Graduação

Formandos 2006
O Instituto de Biologia é responsável pelos cursos de graduação em Licencitura e Bacharelado em Ciências Biológicas, período integral e Licenciatura em Ciências Biológicas, período noturno.
O bacharelado em Ciências Biológicas oferece habilitação Plena em Ciências Biológicas, onde os alunos terão contato com conceitos e metodologias atuais para o estudo das diferentes áreas da Biologia: botânica, biologia celular, ecologia animal e vegetal, genética e evolução das espécies, sistemática e fisiologia vegetal, zoologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, parasitologia, histologia e biologia do desenvolvimento, fisiologia e anatomia humanas, oferecendo uma formação que proporcionará aos seus alunos possibilidade de atuar na proposição, elaboração e execução de estudos e pesquisas científicas básicas e aplicadas nas diferentes áreas das Ciências Biológicas ou em áreas multidisciplinares onde a Biologia se insere. Com uma formação sólida poderá orientar, dirigir, executar e assessorar empresas públicas e privadas em projetos de melhoramento do ambiente, conservação da biodiversidade, reprodução humana e animal, bioinformática, biotecnologia, biocombustíveis, além de poder executar tarefas técnicas e periciais de acordo com o currículo efetivamente realizado. Dado a grande inserção do curso em ações em pesquisa, estará ele propiciando que o seu aluno possa ter uma formação continuada na pós-graduação.

A Licenciatura em Ciências Biológicas oferece uma formação sólida nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, onde o aluno vivenciará situações e experiências para a sua formação para a docência em ciências e biologia. Também será estimulado para a ação investigativa no campo das práticas pedagógicas e da formação de professores para a educação básica e superior. Dado a grande inserção do curso em ações em pesquisa, estará ele propiciando que o seu aluno possa ter uma formação continuada na pós-graduação.

O prazo mínimo de integralização do curso integral é de oito semestres e para o curso noturno, dez semestres.