NE 211 - Ecologia de Campo II
Disciplina dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e em Biologia Vegetal
                                                                 
Ecologia de Campo - Cerrado   Apresentação   Informações   Pré-Inscrição   2015   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002   2001
                                                                 

PROGRAMA

PARTE TEÓRICA:
1) Introdução à ecologia do cerrado. Conceitos biogeográficos básicos sobre o bioma da savana e a inserção fitogeográfica dos cerrados. Principais problemas ecológicos. Fatores-chave e adaptações da vegetação. Conceitos sobre solos e clima. A flora angiospérmica do cerrado e sua evolução. Relações da flora do cerrado com a de outras formações vegetacionais.
2) Conceitos básicos na teoria de amostragem. Universo, população e bloco estatístico. Estratificação prévia e posterior. Desenhos sistemáticos e aleatórios de amostragem da vegetação. Métodos de amostragem da vegetação: parcelas e quadrantes, suas bases e limitações.
3) Idéias sobre a comunidade vegetal: principais paradigmas. Descritores da comunidade vegetal. Organização, arquitetura e estrutura de taxocenoses. Descritores fitossociológicos: densidade, freqüência e dominância, seu significado e limitações. Diversidade, riqueza, equabilidade, modelos de distribuição de abundância.

PARTE PRÁTICA:
1) Treinamento em reconhecimento de espécies lenhosas do cerrado, baseado em caracteres vegetativos. Treinamento em método expedito de levantamento de comunidades e documentação da fitodiversidade (método de quadrantes). Aplicação de diferentes medidas de diversidade ecológica. Aplicação de métodos e técnicas de análise e comparação de comunidades vegetais.
2) Treinamento em levantamento de comunidade lenhosa do cerrado (método de parcelas). Estimativa, análise e discussão dos descritores da estrutura comunitária.  Análise da estrutura estática e dinâmica da taxocenose.
3) Treinamento em estudos de aspectos estáticos e dinâmicos de populações lenhosas do cerrado. Discussão de conceitos básicos em ecologia de populações de plantas. Discussão de parâmetros populacionais básicos. Estádios ontogenéticos, classes de idade e de tamanho. Distribuição de tamanho e hierarquia. Padrão espacial. Processos de mortalidade. Estabilidade. Relações morfométricas entre partes da planta.
4) Outros itens poderão ser eventualmente desenvolvidos, dependendo do interesse de outros docentes e do andamento dos trabalhos durante a disciplina. Tais itens deverão envolver o treinamento na aplicação de alguma técnica de estudo e levantamento de dados sobre ecologia do cerrado.

AVALIAÇÃO:
Será feita continuamente, por meio do acompanhamento das atividades in loco. Ao final de cada etapa da disciplina, os alunos deverão apresentar os resultados e elaborar e entregar um relatório escrito sob a forma de um ou mais artigos científicos, de acordo com as normas de um periódico especializado com corpo de assessores. Estão previstos três relatórios. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas aos relatórios.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 240 (duzentas e quarenta) horas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BEGON M, HARPER J.L. & TOWNSEND C.R. 1996. Ecology. 3rd ed. Oxford: Blackwell.
BARBOUR M.G., BURK J.H. & PITTS W.D. 1987. Terrestrial plant ecology. 2nd ed. Menlo Park: Benjamin/Cummings.
CASE T.J. 2000. An illustrated guide to theoretical ecology. New York: Oxford University Press.
CRAWLEY M.J. (ed.) 1997. Plant ecology. 2nd ed. Oxford: Blackwell.
GIBSON D.J. 2002. Methods in comparative plant population ecology. Oxford: Oxford University Press.
McCUNE B & GRACE J.B. 2002. Analysis of ecological communities. Gleneden Beach: MjM Software Design.
RICKLEFS R.E. & MILLER G.L. 2000. Ecology. 4th ed. New York: W.H. Freeman and Co.
SILVERTOWN J.S. & CHARLESWORTH D. 2005. Introduction to plant population biology. 4th ed. Malden: Blackwell.
SOKAL R.R. & ROHLF F.J. 1995. Biometry. 3rd ed. New York: W.H. Freeman and Co.
TOWNSEND C.R., BEGON M. & HARPER J.L. 2006. Fundamentos em Ecologia. 2a ed. Porto Alegre: Artmed.
ZAR J.H. 1996. Biostatistical analysis. 3rd ed. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Mais a literatura fornecida pelos docentes, específica a cada projeto desenvolvido pelos alunos.

MATRÍCULA: Verificar período de matrícula em disciplinas de férias de verão, conforme calendário escolar dos cursos de Pós-Graduação. As matrículas deverão ser feitas durante o período de matrícula em disciplinas de férias de verão, com período suplementar de matrícula. Para efetuarem a matrícula, alunos especiais deverão verificar a documentação necessária junto a Diretoria Acadêmica (DAC).