Instrução Normativa 10: Comitê de Acompanhamento de Dissertações e Teses

Artigo 1º. Objetivos

 1º. Auxiliar no planejamento do projeto para otimizar o tempo e recursos disponíveis.

 2º. Auxiliar na identificação de eventuais problemas ou dificuldades e na proposição de soluções e/ou alternativas.

 3º. Contribuir para a melhoria das dissertações/teses e para a publicação dos resultados em periódicos de qualidade.

 4º. Incentivar o raciocínio crítico, o debate entre alunos e pesquisadores, a análise e aperfeiçoamento do delineamento do projeto, coleta e análise de dados e discussão dos resultados.

 

Artigo 2º. Composição

 . O comitê será composto pelo orientador e outros dois profissionais a serem indicados pelo aluno e orientador em até 60 dias após a matrícula no PPG-BV, através de formulário (Anexo I).

 . Os outros dois profissionais que comporão o comitê devem ser portadores do título de doutor.

 . Caso um ou mais membros não consiga realizar reunião presencial, o recurso de videoconferência poderá ser utilizado.

 . A substituição de membros do comitê deverá ser acompanhada de justificativa adequada a ser entregue à Comissão do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (CPPG-BV).

 

Artigo 3º. Normas de atuação

 . O comitê terá a função de fornecer apoio intelectual aos alunos durante o desenvolvimento da dissertação/teses, não havendo aprovação ou reprovação. O comitê é livre para fazer sugestões e críticas ao projeto.

 . Aluno e orientador poderão ou não acatar as sugestões feitas pelos demais membros do comitê. É, entretanto, extremamente recomendável que o aluno e orientador justifiquem-se quanto à decisão de não acatar sugestões, seja verbalmente ou por escrito, nas reuniões do comitê.

 

Artigo 4º. Responsabilidades de orientadores e alunos

 . Após as reuniões, o orientador deve assinar um formulário de acompanhamento atestando a ocorrência da reunião (Anexo II). O formulário assinado deverá ser encaminhado à CPPG-BV pelo orientador ou aluno.

 . As datas de reunião poderão sofrer alterações. É necessário solicitar autorização à CPPG-BV para alteração de data de reunião apenas se a mesma ocorrer fora do prazo determinado nessa instrução normativa. Neste caso o pedido deverá conter justificativa do orientador.

 . O aluno deverá entregar aos membros do comitê, juntamente com as demais documentações pertinentes às reuniões do comitê, o projeto de pesquisa (1ª reunião) e relatórios de atividades (reuniões subsequentes) por escrito. O projeto/relatório deverá conter informações suficientes para que o comitê possa averiguar problemas e indicar soluções e melhorias necessárias para a finalização da dissertação ou tese. Outros documentos poderão ser solicitados ao discente, se o comitê decidir ser necessário.

 . Todos os alunos matriculados no PPG-BV a partir de 2019 deverão constituir um comitê de acompanhamento.

 

Artigo 5º. Instruções para reuniões de comitê do MESTRADO

 . A primeira reunião deverá ocorrer em até 6 meses após a matrícula do aluno no PPG-BV. Os temas sugeridos para discussão com o comitê são: (1) bases teóricas do projeto, (2) delineamento amostral ou experimental do projeto, (3) cronograma do projeto, (4) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

 . Para a primeira reunião recomenda-se encaminhar o projeto escrito para os membros do seu comitê, no mínimo, 30 dias antes da realização da reunião.

 . A segunda reunião deverá ocorrer em até 14 meses após a matrícula do aluno no PPG-BV. Os temas sugeridos para discussão com o comitê são: Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

 . Para a segunda reunião recomenda-se encaminhar material por escrito para os membros do seu comitê, no mínimo com 30 dias antes da realização da reunião, contendo: (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções.

 

Artigo 6º. Instruções para reuniões de comitê do DOUTORADO

 . A primeira reunião deverá ocorrer em até 6 meses após a matrícula do aluno no PPG-BV. Os temas sugeridos para discussão com o comitê são: (1) bases teóricas do projeto, (2) delineamento amostral ou experimental do projeto, (3) cronograma do projeto, (4) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

 . Para a primeira reunião recomenda-se encaminhar o projeto escrito para os membros do seu comitê, no mínimo, 30 dias antes da realização da reunião.

 . A segunda reunião deverá ocorrer em até 24 meses após a matrícula do aluno no PPG-BV. Os temas sugeridos para discussão com o comitê são: Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

 . A terceira reunião deverá ocorrer em até 36 meses após a realização da primeira reunião do comitê. Os temas sugeridos para discussão com o comitê são: Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

 . Para a segunda e terceira reuniões recomenda-se encaminhar material por escrito para os membros do seu comitê, no mínimo com 30 dias antes da realização da reunião, contendo: (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções.

 

Artigo 7º. Sanções

 . O aluno que deixar de cumprir os prazos de constituição do comitê ou das reuniões do comitê receberá uma carta de advertência na qual estará indicado o novo prazo para que seja cumprida a etapa pendente.

 . À advertência cabe recurso dentro do prazo de 10 dias com justificativa que será analisada pela CPPG-BV. Caso o recurso seja acatado, a advertência será retirada, mas isto não isenta o aluno de cumprir o novo prazo.

 . O aluno que deixar de cumprir os prazos de constituição do comitê ou das reuniões do comitê após o recebimento da carta de advertência estará impedido pela CPPG-BV de concorrer a editais de auxílio financeiro pelo PPG-BV e de realizar a pré-banca até que todas as reuniões indicadas nesta instrução normativa sejam realizadas.

 

Artigo 8º. Considerações adicionais

 . A fim de evitar que alguns docentes fiquem sobrecarregados com atividades relacionadas ao comitê de acompanhamento, recomenda-se que cada docente do programa participe de, no máximo, dois comitês simultaneamente, além dos comitês de seus orientados. Fica a critério de cada docente, entretanto, definir de quantos comitês participará.

 

Artigo 9º. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.

 

ANEXO I

ANEXO II

 

 

Janeiro/2019