IB na Nature

Uma parceria entre o IB, a Unesp e a The University of Alabama gerou artigo publicado em 28 de setembro de 2020, no periódico Nature Climate Change, do grupo Nature. O artigo Warming drives ecological community changes linked to host-associated microbiome dysbiosis aborda como o aquecimento global pode afetar interações ecológicas em comunidades de bromélias, afetando desde a relação predador-presa até a composição microbiana no trato digestório de girinos bromelícolas, o que afeta seu desenvolvimento. É um exemplo raro de estudos complexos que abordam o efeito de mudanças climáticas sobre a saúde animal e a estrutura e função da microbiota associada.

Assinam o artigo os Professores Doutores Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira Gustavo Quevedo Romero, ambos do Departamento de Biologia Animal do IB, e os alunos de pós-graduação do IB, Mariana R. PontesTamilie CarvalhoLuisa P. Ribeiro e Diego Moura-Campos. Leia na íntegra!


A Professora do Departamento de Biologia Vegetal do IB, Clarisse Palma da Silva, liderou estudo publicado no periódico Heredity, do Grupo Nature, no dia 17 de julho de 2020. O artigo From micro- to macroevolution: insights from a Neotropical bromeliad with high population genetic structure adapted to rock outcrops foi fruto de um longo trabalho no qual a investigação de processos microevolutivos de populações de bromélias ajudaram a entender como os padrões macroevolutivos da biota da Floresta Atlântica foram moldados. O artigo conta com a co-autoria do Prof. Fabio Pinheiro e da Pós-doutoranda Barbara Simões dos Santos Leal, ambos do IB. Leia na íntegra!
Em Post na Nature Research Ecology and Evolution a Profa. Clarisse Palma da Silva comenta os detalhes durante a realização do trabalho. Acesse: https://go.nature.com/2WM5IKj

 


Estudo que envolve universidades do Brasil, Canadá e EUA desenvolve modelos matemáticos que integram, pela primeira vez, interações diretas e indiretas para o estudo da formação de ecossistemas. Usando simulações de computador, o estudo mostra que os modelos são capaz de reproduzir várias das propriedades observadas na natureza, como o aumento da especialização e do número de predadores de topo à medida que o ecossistema ganha diversidade. O artigo Diverse interactions and ecosystem engineering can stabilize community assembly foi publicado no periódico Nature Communications em 03 de julho 2020, e conta com co-autoria do Prof. Dr. Mathias Mistretta Pires, do Departamento de Biologia Animal do IB.
 

O Professor Gustavo Quevedo Romero, do Departamento de Biologia Animal do IB, é líder em um estudo internacional que mostra que mudanças nos regimes de chuvas previstas para as próximas décadas deverão afetar organismos em sistemas de água doce. O estudo conta com a colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como com a co-autoria de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do IB, Drs. Pablo Antiqueira e Paula M. de Omena.
O artigo Extreme rainfall events alther the trophic structure in bromeliad tanks across the Neotropics foi publicado no periódico Nature Communications em 25 de junho de 2020.
 
A pesquisadora de Pós Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Dra. Lilian Patrícia Sales Macedo, é uma das autoras da carta Academic leaders must support inclusive scientific communities during COVID-19, publicada em 03 de junho no Periódico Nature Ecology and Evolution. O documento contou com a colaboração de 19 pesquisadores, sendo cinco de diferentes instituições brasileiras. A carta chama a comunidade científica para um esforço coletivo e ordenado para garantir a diversidade, equidade e inclusão durante a pandemia.
 
Estudo coordenado pela Profa. Dra. Maria Luiza Silveira Mello, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB investiga mecanismos de ação do ácido valproico sobre processos de demetilação do DNA em células tumorais. O artigo "Sodium valproate and 5-aza-2'-deoxycytidine differentially modulate DNA demethylation in G1 phase-arrested and proliferative HeLa cells" foi publicado em dezembro de 2019 no periódico Scientific Reports, do grupo Nature.  
Pesquisa coordenada por professores do IB avaliou o papel das diferenças climática ao longo da costa brasileira sobre a variação genética e fenotípica de árvores do mangue preto. O artigo Local adaptation of a dominant coastal tree to freshwater availability and solar radiation suggested by genomic and ecophysiological approaches, publicado em dezembro de 2019, no periódico Scientific Reports, do grupo Nature, é de autoria dos Professores Anete Pereira de Souza e Rafael Silva Oliveira e dos alunos de pós-graduação Mariana Vargas Cruz e Caroline Signori-Müller do IB, em parceria com a Dra. Carla Cristina da Silva, pós-doutoranda no CBMEG/Unicamp.
 
Estudo coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB, realizado em parceria com pesquisadores da Utah State University investiga importante efeito colateral da infecção pelo vírus da ZIKA que pode causar paralisia temporária. O artigo Zika virus infection causes temporary paralysis in adult mice with motor neuron synaptic retraction and evidence for proximal peripheral neuropathy foi publicado em dezembro de 2019, no periódico Scientific Reports, do grupo Nature.
 

O artigo Hybridization and geographic distribution shapes the spatial genetic structure of two co-occurring orchid species, do Prof. Fabio Pinheiro do Departamento de Biologia Vegetal do IB é capa do periódico Heredity, da Nature.
 


O Professor Peter Stoltenborg Groenendyk, do Departamento de Biologia Vegetal do IB é co-autor do artigo Frankincense in peril, publicado no periódico Nature Sustainability dia 1º de julho de 2019. O estudo aborda as ameaças à populações naturais de espécies arbóreas do gênero Boswellia, da qual se extraem uma resina que vira o incenso olíbano (também conhecido como franquincenso).
 


O Prof. Dr. Carlos Alfredo Joly, como integrantes do GFBI consortium, é co-autor do artigo Climatic controls of decomposition drive the global biogeography of forest-tree symbioses, publicado em 15 de maio de 2019 na Nature
O artigo foi destaque na capa do volume 569 do periódico e conta com a co-autoria da pesquisadora Simone A. Vieira, do NEPAM/UNICAMP, também integrantes do GFBI consortium 
Leia na íntegra
 


Artigo publicado na Nature Geoscience por pesquisadores Brasileiros e Alemães indica que florestas tropicais em áreas com maior variação no regime de chuvas podem ter sobrevida maior do que aquelas que têm um padrão previsível de chuvas. O Prof. Rafael Silva Oliveira, do Departamento de Biologia Vegetal do IB, é um dos autores do artigo publicado em 25 de fevereiro.
 


Pesquisa conduzida no Instituto de Biologia aponta que o equilíbrio entre predadores e presas que se alimentam de plantas pode ser alterado em decorrência das futuras mudanças climáticas. O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Quevedo Romero, do Departamento de Biologia Animal do IB, foi publicado no periódico Nature Climate Change

 


A edição de novembro do Spotlight, editorial da Nature abordou o tema “How science supports São Paulo - Brazil’s richest state has a long history of applied research”. O artigo discorre sobre a produção científica do Estado de São Paulo, dentre os destaques, o Programa Biota, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alfredo Joly, um dos entrevistados da Nature e Professor do Instituto de Biologia.
 
ADVERTISEMENT FEATURE com três professors do IB
 O artigo Research for Brazil’s next healthcare challenges destaca o trabalho dos Professores Marcelo Mori, Daniel Martins-de-Souza and Pedro Moraes-Vieira, quem tem como objetivo comum abordar os desafios de saúde que acompanham o desenvolvimento e a mudança demográfica.

ADVERTISEMENT FEATURE com CEPID/Fapesp localizado no IB


 O artigo A war against obesity discute o trabalho realizado no CEPID OCRC - Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Fapesp, localizado no IB. Dentre os vários pesquisadores da equipe, estão os Professores(as) Doutores(as) do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IB, Antônio Carlos Boschero, Everardo Magalhães Carneiro, Helena Coutinho Franco de Oliveira, Helena Cristina de Lima Barbosa e Leonardo Reis Silveira.