26.07 - Après-midi française à UNICAMP - Tarde Francesa na UNICAMP

O Instituto de Biologia promove, no dia 26 de julho de 2019, às 14h, no Auditório da Pós-graduação (Bloco O - Instituto de Biologia) a Après-midi française à UNICAMP - Tarde Francesa na UNICAMP.

O evento é organizado pelo Dr. Carlos Eduardo Almeida (almeida_ce@hotmail.com) e pela Profa. Dra. Fernanda Janku Cabral (fjanku@unicamp.br), ambos do IB, em parceria com professores do Centre National De La Recherche Scientifique (CNRS). As palestras serão proferidas em inglês ou francês por no máximo uma hora. A Tarde Francesa na Unicamp é aberta a todos os interessados, não é necessário fazer inscrição.

Palestrantes:

Profa. Dra. Myriam Harry (CNRS)
Le système chimiosensoriel des vecteurs de la maladie de Chagas: contribution au processus de domiciliation

Trata-se de um estudo pioneiro para entender a base genética associada ao processo de domiciliação (adaptação para viver em domicílios) em insetos vetores da doença de Chagas.

Prof. Dr. Christoph Grunau (CNRS)
La contribution de l’épigénétique dans l’expression des variants phénotypiques essentiels pour l’interaction: Schistosoma mansoni

Como o epigenoma muda ao longo do ciclo de vida e através das gerações. Como as mudanças mediadas epigeneticamente no fenótipo podem ser geradas através de modificações do ambiente, utilizando seu modelo de estudo (S. mansoni).