BT 791 - Tópicos de Ecologia Vegetal
Disciplina eletiva do curso de Graduação em Ciências Biológicas
                                                                 
Ecologia de Campo - Cerrado   Apresentação   Informações   Pré-Inscrição   2013   2012   2011   2010   2009   2008   2007   2006   2005   2004   2003   2002   2001
                                                                 

INFORMAÇÕES

A disciplina eletiva de férias de verão BT-791 Tópicos de Ecologia Vegetal deverá ser ministrada em conjunto com as disciplinas NE-211 e NE-412 nas dependências da Estação Ecológica e Experimental de Itirapina, órgão do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Os alunos interessados nas disciplinas devem enviar e-mail para Jorge Yoshio Tamashiro. Os professores envolvidos são Fernando Roberto Martins, Flavio Antonio Maës dos Santos, Rafael Silva Oliveira e Jorge Yoshio Tamashiro.

O número total de vagas nas disciplinas depende da capacidade de acomodação na hospedaria, que é de vinte e cinco (25) alunos. Sendo assim, a soma dos alunos de BT-791, NE-211 e NE-412 pode ser, no máximo, vinte e cinco (25). Porém, as disciplinas serão oferecidas somente se houver um mínimo de dez (10) matrículas efetivas na disciplina NE-211. Se houver mais que vinte e cinco (25) alunos matriculados no conjunto das três disciplinas, será obedecida a seguinte ordem de prioridade:
(1) Até um máximo de dez (10) alunos regulares dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas do IB na disciplina BT-791 Tópicos de Ecologia Vegetal. Terão prioridade os alunos com maiores coeficientes de progressão (CP) e de rendimento (CR). Se houver menos de dez (10) alunos matriculados em BT-791, as vagas passarão para as disciplinas NE-211 e NE-412, mas se as dez (10) vagas forem preenchidas, a distribuição das outras quinze (quinze) vagas será feita da seguinte maneira:
(2) Até um máximo de cinco (5) alunos na disciplina NE-412 Ecologia de Campo II. Se houver mais que cinco (5) alunos matriculados, terão prioridade: a) até dois alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG-E); b) até dois (2) alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPG-BV); e c) um (1) aluno de um programa de pós-graduação conveniado com o PPG-E ou com o PPG-BV. Se não houver aluno conveniado, a vaga passará prioritariamente para um aluno do PPG-E, se houver interessado, ou para um aluno do PPG-BV, se não houver aluno do PPG-E interessado. Serão aceitos os alunos com os maiores coeficientes de progressão (CP) e rendimento (CR). Se o número de matrículas em NE-412 não chegar a cinco (5), as vagas restantes serão transferidas para NE-211 Ecologia de Campo II, mas se chegar a cinco (5), as vagas em NE-211 serão distribuídas da maneira descrita a seguir.
(3) Até um máximo de dez (10) alunos na disciplina NE-211 Ecologia de Campo I. Se houver mais que dez (10) alunos matriculados, terão prioridade: a) até quatro (4) alunos regulares do PPG-E; b) até quatro (4) alunos regulares do PPG-BV; e c) até dois (2) alunos de um programa de pós-graduação conveniado com o PPG-E ou com o PPG-BV. Serão aceitos os alunos com os maiores coeficientes de progressão (CP) e rendimento (CR). Se não houver quatro (4) alunos regulares do PPG-E ou do PPG-BV, ou se não houver dois (2) alunos de um programa conveniado, as vagas passam para os alunos do PPG-BV ou do PPG-E, de modo a preencher as dez (10) vagas, sendo prioridade preencher as vagas com alunos do PPG-E.
(4) Alunos aprovados neste corrente ano no exame de seleção ao Curso de Pós-Graduação em Ecologia.
(5) Alunos aprovados neste corrente ano no exame de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.
(6) Pesquisadores afeitos à Secretaria do Meio Ambiente.
(7) Alunos regulares de outros cursos de pós-graduação da UNICAMP.
(8) Alunos regulares de cursos de pós-graduação de outras instituições.
(9) Portadores de diploma de curso superior.

Cada aluno deverá levar roupa de cama e travesseiro, além de toalhas de banho e objetos de uso pessoal. Se optar por lavar sua própria roupa, deverá levar sabão, prendedores de roupa e corda de varal. É muito importante levar botas de cano alto, ou protetores de perna (perneiras), para evitar acidentes com ofídios e artrópodes. Cada aluno deverá também levar o seguinte material de trabalho: apontador de lápis, borracha, canetas de diversas cores, canivete ou faca com bainha, cola, fita adesiva, fita métrica de costureira, lápis ou lapiseira, lupa manual (lente de aumento), prancheta manual, régua, tesoura, tesoura de poda manual, calculadora científica (se possível), microcomputador portátil (se possível).