Curso de Extensão do IB - Inscrições Abertas!

Estão abertas as inscrições para dois Cursos de Extensão do Instituto de Biologia, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Daniel Martins de Souza.

BIO-0050 O PROTEOMA E A PROTEÔMICA: CONCEITOS, ESPECTROMETRIA DE MASSAS E DEMAIS TÉCNICAS QUÍMICO-ANALÍTICAS
Inscrições: 01 de julho a 01 de novembro de 2017
Oferecimento: 11 de novembro até 09 de dezembro de 2017
Ementa: A proteômica é a ciência que estuda o proteoma, que pode ser definido como o complemento proteico do genoma, num dado momento, numa dada condição. A proteômica surgiu na era pós-genômica como uma estratégia alternativa para compreender sistemas biológicos, utilizando-se de dados de genoma. A identificação em larga escala de proteínas e suas vias bioquímicas podem nos dar pistas sobre processos patogênicos e de adaptação fisiológica, bem como levar à identificação de biomarcadores proteicos, aplicáveis na clínica ou no agronegócio. Este curso será ministrado por grupo de pesquisa pioneiro da proteômica no Brasil, no qual os alunos terão um treinamento teórico em análises proteômicas em larga escala e também direcionada.
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação (em qualquer estágio) nas áreas biológicas e da saúde (biologia, medicina, enfermagem, etc) e tecnológicas (química, física, farmácia, etc). O ideal é que os alunos interessados neste curso já tenham algum conhecimento sobre estrutura e função de proteínas.