A nota final será composta pelas seguintes avaliações:
P1. Provinhas
Individual (0-10 pontos)
Uma questão por aula referente ao tema das aulas anteriores a ser respondida individualmente nos primeiros dez minutos da aula.
P2. Apresentação e discussão de artigos
Dupla (0-10 pontos)
Ao final de cada aula uma dupla deverá liderar uma discussão (~1/2 hora) sobre um artigo de preferência relacionado ao tema da aula. O artigo escolhido deverá ser informado para a turma em até 7 dias da data da apresentação. Sugerimos que vocês selecionem artigos das seguintes revistas: Science, Nature, Nature Plants, Nature Ecology and Evolution, PNAS, Proceedings of the Royal Society of London B: Biological Sciences, Functional Ecology, Journal of Ecology, Functional Ecology, Ecology Letters, New Phytologist, Plant Cell & Environment.
Para iniciar a discussão, a dupla deve apresentar um breve resumo do artigo (no máximo 8 minutos) sobre o artigo. Um(a) aluno(a) da dupla deverá informar - Qual é o objetivo do estudo? Quais questões foram abordadas pelos autores? Quais abordagens foram usadas para responder a estas questões? O(a) outro(a) aluno(a) apresentará: Quais foram as principais descobertas? Na sua opinião qual deve ser o próximo passo para continuar o trabalho? Quais as novidades que o artigo apresenta na área de ecologia vegetal/ evolução? Todos os demais alunos deverão entregar uma questão sobre o artigo no começo da aula para iniciar ou fomentar a discussão.
Acompanhamento de participação
P3. Apresentação de seminário
Grupo por tema ou dupla por projeto (0-10 pontos)
Seminário sobre um tema (grupo até 5 componentes, 20 minutos de apresentação + 10 de discussão) ou sobre projeto no campus (dupla, 10 minutos de apresentação + 10 de discussão)
Instruções para os seminários por observação
A partir de uma observação em campo, elaborar uma hipótese embasada pelo conceitos estudados em aula ou referências bibliográficas específicas. Elaborar uma apresentação de 15 minutos que inclua (1) descrição da observação inicial, (2) pergunta(s) levantada a partir da observação, (3) revisão bibliográfica* e (4) hipóteses a serem testadas para responder a pergunta.
Instruções para os seminários sobre tema
Escolher um tema relevante para a área de ecologia vegetal e elaborar um seminário. O seminário deve conter tanto uma síntese sobre o tema escolhido, como uma análise crítica que inclua os conceitos abordados em aula e referência atuais trazidas pelo grupo. A apresentação deverá ser feita por apenas 2 integrantes do grupo. Todos devem aprticipar das discussões.
* Na revisão bibliográfica é importante incluir um panorama sobre o que já sabemos (já está publicado na literatura) sobre o assunto e também o que não sabemos sobre o assunto ( ou por que a pergunta que vocês estão perguntando é relenvante).
Nota final
Nota final = [Média (P1)+Nota (P2)+Nota (P3)]/3