Instrução Normativa 05: Transferência de nível de Mestrado para Doutorado

Art.1.  A mudança de nível de Mestrado para o do Doutorado é permitida ao aluno de Mestrado do Programa que não tenha completado 18 meses de curso e que já tenha publicado ou com aceite definitivo para publicação de, pelo menos, um artigo científico com dados originais em revista especializada indexada e/ou classificada como Qualis A1, A2 ou B1.

 

Art.2.  O orientador deve encaminhar a CPPG-BV uma carta com a devida justificativa. Nesta justificativa deve estar indicado de que modo o projeto original de Mestrado será ampliado ou modificado para um projeto de Doutorado.

 

Art.3.  Na ocasião da solicitação da transferência para o Doutorado, o aluno já deve ter completado os créditos em disciplinas exigidos para o Mestrado.

A solicitação deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

 

a) Histórico escolar da pós-graduação, mostrando o cumprimento dos créditos em disciplinas, e um coeficiente de rendimento igual ou maior que 3,5;

b) Relatório do andamento do projeto de Mestrado;

c) Projeto de pesquisa do Doutorado com, no máximo, 20 (vinte) páginas;

d) Cópia do(s) trabalho(s) publicado(s) ou aceito(s) para publicação e, neste caso, o comprovante de aceite definitivo do trabalho.

 

Art.4. A CPPG-BV deverá constituir uma comissão composta por três (3) membros, para analisar a solicitação de transferência para o Doutorado e arguir o aluno.

 

Art.5. O aluno deverá fazer uma exposição oral do projeto em desenvolvimento no Mestrado, e daquele que pretende desenvolver no Doutorado. A exposição será seguida de arguição pela Comissão Examinadora.

 

Art.6. A apreciação da Comissão Examinadora, deferindo ou indeferindo a transferência ao Doutorado, deverá ser lavrada em parecer fundamentado sendo posteriormente homologada pela CPPG-BV e encaminhada à CPG-IB para as devidas providências.

 

--
junho/2016