que também promove esta edição do congresso, para discutir esforços para ampliar a produção no cenário nacional.

Programação/Incrições: https://sites.google.com/view/insetec2023.