OPORTUNIDADE: Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP na área de Ecologia

O Instituto de Biologia da UNICAMP está com uma vaga aberta para Doutorado Direto com bolsa da FAPESP (4 anos de duração), para desenvolver projeto de pesquisa dentro do projeto Temático da FAPESP intitulado “Ecossistemas aquáticos continentais sob mudanças climáticas: impactos em múltiplos níveis de organização”, coordenado pelo Prof. Gustavo Q. Romero.
 
A bolsa destina-se a alunos(as) sem título de mestre e prioriza candidato(a) que tenha recém-concluído a graduação, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, com estágio bem sucedido de iniciação científica (detalhes em http://www.fapesp.br/bolsas/dd), bem como demonstre bom nível de inglês. Será dada preferência a candidatos(as) com boa base em ecologia teórica e ecologia quantitativa, com experiência em linguagem R.
 
O(a) aluno(a) selecionado(a) desenvolverá, em sua tese, temas relacionados a (i) ecologia de ecossistemas de água doce, (ii) macroinvertebrados de água doce, (iii) experimentação em mesocosmos, (iv) redes complexas (food webs) e fluxos de energia nas redes tróficas, e (v) impactos antrópicos e mudanças climáticas.
 
Espera-se que o candidato à vaga tenha a oportunidade de estágio no exterior, visando realizar parte do seu trabalho de tese com colaboradores em instituições de pesquisa na Europa ou nos Estados Unidos.

Início do projeto e Programa de Pós-Graduação
O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá iniciar sua tese em julho ou agosto de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP.

Inscrições e processo seletivo

Os(as) candidatos(as) deverão entrar em contato diretamente o pesquisador responsável, Prof. Gustavo Q. Romero (gqromero@unicamp.br), até o dia 19/5/2021, declarando o interesse na vaga e enviando os seguintes documentos:
1) Curriculum Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
2) Histórico escolar completo da Graduação;
3) Duas cartas de recomendação de docentes.
 
Uma comissão será designada para avaliação e seleção dos(as) candidatos(as) à bolsa.

Observação:

- Depois de ser aprovado(a) no processo seletivo e tendo sua bolsa aceita pela FAPESP, o(a) mesmo(a) passará pelos trâmites legais do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP para ser aluno regularmente matriculado. Maiores informações poderão ser obtidas no site do PPG-Ecologia da UNICAMP.