REGRAS PARA FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:

 

Descrição: o sistema captura, analisa e quantifica imagens adquiridas por quimioluminescência, UV visível e fluorescente, Epi-iluminação e Trans-iluminação UV, Fluorescent Western blotting (Chroma) Epi Blue (excitação 460 nm).

 

Descrição: caracterizacão de nanoparticulas: determinação do potencial zeta e do tamanho de partículas em solução, com possibilidade de variação de pH e verificação do efeito da concentração de aditivos, tais como surfactantes e polieletrólitos.

 

Descrição: plataforma de detecção multimodal Spectramax i3 (absorbância, fluorescência e luminescência) para microplacas de 96 e 384 poços, incluindo um microleitor spectradrop e um módulo para captura de imagem.

 

Descrição: sistema automatizado para lavagem, aspiração, agitação e incubação de placas de 96 poços.

 

Descrição:Estação automatizada para extração e purificação de DNA, RNA e proteínas por colunas comerciais.

 

RESUMO DAS NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Da Finalidade

O Laboratório Multiusuário de biologia celular e molecular tem como objetivo geral dar apoio aos pesquisadores de dentro e fora da UNICAMP permitindo que os mesmos utilizem os aparelhos instalados no referido laboratório para fins de pesquisa científica.

Da Utilização dos aparelhos

Terão acesso aos aparelhos, os usuários abaixo listados, seguindo a ordem de prioridade:

  1. Docentes e alunos do Grupo de Pâncreas Endócrino e Metabolismo e do CEPID- Centro de pesquisa em Obesidade e comorbidades (OCRC: http://www.ocrc.com.br/ )

  2. Docentes e alunos do Instituto de Biologia/UNICAMP

  3. Docentes e alunos de outros Institutos e Faculdades da UNICAMP

  4. Docentes e alunos de outras Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa

  5. Docentes e alunos de outras Instituições Privadas de Ensino e Pesquisa

  6. Empregados de Empresas Públicas e Privadas

- O usuário ficará responsável pela execução do serviço, uma vez que o laboratório não tem técnicos para esta finalidade. Apenas serão fornecidas instruções iniciais de uso do equipamento.

- O usuário ou seu Supervisor será responsável pelo conserto do equipamento e reposição de peças em caso de danos eventuais causado por ele.

- Para os usuários oriundos de Instituições Públicas não serão cobrados honorários pela utilização dos aparelhos. Contudo, o usuário deverá arcar com as despesas da execução do experimento (drogas, reagentes, materiais descartáveis, consumíveis dos equipamentos, etc.).

- Para usuários de Instituições ou empresas privadas será necessária a formalização de “Convênios de pequena monta” conforme normas estabelecidas pela Unicamp (Resoluções GR nº 59/2006; GR nº 36/2008; GR nº 30/2009), as quais incluem as taxas de custos diretos e indiretos. A taxa de utilização cobrada será proporcional ao tempo do serviço, acrescido das despesas da execução dos experimentos (drogas, reagentes, etc.) e Ressarcimento de Custos Indiretos (RCI), a saber, 11 % de Ressarcimento à Universidade (RUn) e 5% de Apoio institucional as Unidades (AIU). Os valores de custos diretos serão estabelecidos pela Comissão de Gestão do Laboratório Multiusuário. A taxa a ser cobrada das empresas será maior do que aquela para Instituições Privadas de Ensino e Pesquisa.

- Para a utilização dos aparelhos é necessário o preenchimento de formulário online (link abaixo), que será automaticamente enviado ao encarregado (técnico) para aprovação e agendamento dos experimentos. Obrigatório agendamento com no mínimo 24 h de antecedência.

Da Gestão

A utilização dos equipamentos será gerida por 2 comitês independentes, com a seguinte constituição:

Comitê Gestor:
- Helena C F Oliveira (Coordenador)
- Everardo M Carneiro (Vice-coordenador)
- Leonardo Reis Silveira (membro docente)
- Helena Barbosa Sampaio  (membro docente)

Comitê de Usuários
- Carmen V. Ferreira – Docente, IB-Unicamp
- Roger F. Castilho – Docente, FCM-Unicamp
- Luís Gustavo R Fernandes – Pesquisador, FCM-Unicamp

 

Normas Gerais (texto integral)

Requisição para uso dos equipamentos