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Procedimentos > Defesa de Dissertação ou Tese

 

Atenção 1: Verificação de Plágio - Antes de solicitarem a Defesa de Tese e Dissertação é necessário a análise realizada pela Biblioteca para a verificação de plágio.

 - Alunos devem enviar a sua tese ou dissertação no formato word (não pode ser em pdf) no sistema neste link. Somente após o retorno da Biblioteca e validação da secretaria no SIGA é que será possível solicitar a defesa no sistema.

- Os orientadores devem validar a solicitação do aluno. Docentes do IB devem validar no sistema "Verificação de plágio" na intranet do instituto. Docentes externos ao IB e externos à Unicamp devem acessar este link. (O link de acesso também será enviado via email)

- A Biblioteca tem um prazo de 3 dias úteis, após a aprovação do orientador, para retornar com o parecer da análise realizada.

- Após receberem o parecer emitido pela Biblioteca, é necessário inserir o documento no SIGA > Acesse seu perfil (perfil do aluno) > No canto superior direito há um quadro laranja - "Gostaria de enviar algum documento para sua secretaria?". Anexe o Parecer da Biblioteca por ali. Em seguida, enviar um email para o endereço acadpgib@unicamp.br com o assunto: " Verificação de Plágio - [nome do aluno]".

Para informações, consulte a IN02 CPG/IB

Atenção 2:  Alteração na banca ou formato da defesa - se na data próxima da defesa de dissertação ou tese houver alguma alteração a ser realizada, tanto na banca de defesa quanto no formato de participação (presencial, híbrida, remota), entrar em contato com a secretaria pelo e-mail apoiopos@unicamp.br c/c para cpgib@unicamp.br o mais rápido possível para que os documentos possam ser alterados a tempo da defesa. 

 

 

1. INFORMAÇÕES INICIAIS

 

Importante: Bolsistas CAPES e CNPq (Mestrado e Doutorado):

  • Assim que enviar sua solicitação de Defesa no SIGA, envie um email para bolsasib@unicamp.br e comunique que é bolsista e a data da defesa.
  • Caso sua a defesa ocorra até o dia 15, você não terá direito ao recebimento da mensalidade daquele mês, ou seja receberá apenas a mensalidade do mês anterior a sua defesa.
  • Bolsistas CNPq devem fazer a prestação de contas, conforme normas daquela agência.

Obs.: Caso haja algum pagamento indevido de parcelas de bolsa, o valor será ressarcido através de Guia de Recolhimento da União a ser gerada pela CPG/IB.

Estas instruções se referem às bolsas disponibilizadas pelos Programas através de cotas (atribuidas pela CPG/IB). Demais Bolsas devem seguir as orientações das agências e/ou contratos específicos.

 

1.1. ANTECEDÊNCIA: a solicitação de defesa deve ser feita com no mínimo 40 dias de antecedência em relação à data pretendida. Toda a solicitação é feita pelo SIGA/DAC. Nenhum documento deve ser enviado à CPG por email ou entregue impresso.

Atentar-se que para solicitar a sua defesa o sistema precisa estar desbloqueado. Ver os requisitos exigidos, item 2.

     Obs: não temos passador de slides, se preciso, por favor, traga o seu.

 

1.2. FORMATO DA DISSERTAÇÃO OU TESE: consulte a Informação CCPG 002/2021.   
Obs: A ficha catalográfica deve ser solicitada apenas após a defesa.

 

1.3. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA:

Atenção: mudança quanto aos membros suplentes de doutorado.


Doutorado (conforme Del. CONSU A010/2015):   
Titulares:   
Orientador(a) + 4 membros, sendo pelo menos 2 deles externos à UNICAMP e ao PPG;   
Suplentes:   
3 membros, sendo pelo menos 2 externo à UNICAMP e ao PPG. (informação atualizada de acordo com a Deliberação CEPE - A - 014/2022)   
Os suplentes devem ser preferencialmente da região de Campinas.

 

Mestrado (conforme Del. CONSU A010/2015):   
Titulares:   
Orientador(a) + 2 membros, sendo pelo menos 1 deles externo ao IB e ao PPG;   
Suplentes:   
2 membros, sendo pelo menos 1 externo ao IB e ao PPG.   
Os suplentes devem ser preferencialmente da região de Campinas.

 

1.3.1. Normas relacionadas à composição de Comissões Examinadoras para Defesa de Dissertações e Teses e a forma que será apresentada a sessão pública de defesa.

      Participação da banca - videoconferência  - Artigo 40 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (Deliberação CONSU A010/2015) - Alterado pela Deliberação CEPE - A - 014/2022)

" § 7º - Na sessão pública de defesa, a participação do discente, do orientador e dos demais membros da Comissão Examinadora das defesas de dissertações e teses deverá ocorrer no modo presencial. A critério da CPG e mediante decisão formal, a sessão pública poderá ocorrer no modo híbrido e excepcionalmente no modo integralmente remoto.(alterado pela Deliberação CEPE-A-014/2022).   
§ 8º - O modo híbrido destina-se aos membros externos à instituição, e define que, obrigatoriamente, o aluno, os membros internos e o presidente da Comissão Examinadora devem participar presencialmente da sessão pública de defesa na Unicamp. A CPG poderá, excepcionalmente, mediante decisão formal autorizar a participação remota de membros internos..."

* Para essas situações acima (defesa híbrida e/ou remota) é preciso que o(a) orientador(a) envie para os endereços de e-mail apoiopos@unicamp.br e cpgib@unicamp.br uma justificativa bem fundamentada para que a Comissão do Programa de Pós-Graduação respectivo avalie a solicitação. Essa justificativa deve ser encaminhada antes da solicitação de defesa no SIGA, para não haver ônus na hora de marcar a defesa no sistema.

OBS 1: O link da defesa, deverá ser enviado ao email apoiopos@unicamp.br com cópia para cpgib@unicamp.br - para maiores informações sobre defesa por videoconferência, veja a Instrução Normativa CPG nº1.

OBS 2: Assinatura na Ata de Defesa de Membros da Comissão Examinadora com Participação por Videoconferência - consulte a Instrução Normativa PRPG 002/2020

OBS 3: Orientações para Composição de Comissões Examinadoras para Defesa de Dissertações e Teses, de acordo com a Deliberação CONSU - A-010/2015

 Instrução Normativa PRPG 001/2021 (altera a IN 01/2020)

 

Tutorial para defesas de teses e dissertações online.

Tutorial para transmissões ao vivohttps://support.google.com/a/users/answer/9848784?visit_id=637420952060453954-1277273056&rd=1&co=GENIE.Platform%3DDesktop&oco=0#event

- Para a transmissão ao vivo é necessário que seja utilizado o email com domínio @unicamp para criar a reunião. Porém, não são todos os usuários que conseguirão acesso para a criação de transmissão ao vivo pois há um problema de limitação de acessos para a Unicamp.

 

 

OBS: Para docentes que forem receber diárias (colaboradores externos), é necessário informar os nºs do CPF, RG, Telefone (celular), endereço completo e dados bancários (banco, agência e conta) do colaborador pelo e-mail apoiopos@unicamp.br (para mais informações veja abaixo, no item 3.5 - Pagamento de ajuda de custo e passagens aéreas).

 

1.4. ENVIO DA DISSERTAÇÃO OU TESE: O arquivo da dissertação ou tese será necessário para solicitar o agendamento da defesa no SIGA. O arquivo será encaminhado aos membros da comissão examinadora pelo próprio SIGA, acompanhando o convite para participação na defesa. Caso algum membro da Comissão Examinadora solicite cópia impressa da dissertação ou tese, o envio deverá ser feito pelo(a) estudante diretamente ao membro que o solicitou.


 


 

2. REQUISITOS PARA SOLICITAR A DEFESA

 

2.1. REQUISITOS POR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

PPG-Biologia Animal
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação;   
 

 

PPG-Biologia Celular e Estrutural
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação;   
Apenas para doutorado:   
- Ter um trabalho originado da Tese de Doutorado, submetido para publicação em revista indexada de circulação internacional qualificada. Enviar e-mail para acadpgib@unicamp com o artigo para aprovação.

 

PPG-Biologia Funcional e Molecular
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação.

 

PPG-Biologia Molecular e Morfofuncional
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação.

 

PPG-Biologia Vegetal
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação;   
- Ter sido aprovado(a) na Análise Prévia.

 

PPG-Ecologia
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação;   
- Ter sido aprovado(a) na Análise Prévia;   
- Ter participado das reuniões do comitê de acompanhamento.

 

Profbio - Ensino de Biologia
Requisitos comuns para Mestrado Profissional:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação.

 

PPG-Genética e Biologia Molecular
Requisitos comuns para Mestrado e Doutorado:   

- Ter enviado o resultado de análise de plágio;   
- Ter totalizado os créditos em disciplinas conforme Catálogo de Cursos que está seguindo;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;   
- Ter sido aprovado(a) em Exame de Qualificação;   
Apenas para doutorado:   
- Ter publicado ou aceito para publicação um artigo originado da tese a ser defendida em revista científica de qualidade comprovada ou ter solicitado pedido de patente junto agências de inovação nacional ou internacional credenciadas, ambos de acordo com a Instrução Normativa vigente (acesse aqui). Enviar e-mail para acadpgib@unicamp com o artigo para aprovação ou com o pedido de patente realizado.

 

2.2. CONFERINDO OS PRÉ-REQUISITOS

  • Certifique-se de ter cumprido os requisitos exigidos por seu Programa de Pós-Graduação acessando SIGA/DAC > "Dissertações/Teses" > "Visualizar dados de dissertações e teses".
  • Nos Programas que exigem artigos/patentes para defesa de Doutorado, envie o comprovante de atendimento da exigência para acadpgib@unicamp.br.
  • Após o cumprimento dos requisitos ser validado pela CPG/IB, o SIGA enviará uma notificação alertando que você está apto(a) a solicitar a defesa.

 

Se no SIGA consta alguma pendência que você acredita já ter cumprido, utilize este formulário para solicitar à CPG a liberação.

 


 

3. SOLICITANDO A DEFESA   
 

Antes de iniciar o processo, recomendamos a leitura do Tutorial elaborado pela DAC.
Para acessá-lo, utilize seu nome usuário e senha de acesso aos sistemas da DAC.

 

3.1. ANTECEDÊNCIA:   
- No mínimo 40 dias de antecedência em relação à data pretendida. Recomenda-se que seja feita com a maior antecedência possível.

 

3.2. POR ONDE SOLICITAR:

Para solicitar a defesa, acesse SIGA/DAC > "Dissertações/Teses" > "Visualizar dados de dissertações e teses", e clique na imagem abaixo, que deverá estar no canto superior direito de sua página.

Se a opção acima não estiver disponível para você, utilize este formulário
para solicitar à CPG a liberação de alguma pendência.

 

3.3. PREENCHENDO A SOLICITAÇÃO NO SIGA:

  • Todos os campos da tela de solicitação devem ser preenchidos. Observe que um dos requisitos é anexar o arquivo da dissertação ou tese.

 

  • Em "Local da defesa", informe a sala de sua preferência. Para as defesas no IB, são disponibilizadas as salas: "Auditório 1" (térreo - Prédio da CPG), "IB19" (1º andar do Prédio da CPG),  "Sala de Defesa de Tese" (1º andar do Prédio da CPG), "IB22" (2º andar do Prédio da CPG), "IB11" (2ª andar do Prédio da CPG) e, caso as anteriores estejam ocupadas, a "Sala da Congregação" do IB. Para consultar a ocupação atual das salas, clique aqui. A confirmação da sala será feita pela CPG/IB, conforme disponibilidade. É possível realizar a defesa em qualquer outra sala da UNICAMP. Nesse caso, o aluno deverá se responsabilizar por providenciar a reserva da sala com o órgão responsável e retirar na CPG/IB a documentação necessária para a sessão de defesa.

 

  • Para inserir a Comissão Examinadora no SIGA, clique em "Buscar Membro" e pesquise o nome de cada membro desejado. Caso ele(a) não esteja disponível na busca, clique em "Solicitar Inclusão de Novo Membro" e informe os dados solicitados. A CPG/IB providenciará a inclusão ou informará se houver algum impedimento para o cadastro solicitado. Feito o cadastro do novo membro, você será notificado(a) para continuar o preenchimento da Comissão Examinadora.

 

  • Após preencher todos os campos, clique em "Solicitar defesa", no final da página.

 

ATENÇÃO: É possível salvar o preenchimento parcial da solicitação, para correções e envio
posterior, clicando em "Salvar para correções". Entretanto, a defesa só estará efetivamente
solicitada ao clicar em "Solicitar defesa". O preenchimento parcial ("Salvar para correções")
não será considerado como solicitação de defesa.
CERTIFIQUE-SE DE QUE CONSTA "ALUNO SOLICITOU DEFESA" NO "HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES" DO SIGA.

3.4. ORIENTADOR - SENHA DO SIGA EXPIROU?

Pedir que ele acesse o link abaixo, preencha o formulário e envie.

Docentes externos que não tenham acesso aos Sistemas da DAC devem utilizar este formulário para solicitar a criação ou reativação de conta.

 

3.5. PAGAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS:

O pagamento de ajudas de custo e a compra de passagens aéreas são autorizados conforme disponibilidade financeira do PPG. A Comissão do PPG avaliará a possibilidade de pagamento ao receber a sugestão de comissão examinadora (que terá sido inserida no SIGA). O custeio de passagens aéreas é sempre limitado a 2 membros na Comissão Examinadora de defesa de Doutorado, e a 1 membro na Comissão Examinadora de defesa de Mestrado.

OBS: Para docentes que forem receber diárias (colaboradores externos), é necessário informar os nºs do CPF, RG e Telefone (celular) do colaborador pelo e-mail apoiopos@unicamp.br

 

4. APÓS ENVIAR A SOLICITAÇÃO PELO SIGA:

  • A solicitação será encaminhada para aprovação pela Secretaria da CPG/IB, por seu(sua) orientador(a), pela Comissão do seu Programa de Pós-Graduação e pela Comissão de Pós-Graduação do IB, nessa ordem. Caso sejam solicitadas correções por algum dos envolvidos, você será notificado(a) para providenciar o ajuste dos dados e reenvio da solicitação. Você pode acompanhar todo o processo pelo SIGA.
  • A defesa só estará definitivamente agendada após aprovação pela Comissão de Pós-Graduação do IB. Essa situação estará indicada no "Histórico de atualizações" do SIGA, disponível na parte inferior da tela.
  • As defesas agendadas são divulgadas na página Próximas Defesas.
  • Informamos que no dia da Defesa NÃO disponibilizamos passador de Slides, se precisar de um, por favor, traga o seu.

 


Tempo recomendado de apresentação por parte do(a) candidato(a):

- Biologia Celular e Estrutural: máximo de 30 minutos;   
- Biologia Funcional e Molecular: máximo de 30 minutos;

- Biologia Molecular e Morfofuncional: máximo de 30 minutos;   
- Biologia Vegetal: máximo de 40 minutos;   
- Ecologia: máximo de 50 minutos;   
- Genética e Biologia Molecular: máximo de 40 minutos;   
- Biologia Animal: máximo de 40 minutos.


 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com:   
apoiopos@unicamp.br   
(19) 3521-1432