Instrução Normativa 01: Eleição De Membros Para a CPPG-BV

Art. 1º. Do processo eleitoral.

 

  • . A eleição para a escolha dos professores da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (CPPG-BV) e de seu Coordenador será coordenada pela CPPG-BV com mandato em vigência, que poderá indicar uma comissão para o referido processo.

 

  • . Os candidatos concorrerão à eleição para exercer as funções de Coordenador, membros titulares e membro suplente conforme estabelecido no Artigo 4º do Regulamento.

 

  • . O Coordenador e os demais professores da CPPG-BV deverão pertencer à categoria de Professor Permanente do Programa e ao quadro de professores do Instituto de Biologia da UNICAMP.

 

  • . Os candidatos deverão se inscrever junto à Comissão Eleitoral. Não havendo candidatos, todos os professores que atenderem às especificações mencionadas no § 3º poderão ser votados, desde que não haja impedimento legal para tal.

 

  • . A cédula de votação terá um campo para indicação do Coordenador e três campos para a indicação dos outros membros que comporão a Comissão. Os mais votados em suas categorias serão eleitos.

 

 

Art. 2º. Da ponderação dos votos.

 

  • . Os professores da CPPG-BV serão eleitos por todos os Professores em exercício e todos os alunos regularmente matriculados do Programa.

 

  • . Os votos serão ponderados de modo a manter a proporção de participação discente em 20% (vinte por cento), ou seja 1/5 do total dos votos da eleição.

 

  • . O cálculo será feito com base no total de votos possíveis. O total de professores votantes será igual ao número de professores constante no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do ano da eleição. O total dos alunos votantes será igual ao número de alunos regularmente matriculados no semestre da eleição, incluindo os licenciados e excluindo aqueles que se titularam até a data da eleição.

 

  • . A proporção de 1:1 (um para um) entre votos de alunos e professores será feita com base nos universos mencionados no item 7.1. Esta proporção deve ser feita para que os votos de professores sejam igualados em número aos votos de alunos. Exemplo: considerando 30 (trinta) Professores no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do ano da eleição e 150 (cento e cinqüenta) alunos. Então, há 5 (cinco) vezes mais alunos que professores: 150/30 = 5.

 

  • O número de votos de professores deverá ser multiplicado por 5 (cinco), para igualar o número de votos de alunos: 30 X 5 = 150. O resultado da multiplicação representa uma proporção de 1:1 entre votos de alunos e professores. Para efetivar a ponderação de 4/5 (quatro quintos) para o voto de professores e 1/5 (um quinto) para o voto discente, o número de votos de professores, já ponderados, deve ser multiplicado por 4 (quatro), para que os votos dos alunos representem 1/5 (um quinto) do total da eleição.

 

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, aprovado pela Congregação do IB em 21/05/2019.