Processo Seletivo


 


Informações sobre Processo Seletivo para Ingresso ao Mestrado e Doutorado

O próximo processo seletivo para ingresso ao mestrado e doutorado em Biologia Animal será realizado nas seguintes datas:

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

Confira AQUI a relação de vagas disponibilizadas por cada docente do programa.

 

Prova de Conhecimentos Específicos

        25/11/2014 - Mestrado e Doutorado

    IB08    Prédio da CPG/IB - das 9h às 13h

 
Prova de Inglês

       
         26/11/2014 - Mestrado 

    
    IB08    Prédio da CPG/IB - das 9h às 12h

Prova de Arguição Doutorado        

       

         26/11/2014                                                                                 

Sala da Reuniões da CPG/I.B - Bloco O - 09hs as 16hs

 

 

- A prova deve ser feita a caneta. Não é permitido consultar bibliografia durante a prova:
- EXAME DE APTIDÃO EM INGLÊS (permitido o uso de dicionário inglês/português):

- ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE e ANÁLISE DO PROJETO PELA COMISSÃO DO PROGRAMA: (somente para candidatos do doutorado).

 - Para o Doutorado: Cada candidato terá 15 minutos para apresentar seu Projeto, usando Projetor Multimídia, sendo argüido pela banca examinadora ao final da apresentação.

- AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOLOGIA.

- DOCUMENTOS ENVIADOS PELO CORREIO DEVERÃO SER RECEBIDOS NO ENDEREÇO ABAIXO ATÉ 10/11/14.

Não será aceita abertura de vaga fora do período estipulado pela CPPG-Biologia Animal.

A inscrição para seleção no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal será aberta aos diplomados em curso superior, obtido em universidades nacionais reconhecidas pelo MEC, ou universidades estrangeiras.

Alunos de curso de graduação poderão candidatar-se ao ingresso no Curso de Mestrado. Porém, a matrícula no curso só será permitida após a obtenção do diploma, com comprovação oficial da instituição.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a documentação exigida pela Comissão de Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, como segue:

Para o mestrado: requerimento de inscrição apropriado; declaração de um docente credenciado no Programa aceitando ser orientador do aluno; diploma de         graduação; histórico escolar da graduação; curriculum vitae documentado; duas    cópias do projeto com anuência do orientador; documentos pessoais (RG; CPF;   Certidão de nascimento ou casamento) e duas fotos 3X4 ;

Para o doutorado: requerimento de inscrição apropriado; declaração de um docente credenciado no Programa aceitando ser orientador do aluno; diploma de graduação; histórico escolar da graduação e mestrado; diploma ou certificado de conclusão de mestrado; um exemplar da dissertação; curriculum vitae documentado; duas cópias do projeto (de no máximo 20 páginas) com anuência do orientador; documentos pessoais (RG; CPF; Certidão de nascimento ou casamento) e duas fotos 3X4; cópia de pelo menos um trabalho científico enviado para publicação em revista de circulação internacional e comprovante da submissão.

 

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

1. Para o Mestrado, o processo seletivo será realizado pela Comissão do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal mediante:

            1.1-Prova escrita de conhecimento, versando sobre as áreas de Zoologia Geral e Parasitologia Geral (eliminatória; nota mínima 5,0; peso 2).

            1.2-Exame de aptidão em ingles (eliminatório; nota mínima 5,0; peso 1).

            1.3-Análise do curriculum vitae (classificatória; também como critério de desempate);

            1.4-Análise do projeto (classificatória; também como critério de desempate);

Os candidatos inscritos para a área de concentração “Biodiversidade Animal” deverão responder 10 questões de Zoologia e escolher 05 (cinco) questões de Parasitologia para responder, de um total de 10.

Os candidatos inscritos para a área de concentração “Relações antrópicas, desenvolvimento, meio ambiente e Parasitologia” deverão responder 10 questões de Parasitologia Geral e, escolher 05 (cinco) questões da área de Zoologia Geral para responder, de um total de 10.
 

***O candidato não pode tirar zero em nenhuma das áreas porque será desclassificado tanto para seleção de Mestrado como para Doutorado

 

2. Para o Doutorado, o processo seletivo será realizado pela Comissão do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal mediante:

2.1. Prova escrita de conhecimento específico, versando sobre as seguintes áreas: Zoologia Geral e Parasitologia Geral (eliminatória; nota mínima 5,0; peso 2,0). Estarão dispensados dessa prova os candidatos que obtiveram o titulo de mestre em Parasitologia ou Ecologia pela Unicamp – os demais candidatos deverão realizá-la.

2.2 Apresentação do projeto de doutorado - OBS: Cada candidato terá 15 minutos para apresentar seu projeto, usando projetor multimidia, sendo arquido pela banca examinadora ao final da apresentação.

2.3. Análise do projeto (classificatória; como critério de eliminação);

2.4 Análise do curriculum vitae (classificatória;como critério de desempate);

O candidato será aprovado no processo seletivo se obtiver média ponderada igual ou superior a 5,0.

A inscrição dos candidatos ao exame de seleção e a divulgação dos nomes e das notas dos aprovados serão feitas em épocas determinadas pela CPPG-Biologia Animal.

 Nota: Alunos estrangeiros poderão realizar o processo habitual de seleção e responder as questões da prova em português ou espanhol. Aqueles que estiverem vinculados a convênios entre instituições nacionais e internacionais estarão dispensados da realização das provas.

  Bibliografia sugerida para o Exame de Seleção – Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal