Instrução Normativa 04: Admissão de Alunos

 

Art. 1º. Abertura de vagas
§1º. A Comissão do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (CPPG-BV) fará consulta aos orientadores do Programa sobre o número de vagas que pretendem oferecer. A falta de manifestação do orientador será interpretada como intenção de não abrir vagas. Não será aceito pedido de abertura de vagas fora do período estipulado pela CPPG-BV.
§2º. Cada orientador poderá ter até seis orientandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.

 

Art. 2º. Modalidades de ingresso
§1º. O Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal reconhece duas modalidades de candidatos ao ingresso:
I – Candidato ao Mestrado
II – Candidato ao Doutorado

 

Art. 3º. Inscrição dos Candidatos ao Mestrado
§1º. A inscrição de candidatos ao MESTRADO será aberta aos profissionais que sejam portadores de diploma de curso superior, obtido em universidades nacionais ou estrangeiras, devidamente reconhecidas no país pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
§2º. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o nome de um orientador e a sua concordância por escrito com a orientação, datada e assinada, no caso de aprovação no processo seletivo. O candidato deve entregar a documentação solicitada e seguir as recomendações do edital estabelecido para este fim.
§3º. Alunos cursando o último semestre da graduação poderão candidatar-se ao ingresso no MESTRADO, porém, caso sejam aprovados, a matrícula só será permitida com a apresentação do diploma ou certificado de conclusão de graduação, com a comprovação oficial da instituição.

 

Art. 4º. Inscrição dos Candidatos ao Doutorado
§1º. A inscrição de candidatos ao DOUTORADO será aberta aos profissionais que sejam portadores de diploma de curso superior, obtido em universidades nacionais ou estrangeiras, devidamente reconhecidas no país pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
§2º. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o nome de um orientador e a sua concordância  por escrito com a orientação, datada e assinada, no caso de aprovação no processo seletivo. O candidato deve entregar a documentação solicitada e seguir as recomendações do edital estabelecido para este fim.

 

Art. 5º. O processo seletivo:
§1º. Após o período de inscrição, a CPPG-BV analisará os documentos e decidirá sobre o deferimento das inscrições.
§2º. A CPPG-BV designará uma comissão para coordenar o processo seletivo, denominada Comissão de Seleção de Ingressantes.
§3º. As etapas e o calendário do processo seletivo serão definidos pela Comissão de Seleção de Ingressantes e as informações divulgadas em edital estabelecido para este fim.
§4º. Casos especiais ou omissos serão resolvidos pela CPPG-BV.

 

 

Instrução Normativa nº 04 do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, atualizada e aprovada pela Congregação do IB em 23/06/2021.