Prestação de serviços

 
Prestação de serviços

O Instituto de Biologia atua nas áreas das ciências biológicas e afins, mantendo sempre a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando atender aos interesses acadêmicos e da sociedade.
 
1. Análise da Atividade Biológica da Interleucina 2 (Proleukin)
Presta serviço à comunidade de uma forma geral, quantificando e avaliando a atividade biológica dos diferentes mediadores da resposta imune.
Contato: Profa. Dra. Leonilda M. Barbosa Santos

2. Análises Amostras de Café e outros Materiais
Dar suporte à caracterização da qualidade do produto. Análises de: cafeína, ácido clorogênico, açúcares solúveis (quantitativo e qualitativo), proteínas (quantitativo e qualitativo), compostos fenólicos (quantitativo e qualitativo), teor de umidade e pH.
Contato: Prof. Dr. Paulo Mazzafera

3. Análises de Biologia Molecular
Atende a demanda no que se refere a experimentos de Biologia Molecular, envolvendo seqüenciamento de DNA, confecção e análise de biochips e diagnósticos via PCR.
Contato: Prof. Dr. Gonçalo A. G. Pereira

4. Análises de Bioquímica da Matriz Extracelular
Disponibiliza atividades relacionadas à determinação da atividade de produtos oriundos da indústria farmacêutica, cosmética ou de outros laboratórios na formação e na manutenção das fibras elásticas através de testes em cultura de células RFL6.
Contato: Prof. Dr. Claudio C. Werneck

5. Análises e Ensaios Biológicos
Atender à demanda da sociedade, seja de órgãos públicos, empresas ou particulares, no que se refere a experimentos simples na forma de testes e ensaios biológicos ou de análises. Os serviços poderão envolver desde a identificação de material biológico, avaliações de produtos e aconselhamentos na área específica de invertebrados.
Contato: Prof. Dr. Carlos F. S. Andrade

6. Análises Genéticas e Moleculares
Realização de serviços de análises genéticas e moleculares por meu laboratório à comunidade científica. O objetivo é atender à demanda da sociedade, seja da própria UNICAMP, de outros órgãos públicos ou empresas privadas, no que se refere à experimentos de genotipagem molecular e fenotipagem por análises histológicas e/ou bioquímicas. Os Serviços oferecidos através desta Área poderão envolver a realização de genotipagem por PCR ou sequenciamento, testes imunohistoquímicos e de hibridação in situ, análises moleculares, genéticas e histológicas sobre tecidos de origem animal e/ou vegetal e/ou de amostras de microrganismos.
Contato: Prof. Dr. Fábio Papes

7. Análises Histológicas
Processa material biológico para confecção de lâminas histológicas, faz treinamento técnico para uso e aplicação de métodos histofísicos e dimensionamento e montagem de laboratórios de histotécnica.
Contato: Prof. Dr. Áureo Tatsumi Yamada

8. Análises Microbiológicas e Sorológica
Análises Microbiológicas e Sorológicas para prestação de serviços à comunidade no que tange a análise microbiológica (de vírus, bactérias e fungos), ensaios sorológicos variados e de consultoria e assessoria científica na área.
Contato: Prof. Dr. Domingos da Silva Leite

9. Análises microbiológicas, moleculares e produção biotecnológica de insumos
Atender à carência de serviços, os quais possam, com qualidade e excelência, suprir as demandas solicitadas pela UNICAMP e seus Institutos e Faculdades, por outros órgãos públicos e privados, no que se refere a análises de identificação bioquímica e caracterização (PCR, MLST, Genotipagem, Sequenciamento de DNA, PFGE, etc.) molecular de microrganismos de origem animal (incluindo-se, aí, os seres humanos), ambiental, vegetal e de produtos de origem alimentar; produção de linhagens bacterianas e virais as quais possam ser usadas, isoladamente ou em misturas, como linhagens vacinais e/ou probióticas; produção de proteínas para fins biotecnológicos (expressão por microrganismos, purificação, concentração); pesquisa genotípica envolvendo produtos de origem animal (teste de paternidade, pedigree animal, detecção de doenças causadas por genes recessivos, etc.); análise e certificação quanto à eficiência de equipamentos (estufas, autoclaves) de uso rotineiro na área da microbiologia.
Contato: Prof. Dr. Wanderley Dias da Silveira

10. Avaliações do potencial fotoprotetor e toxicidade de substâncias bio-ativas e nano-estruturadas
Realizar avaliações da citotoxicidade, fototoxicidade e ação fotoprotetora de substâncias bioativas e de nanopartículas. Modelos utilizados: linhagens celulares normais (queratinócitos humanos, fibroblastos e pre-osteoblastos) e tumores sólidos/hematopoiéticos.
Contato: Profa. Dra. Carmen Veríssima Ferreira

11. Biologia Celular, Bioquímica e Morfologia
Consultoria e realização de testes/experimentos através de métodos analíticos e ferramentas diversas em Biologia Celular, Bioquímica e Morfologia para avaliar o potencial de substâncias puras e produtos químicos sintéticos e ou/material biológico. Prevê também a capacitação de recursos humanos em técnicas analíticas nas áreas de especialidade do proponente.
Contato: Prof. Dr. Hernandes Faustino de Carvalho

12. Enzimologia e Biologia Molecular
Clonagem de genes alvo e expressão heteróloga em diferentes linhagens (Escherichia coli, Saccharomyces cerevisiae e Aspergillus nidulans); produção de proteínas para fins biotecnológicos; avaliação qualitativa e quantitativa de enzimas; análises de cinética e inibição enzimática; melhoramento dirigido de enzimas para fins biotecnológicos; avaliação de coquetéis enzimáticos para degradação de biomassa vegetal.
Contato: Prof. Dr. André Ricardo de Lima Damásio

13. Fisiologia do Sistema Disgestório, Nutrição e Metabolismo
Caracterização do efeito in vivo de substâncias potencialmente ativas no estado nutricional, metabolismo de lípides e de carboidratos, visando disponibilizar serviços de determinação da atividade de produtos oriundos da indústria alimentícia, farmacêutica, biotecnológica ou de outros laboratórios sobre o estado nutricional e metabolismo de lípides e carboidratos em modelos animais experimentais.
Contato: Profa. Dra. Helena Cristina de Lima Barbosa Sampaio

14. Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard
Análise e edição de arquivos sonoros oriundos da gravação de animais da natureza ou em laboratório. Inclui a edição final dos arquivos sonoros, serviços de identificação taxonômica e digitalização. Identificação de espécies animais, coordenação e participação em cursos de bioacústica a assuntos relacionados, participação em eventos/congressos/feiras de divulgação científica sobre bioacústica, participação em expedições/viagem de campo para coleta de material audiovisual e serviços de escritório relacionados.
Contato: Prof. Dr. Luis Felipe Toledo

15. Herbário UEC
Visa depósito do material testemunha, assim como para identificação do material ou, até mesmo, de sua coleta.
Contato: Herbário UEC

16. Infecções Virais e Bacterianas de Interesse Veterinário
Atua junto à comunidade que trabalha direta ou indiretamente com sanidade animal.
Contato: Profa. Dra. Clarice Weis Arns

17. Material Didático para Ensino de Genética e Evolução
Fornece kits de aulas práticas com Drosophila para o ensino de nível médio e superior de Genética e Evolução, bem como oferece treinamento para professores e outros interessados em sua aplicação.
Contato: Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko

18. Microscopia Eletrônica
Realiza estudo ultra-estrutural, atendendo setores de pesquisa e controle de qualidade do setor privado, com emprego de métodos de Microscopia Eletrônica de Transmissão e de Varredura, para processamento/análise de amostras biológicas e não biológicas.
Contato: Laboratório de Microscopia Eletrônica, IB/UNICAMP

19. Pesquisas em Ciências Biológicas
Faz a detecção de parasitos e patógenos em amostras clínicas, ambientais e em alimentos, na captura de imagens e micrometria, utilizando softwares específicos e na confecção de material didático.
Contato: Profa. Dra. Regina Maura Bueno Franco

20. Produção de Imuno-Reagentes
Presta consultoria e assessoria a empresas ou instituições especializadas, visando o preparo de imuno-reagentes, assim como elabora e executa pesquisa para o desenvolvimento de insumos imunológicos.
Contato: Profa. Dra. Wirla M. S. Cunha Tamashiro

21. Proteômica Quântica
Determinação da composição completa de aminoácidos de amostras hidrolisadas de proteínas totais, purificadas e de peptídeos. Desenvolvimento de métodos de purificação em sistemas de cromatografia líquida de baixa pressão e de alta eficiência – HPLC (alta pressão). Identificação de proteínas e quantificação de proteínas por Espectrometria de Massas, obtenção de sequências peptídicas de proteínas digeridas, eletroforese de duas dimensões (clássica 2E) e de duas dimensões diferenciais (marcação fluorescente: 2D-DIGE), digestão in-gel de proteínas separadas por eletroforese para espectrometria de massas, depleção de proteínas abundantes de soro ou plasma sanguíneo por HPLC, separação de amostras protéicas (extração de proteínas de tecido cerebral e plasma, soro e células mononucleares de sangue), análise de dados por ferramentas computacionais de biologia de sistemas.
Contato: Prof. Dr. Daniel Martins de Souza