As Famílias de Monocotiledôneas do Estado de São Paulo

Jucemary S. Araújo, Volker Bittrich & Maria C.E. Amaral

Mayaca Commelina Aechmea Nothoscordum Burmannia Echinodorus Urospatha Cyrtopodium Costus Rhynchospora

A presente chave ilustrada de acesso múltiplo permite a identificação das famílias de monocotiledôneas que ocorrem no Estado de São Paulo, utilizando tanto caracteres vegetativos como reprodutivos. O conhecimento sobre a circunscrição de famílias das angiospermas nos últimos anos aumentou consideravelmente devido aos dados de seqüências de DNA. Usando o critério de monofilia, isso provocou várias mudanças no conceito de famílias, assim que há às vezes diferenças grandes no significado de um certo nome, por exemplo, as "Liliaceae" sensu Cronquist (1981) ou sensu APG II (2003). A resultante confusão sobre o significado de um certo nome de família vai durar algum tempo. Decidimos incluir na presente chave os nomes das famílias que sofreram mudanças consideráveis no seu conceito, de maneira a deixar claro em que sentido foram usados. Assim há, por exemplo "Najadaceae (Hydrocharitaceae s.l. sensu APG II)".

Para facilitar o uso da chave, foi criado no começo da lista dos caracteres uma pasta chamada "caracteres sugeridos para começar". Depois de usar esses caracteres, pode-se pedir ao próprio programa “dicas” sobre quais caracteres são especialmente promissores para se chegar o mais rapidamente possível a uma identificação: os comando para isso chamam-se "Best" e "Next Best".

Há duas opções básicas de como usar a chave, que se chamam “filtered” e “ranked” (podem ser escolhidas no "pull-down menu" "entities"). A opção “filtered” significa que, durante o processo de identificação, os táxons que não batem com os estados de caracteres escolhidos são eliminados. Na opção “ranked”, os táxons não são eliminados, mas ordenados conforme sua concordância com os estados escolhidos. Dessa maneira, no topo da lista localizam-se aqueles que batem 100% com esses estados e, no final, aqueles que batem com poucos ou nenhuns desses estados. Essa opção “ranked” tem a grande vantagem de reduzir o impacto de erros, tanto da chave como aqueles eventualmente feitos pelo usuário. Mesmo chegando a um único táxon com 100% de concordância de caracteres, muitas vezes vale a pena incluir alguns caracteres a mais, para confirmar a identificação.

Em caso de problemas ou erros encontrados, por favor, mandar um e-mail para volker@unicamp.br

 

Entrar na chave