Instrução Normativa 01: Eleição De Membros Para a CPPG-BV

 

Art. 1. DO PROCESSO ELEITORAL

 

§ 1º. A eleição para a escolha dos membros docentes da Comissão e de seu Coordenador será coordenada pela CPPG-BV que poderá indicar uma comissão para o referido processo.

 

§ 2º. Os candidatos concorrerão à eleição para exercer as funções de Coordenador, membros titulares e membro suplente conforme estabelecido no artigo 4º do Regulamento.

 

§ 3º. O Coordenador e os demais membros docentes da CPPG-BV deverão pertencer à categoria de Professor Permanente do Programa e ao quadro docente do Instituto de Biologia da UNICAMP.

 

§ 4º. Os candidatos deverão se inscrever junto à Comissão Eleitoral. Não havendo candidatos, todos os docentes que atenderem às especificações mencionadas no § 3º  poderão ser votados, desde que não haja impedimento legal para tal.

 

§ 5º. A cédula de votação terá um campo para indicação do Coordenador e três campos para a indicação dos outros membros que comporão a Comissão. Os mais votados em suas categorias serão eleitos.

 

 

Art. 2. DA PONDERAÇÃO DOS VOTOS

 

§ 1º. Os membros docentes da CPPG-BV serão eleitos por todos os Professores em exercício e todos os alunos regularmente matriculados do Programa.

 

§ 2º. Os votos serão ponderados de modo a manter a proporção de participação discente em 20% (vinte por cento), ou seja 1/5 do total dos votos da eleição.

 

§ 3º. O cálculo será feito com base no total de votos possíveis. O total de docentes votantes será igual ao número de Professores constante no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do ano da eleição. O total dos alunos votantes será igual ao número de alunos regularmente matriculados no semestre da eleição, incluindo os licenciados e excluindo aqueles que se titularam até a data da eleição.

 

§ 4º. A proporção de 1:1 (um para um) entre votos de alunos e docentes, será feita com base nos universos mencionados no item 7.1. Esta proporção deve ser feita para que os votos de docentes sejam igualados em número aos votos de alunos. Exemplo: considerando 30 (trinta) Professores no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do ano da eleição e 150 (cento e cinqüenta) alunos. Então, há 05 (cinco) vezes mais alunos que docentes: 150/30 = 5.

 

§ 5º O número de votos de docentes deverá ser multiplicado por 5 (cinco), para igualar o número de votos de alunos: 30 X 5 = 150. O resultado da multiplicação representa uma proporção de 1:1 entre votos de alunos e docentes. Para efetivar a ponderação de 4/5 (quatro quintos) para o voto docente e 1/5 (um quinto) para o voto discente, o número de votos de docentes, já ponderados, deve ser multiplicado por 4 (quatro), para que os votos dos alunos representem 1/5 (um quinto) do total da eleição.

 

 

--
junho/2016