Pular para o conteúdo principal

NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE APARELHOS MULTIUSUÁRIOS

GRUPO DE PÂNCREAS ENDÓCRINO E METABOLISMO, Depto ABCFB, IB/UNICAMP ASSOCIADO AO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (INCT) EM OBESIDADE E DIABETES (INOD).

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:

Descrição: o citômetro de bancada está equipado com laser azul e laser vermelho permitindo a medida de até 8 parâmetros (6 cores de fluorescência , dispersão lateral e dispersão frontal da luz). Analisa amostras em placas de 96 poços ou em tubos de 1,5 mL.


 

Descrição: sistema de microtomografia computadorizada para diversos materiais e pequenos animais (também in vivo) com monitoramento fisiológico durante aquisição das imagens. Resolução de 80 µm (1024x1024x1024) ou 160 µm (512x512x512pixels). Voltagem da fonte de tungstênio entre 20 - 65 KV que emite raio X.

Descrição: O sistema de respirometria indireta fornece dados do quociente respiratório e gasto energético de repouso e de esforço em camundongos, através da medida do consumo de O2 e produção de CO2. Por possuir acoplado uma esteira metabólica para camundongos, também é possível a mensuração do consumo máximo de O2 (VO2 máx.) e demais parâmetros associados à resistência aeróbica, tais como distância máxima percorrida, tempo de exaustão e velocidade máxima atingida.

  • Sistema de avaliação dinâmica de fluorescência

Descrição: Microscópio invertido Leica DMI8 com placa de aquecimento (127 x 83 mm), objetivas de 20 e 40x, acoplado a uma câmera digital Leica DFC365FX com resolução de 1392 x 1040 pixels, ou 2088 x 1560 pixels por interpolação. O sistema é customizado: microscópio é acoplado a um sistema de perfusão com 8 canais de 100 mL que permite a avaliação dinâmica da fluorescência em diferentes situações experimentais.

NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE APARELHOS MULTIUSUÁRIOS

CENTRO de Aparelhos Multiusuários do Grupo de Pâncreas Endócrino e Metabolismo, Depto BEF, IB/Unicamp .

 

Da Finalidade

O CENTRO de Aparelhos Multiusuários do Grupo de Pâncreas Endócrino e Metabolismo tem como objetivo geral dar apoio aos pesquisadores de dentro e fora da UNICAMP permitindo que os mesmos utilizem os aparelhos a instalados no referido laboratório para fins de pesquisa científica.

Da Utilização dos aparelhos

Terão acesso aos referidos aparelhos, os usuários abaixo listados, seguindo a ordem de prioridade:

  1. Docentes e alunos do Grupo de Pâncreas Endócrino e Metabolismo e do CEPID- Centro de pesquisa em Obesidade e comorbidades (OCRC: http://www.ocrc.com.br/ )

  2. Docentes e alunos do Instituto de Biologia/UNICAMP

  3. Docentes e alunos de outros Institutos e Faculdades da UNICAMP

  4. Docentes e alunos de outras Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa

  5. Docentes e alunos de outras Instituições Privadas de Ensino e Pesquisa

  6. Empregados de Empresas Públicas e Privadas

- O usuário ficará responsável pela execução do serviço, uma vez que o laboratório não tem técnicos para esta finalidade. Apenas serão fornecidas instruções iniciais de uso do equipamento.

- O usuário ou seu Supervisor será responsável pelo conserto do equipamento e reposição de peças em caso de danos eventuais causado por ele.

- Para os usuários oriundos de Instituições Públicas não serão cobrados honorários pela utilização dos aparelhos. Contudo, o usuário deverá arcar com as despesas da execução do experimento (drogas, reagentes, materiais descartáveis, consumíveis dos equipamentos, etc.).

- Para usuários de Instituições ou empresas privadas será necessária a formalização de “Convênios de pequena monta” conforme normas estabelecidas pela Unicamp (Resoluções GR nº 59/2006; GR nº 36/2008; GR nº 30/2009), as quais incluem as taxas de custos diretos e indiretos. A taxa de utilização cobrada será proporcional ao tempo do serviço, acrescido das despesas da execução dos experimentos (drogas, reagentes, etc.) e Ressarcimento de Custos Indiretos (RCI), a saber, 11 % de Ressarcimento à Universidade (RUn) e 5% de Apoio institucional as Unidades (AIU). Os valores de custos diretos serão estabelecidos pela Comissão de Gestão do Centro de Multiusuários. A taxa a ser cobrada das empresas será maior do que aquela para Instituições Privadas de Ensino e Pesquisa.

- Para a utilização dos aparelhos é necessário o preenchimento de formulário online no site do IB/UNICAMP, que será automaticamente enviado ao encarregado (técnico) para aprovação e agendamento dos experimentos.

Da Gestão do Centro

O Centro será gerido por comissão inicialmente composta pelos Professores Helena Coutinho Franco de Oliveira (IB/UNICAMP), Selma Giorgio (IB/UNICAMP), Lício Augusto Velloso (FCM/UNICAMP), um aluno de Pós Graduação ou Pós-doc. Essa comissão deverá se reunir pelo menos uma vez a cada semestre para estabelecimento e observação de regras para a utilização dos aparelhos, de suas respectivas manutenções e eventuais preços a serem cobrados pela utilização dos mesmos. Reuniões extraordinárias serão convocadas se necessário. O mandato dos membros da Comissão será de 2 anos, permitida uma recondução para 50% dos seus membros. A indicação dos novos membros será feita pelos pesquisadores usuários do Centro obedecendo a proporção de dois membros do IB, um da FCM, um aluno de Pós graduação ou Pós-doc. O Diretor da comissão será eleito pelos membros da comissão. Para o primeiro mandato de 2 anos fica estabelecido que o Centro será dirigido pela Dra. Helena CF Oliveira.

Requisição para uso do aparelho