Atividades de Extensão - Herbário UEC

Em setembro de 2016, o Herbário UEC foi contemplado com o Projeto PREAC, projeto de extensão comunitária da Pró-reitoria de Extensão Universitária, que tem como enfoque ampliar as atividades científico-culturais do Herbário UEC, implementando atividades de extensão permanente focadas em exposições e oficinas sobre os mais diversos aspectos da Biologia Vegetal. As atividades se encerram em semtebro de 2017.

O público alvo majoritário é composto de alunos de ensino fundamental e médio de instituições municipais, estaduais e particulares, principalmente do município de Campinas (SP) e regiões próximas, abordando uma faixa etária entre 10 e 18 anos.

De forma complementar, alunos do ensino superior de instituições de ensino e/ou pesquisa como Institutos Federais também podem participar das visitas. As atividades são oferecidas quinzenalmente, com agendamento prévio e limite de 40 alunos por dia, ocorrendo no período da tarde e com duração total de quatro horas.

As oficinas são organizadas em módulos e elaboradas e conduzidas por alunos de graduação, pós-graduação, voluntários e estagiários do herbário, assim como os funcionários do acervo e seus coordenadores, totalizando cerca de 20 pessoas responsáveis por dia de visitação.

As oficinas abordam vários temas como: coleta vegetal e identificação de plantas; herborização e montagem das exsicatas; visita ao herbário com enfoque na importância das coleções de plantas; diversidade morfológica de flores, frutos e sementes; polinização e polinizadores; anatomia vegetal e sua importância nos estudos das plantas; fluxo de água, minerais e fotossíntese; plantas aromáticas; elaboração e uso de tintas naturais; compostagem; biossistemática e cromossomos; plantio de mudas em garrafas PET.

A implementação dessas atividades tem permitido ao herbário receber maior número de visitantes, apresentando e discutindo o tema “biodiversidade vegetal e conservação” de forma mais abrangente e didática. Até o momento, cerca de 200 pessoas realizaram as atividades, sendo alunos, professores e funcionários de cinco escolas, estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e estagiários e funcionários do Jardim Botânico de Jundiaí.

No último ano, foi realizada uma parceria com o Jardim Botânico de Jundiaí que resultou em treinamento de sua equipe para uso ao acervo, informatização, digitalização e inclusão de espécimes de interesse de preservação. A parceira tem gerado bons resultados com a proposta de realização de palestras sobre Jardins Botânicos e Conservação de espécies que ocorrerá na Unicamp nos períodos de férias para a comunidade local.

Férias no Museu

A Edição de Invernos de 2017 do Programa Férias no Museu contou com a participação do Herbário UEC, também realizando atividades de extensão permanente focadas em exposições e oficinas sobre os mais diversos aspectos da Biologia Vegetal.

Galeria de Imagens

Entre em contato com o Herbário UEC e agende uma visita!